quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Oswaldo Evandro Carneiro Martins (1922)


Filho de Evandro Borges Martins e Laura Carneiro Martins, nasceu no dia 17 de Agosto de 1922 na cidade de Fortaleza, onde fez os primeiros estudos (Instituto São Luís do Professor Francisco de Menezes Pimentel), o ginasial no Colégio Militar do Ceará.

Em 14 de dezembro de 1945, diplomou-se pela Escola de Agronomia no Ceará. Professor da Universidade de Fortaleza e Titular aposentado pela Universidade Federal do Ceará, também é Bacharel em Direito (1962) e Licenciado em Filosofia (pura) pela Faculdade de Filosofia do Ceará (1966).

Colabora no Boletim da Sociedade Cearense de Agronomia, na Revista dos Municípios do Ceará, revista Razão, jornal O Democrata, O Povo, Revista da Sociedade Cearense de Geografia e História. Publicou: Memória Pró-Escola de Conservação dos Recursos Naturais.

A análise dos seus trabalhos de pesquisas denota o espírito de investigação científica e que evidencia também a visão metodológica de uma interpretação crítica à luz da Ciência. Suas obras retratam mesmo a evolução conhecimento com fundamento não só dentro da Teoria da Ciência do Comportamento, mas também, e notadamente, no campo das Ciências Naturais e especialmente na Ecologia.

Quanto a cultura é uma das inteligências mais lúcidas, com excepcional contribuição ao desenvolvimento da cultura cearense, sobretudo no Ensaio Literário de Sociológico e na pesquisa de conteúdo histórico, sempre a serviço dos altos ideais do espírito e da verdade.

No ano de 1970 foi Administrador da Unidade Avançada José Veríssimo, da Universidade Federal Fluminense, em Óbidos, PA.

É membro da Sociedade Cearense de Geografia e História e do Instituto do Ceará.

Fonte:
http://www.ceara.pro.br/Instituto-site/membros/OswaldoMartins.html

Nenhum comentário: