terça-feira, 20 de julho de 2010

Constelação de Trovas II

PARANÁ  Mesmo soltas e espalhadas, as pétalas são formosas; porém somente abraçadas é que elas se tornam rosas! A. A. DE ASSIS – PR Se todos, sinceramente, mostrarem paz e labor, nós teremos, brevemente, menos ódio, mais amor! ARLENE LIMA - PR Quero ser sempre a criança com desejo de estudar, curiosa e na esperança de nunca me completar... DINAIR LEITE - PR Quem tem sonhos hoje em dia Nunca perca a esperança Diz velha sabedoria Quem espera sempre alcança. JOSÉ FELDMAN – PR Do livro da tua vida, sou página, enfim, virada; tornei-me cena esquecida, por tudo, só tive o nada. LAIRTON TROVÃO DE ANDRADE – PR Quem diz que eu olho e não vejo a lágrima em seu olhar não merece mais meu beijo, pois sofro a me controlar. NEI GARCEZ - PR No rosto, um leve sorriso disfarça a dor da saudade... - Há vezes em que é preciso fingir a felicidade. OLGA AGULHON – PR Se a vida te desafia qual gigante Adamastor, desperta, na travessia teu gigante interior. ROSA DE OLIVEIRA - PR Juraste-me ser fiel, mas do nosso amor, contudo, hoje resta o velho anel num estojo de veludo. VANDA ALVES DA SILVA - PR Num dos lances mais astutos que a vida tem-me inspirado, eu mostro os olhos enxutos, e escondo o lenço molhado. VANDA FAGUNDES QUEIROZ - PR Sou mulher, luto, decido, sei de cor muitos poemas, mas com seu beijo atrevido, esqueço até dos problemas! VÂNIA MARIA SOUZA ENNES - PR Na vida, essa pauta imensa, por direito ou por dever, a gente escolhe a sentença e a cumpre, sem perceber. WANDIRA F. QUEIROZ – PR MINAS GERAIS A bondade é um sábio meio de ajudar-se e de ajudar: -- quem enxuga o pranto alheio não tem tempo de chorar! ALFREDO DE CASTRO - MG “Eu te amo” – a frase bendita não veio...e o orgulho forte fez da sentença não dita minha sentença de morte! ARLINDO TADEU HAGEN - MG As almas de muita gente São como o rio profundo: -A face tão transparente, E quanto lodo no fundo!... BELMIRO BRAGA - MG As flores do seu jardim os versos de sua história trouxeram também pra mim uma canção pra memória. DÁGMA VERÔNICA -MG Meu barracão na favela, Onde vou vivendo ao léu, Na moldura da janela, Não tem vidraça: -Tem céu! JOSÉ ANTONIO JACOB - MG Cometi, não por vingança, um crime que foi surpresa: matei a tua lembrança, em legítima defesa! JOSÉ FABIANO –MG Mãe,tuas simples sentenças, em minha infância enraizadas, ainda norteam crenças e escolhas de encruzilhadas. WANDA DE PAULA MOURTHÉ-MG SÃO PAULO Meus pequenos descendentes, podendo ajudar, ajudo. Protejo e rego as sementes, que o berço é berço de tudo. ALBA CHRISTINA-SP Faltar um pouco à verdade por questão de educação, diga com sinceridade, merece ou não o perdão? AMILTON MACIEL MONTEIRO-SP Tal e qual meu pé de rosa, que ao ser podado floresce, esta saudade teimosa, quanto mais podo, mais cresce!... CAROLINA RAMOS - SP Nos laços presos às tranças da cigana envelhecida entrelaçam-se lembranças das tranças todas da vida... DIVENEI BOSELI - SP Tricotando o casaquinho, à espera de ser vovó, teço ternura e carinho nos pontos em cada nó! DOMITILA BORGES BELTRAME-SP Sabedoria há de sobra para deixar de te amar, mas, se o coração me cobra, eu não consigo pagar... IZO GOLDMAN - SP Baú velho, tampo torto, cartas e fotos mofando... -Refúgio de um sonho morto que eu vivo ressuscitando!... JOSÉ OUVERNEY - SP Qual um Sol assim já posto, totalmente num ocaso, meu coração por desgosto chorou nosso fim de caso. MIFORI-SP Toda a noite, quando saio, vendo o céu luminescente, sinto a paz que é como um raio de luar dentro da gente. MYRTHES MAZZA MASIERO-SP Persiste, mas por maldade, a tua luz não tem fim: -Brilha o luar da saudade no céu que há dentro de mim! PEDRO MELLO-SP Se o erro ficou distante, seja pleno o teu perdão: não se cobra ao diamante seu passado de carvão! PEDRO ORNELLAS - SP Não busco outras alianças, nem procuro um novo afeto: em tua ausência, as lembranças me povoam por completo... RENATA PACOLLA-SP Que tu sejas, nos teus brios, quando buscares a glória, altivo nos desafios, mas humilde na vitória! SELMA PATTI SPINELLI-SP A humildade se ilude, quando a justiça que faz: - Prega na cruz a virtude e liberta... Barrabás!... SÉRGIO FERREIRA DA SILVA-SP RIO DE JANEIRO Eu canto triste no canto saudades do teu amor, porém se ouvires meu canto, peço graças ao Senhor. AGOSTINHO RODRIGUES CAMPOS-RJ Namorei por toda a vida todos os sonhos que sonhei, até meus sonhos perdidos confesso que namorei! ANTONIO MANUEL ABREU SARDENBERG – RJ Todo amor nos eterniza, pois toda morte perece e todo tempo agoniza aonde a paixão floresce. CARLOS AUGUSTO ALENCAR-RJ Nosso amor, mais que sagrado, tem brasa que o fogo atiça: -É um feitiço do passado que, até hoje, me enfeitiça! CLENIR NEVES RIBEIRO – RJ Quem por cigarros se entrega às mãos do vício, sem medos, não percebe que carrega a morte acesa entre os dedos... EDMAR JAPIASSÚ MAIA -RJ Por um capricho da sorte, por uma estranha tortura, o amor que me leva à morte é o que me dá mais ventura! ELIZABETH S. CRUZ - RJ Nosso amor, que coisa estranha: conflitos... poucos assuntos... Ficamos “de mal...” no entanto queremos sempre estar juntos. GILVAN CARNEIRO DA SILVA – RJ Para uma vida melhor, nada mais se faz preciso: Pedir ao Senhor-Maior sabedoria e... juízo! HERMOCLYDES S. FRANCO-RJ Esta é uma vida engraçada e até parece pilhéria, uns com a sorte sonhada, outros, apenas, miséria! JOSÉ F. SALLES –RJ Saudade, quase se explica Nesta trova que te dou: Saudade é tudo que fica Daquilo que não ficou. LUIZ OTÁVIO - RJ O primeiro e grande amor é o doce amor de Jesus, que, salvando o pecador, morreu pregado na cruz. NEIVA FERNANDES - RJ Se foi presságio, não sei; mas eu senti, na partida, que aquele adeus que eu te dei dava adeus à nossa vida... OTÁVIO VENTURELLI-RJ Em teu silêncio, bem sei, um conselho me enviaste... Foi quando te perguntei se me amavas... E calaste! RENATO ALVES -RJ Hoje, nós, os pecadores, oramos por salvação a quem só pagou com dores para ganharmos perdão. ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE - RJ É emoção que só conhece, numa corrente do bem, quem junta as mãos numa prece para pedir por alguém! RODOLPHO ABBUD - RJ Devotamento no lar prova a presença do amor, dando exemplo singular de família de valor. RUTH FARAH NACIF-RJ Se o meu silêncio diz tudo que a minha boca não diz, o amor no peito é escudo que me faz viver feliz! WALTER SIQUEIRA-CAMPOS-RJ RIO GRANDE DO NORTE Quando o poeta se extasia, nas asas, da inspiração, faz do sonho, a poesia, põe no verso, o coração. FABIANO WANDERLEY-RN Entre as mãos, o lenhador, tem o machado que corta, e o seu cabo, que a rigor, é de outra árvore já morta! FRANCISCO NEVES MACEDO-RN Versos soltos ou fragmentos são as trovas que componho, que amenizam meus tormentos e dão mais vida ao meu sonho! JOAMIR MEDEIROS-RN A vida e o sonho, querida, são graças que Deus nos deu: quem não ama não tem vida, quem não sonha, já morreu! JOSÉ LUCAS DE BARROS - RN Eu sempre quis numa trova, provar tudo quanto fiz. Mas nunca passei na prova, nem fiz a trova que quis. PROFESSOR GARCIA - RN CEARÁ Para exaltar a beleza, notória num puro amor, é necessário pureza, ter alma de trovador. ANA MARIA NASCIMENTO-CE Mesmo que a lembrança marque de um certo modo cruel, aos domingos vou ao parque dar voltas no carrossel. FRANCISCO JOSÉ PESSOA-CE Já não adianta insistir, pedindo para te amar, eu já cansei de pedir tu não cansas de negar. GERALDO AMANCIO PEREIRA - CE SANTA CATARINA A Poesia nasce na alma, transmite amor e amizade, beleza, ternura e calma, é a própria felicidade! GISLAINE CANALES - SC RIO GRANDE DO SUL Pelos caminhos sem fim, que a vida me fez trilhar, fiquei perdida de mim, sem conseguir me encontrar! DELCY CANALLES-RS PARÁ Seja na paz ou na guerra, quer na alegria ou na dor, o maior poder da terra tem quatro letras: Amor! ANTÔNIO JURACI SIQUEIRA-PA Ó Senhor, com o teu poder, deixa na praia eu sonhar, pois as ondas irão ver que eu também pertenço ao mar! SARAH RODRIGUES - PR BAHIA Principalmente no amor deve haver devotamento, sem o qual pode haver dor e até mesmo esquecimento. RAYMUNDO SALLES BRASIL-BA PERNAMBUCO Soprei. Apagou-se a chama. Disse-te adeus em seguida. -Quem diz adeus a quem ama diz adeus à própria vida! OLEGÁRIO MARIANO - PE MARANHÃO Mãos que imploram, na pobreza; mãos que assistem seus irmãos. – Quanto amor, quanta beleza, há no encontro dessas mãos! ORLANDO BRITO – MA PORTUGAL Pelas procelas da vida passei tanto vendaval... A cada onda vencida nela afundei o meu mal! MARIA JOSÉ FRAQUEZA – PORTUGAL

Nenhum comentário: