segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 279)


Uma Trova Nacional

Luta inglória é essa nossa,
minha e da enxada, dois loucos,
tudo em nome de uma roça,
que a seca mastiga... Aos poucos!
–DARLY O. BARROS/SP–

Uma Trova Potiguar

Fosse, a seiva, inspiração,
cada árvore, um Trovador,
floresta era a imensidão
de verdes Trovas de amor.
–FRANCISCO MACEDO/RN–

Uma Trova Premiada

2005 - Niterói/RJ
Tema - ENCONTRO - Venc.

Na trova e no trovador
é que se encontram, suponho,
Criatura e Criador
unidos num mesmo sonho.
–NÁDIA HUGUENIN/RJ–

Uma Trova de Ademar

Com meus dias já traçados,
o Deus que nos arquiteta,
destinou-me dois legados:
ser Trovador e Poeta.
–ADEMAR MACEDO/RN–

...E Suas Trovas Ficaram

A sina dos Trovadores,
– o meu destino também –
é sofrer as próprias dores
e as dores que os outros têm...
–LUIZ OTÁVIO/RJ–

Simplesmente Poesia

Sempre tive a maior veneração,
por Deus Pai, nosso eterno criador,
que me quis pequenino deste jeito
e me fez seu eterno sonhador;
como quem diz abrace o que te dei,
e a poesia, feliz eu abracei,
me tornando poeta e Trovador.
–PROF. GARCIA/RN–

Estrofe do Dia

O relâmpago se acende pra dá show
Camponês sem castelo vira rei
Quando a voz do trovão diz: eu cheguei!
O fantasma da fome diz: já vou!
Abra a boca de um silo que lacrou
Enche a cuia e não pesa em quilograma,
Põe na cova, com um mês tem folha e grama,
Quem plantou grão por grão colhe de ruma;
O nordeste se enfeita e se perfuma
Quando o pranto da nuvem se derrama.
–NONATO COSTA/CE–

Soneto do Dia

A T R O V A.
–Adélia Victória Ferreira/SP–

Quatro versos, apenas, quatro versos!
Sete sílabas, cada. Belas rimas
revesadas. Os temas, os diversos
tesouros de uma língua: Eis obras primas!

Pelos confins deste Brasil, dispersos,
trovadores, versados nos esgrimas
que essa arte exige, em cisma sempre imersos,
apresentam fartíssimas vindimas!

Conhecendo a ciência da poesia,
modelando os versos à perfeição,
quanta beleza o Trovador desfia!

E quando ele se apura e se renova,
lá de cima sorri, com emoção,
Luiz Otávio – o Príncipe da Trova!

Fontes:
Textos enviados pelo Autor
Imagem = http://superacao1000.blogspot.com/2011/04/caneta-e-enxada.html

Nenhum comentário: