domingo, 16 de janeiro de 2011

Jacy Pacheco (Poemas Avulsos)


AMBIÇÃO DO PINGO D'ÁGUA

A noite esqueceu
no côncavo de uma folha
vizinha de um riacho,
um pingo d’água.

Veio o sol
como uma rosa grande ardendo em febre
envolveu a pequenina gota
num punhado de cores.

Pingo d’água acordou,
olhou para baixo,
gostou do riacho...
Sonhou ser assim,
ser riacho também...

E correr,
e crescer,
ir além...
ser um rio bem grande,
maior do que ninguém...

veio o vento
de repente
e desgarrou da folha o pingo d’água.
Pingo d’água morreu.
Pingo d’água perdeu-se no riacho.

Pingo d’água sou eu.

PRIMAVERA DO MUNDO

Primavera do mundo, tu virás!
Talvez não venhas na tranqüilidade
de um dia claro e musical.
Trarás as mãos ensangüentadas
e as rosas se abrirão todas vermelhas.

Mas chegarás!
E extirparás a tirania
e todos os princípios egoístas.
E as máquinas da paz
revolverão o solo redimido
pelo sangue de irmãos idealistas.

Primavera do mundo, eu te entrevejo
numa nesga de sol recém-nascido,
anunciando o bem dos homens livres,
a vitória do amor, do ideal fecundo!

Aguardo o teu instante triunfal
primavera do mundo!

O ATEU

Era médico e jovem. Dizia
impropérios ao Deus que adoramos:
- Terra e mar, sol e sal, penedia,
vales, rios, e peixes, e ramos,

são produtos do acaso. Eu queria
defrontá-lo onde está, onde estamos.
Se existisse, por certo O veria.
Ora, Deus! Na ciência creiámos!

Mas, um dia, se viu a tratar
de seu filho... Que esforço gigante!
Tudo fez na aflição de o salvar!

E, prevendo-lhe o último adeus,
o doutor, a buscar céu distante,
suplicou: - Ajudai-me, meu Deus!

CONFORMISMO

Lembrar é bom... Já não me abraso
ao suscitar recordações:
glórias colhidas ao acaso
e as mágoas, Vida, que me impões!

Uns me trataram com descaso,
ungiram-me outros de atenções.
E mergulhei no meu ocaso
de frios sonhos e paixões...

Lembrar, após longa jornada...
Sustar um pouco a caminhada.
revendo a etapa percorrida...

Lembrar é bom.., deixando em paz
glórias e mágoas para trás,
para aceitar melhor a vida.
---
Fontes:
J.G . de Araujo Jorge. Antologia da Nova Poesia Brasileira- 1a ed. 1948
Magia dos Sonetos .

Nenhum comentário: