sábado, 13 de agosto de 2011

Cantando ao Som das Setilhas (Debate pela Internet) Parte 5


57 - Zé Lucas
No Nordeste não se sente
a variação do clima.
O termômetro daqui
só marca de trinta acima;
por isso nossa poesia,
em qualquer hora do dia,
mantém o calor da rima.

58 – Gislaine Canales
A vida é uma obra-prima,
solidão jamais eu sinto,
pois tenho muitos amigos,
e me fala o meu instinto,
que é mais que amor, a amizade,
que me dá a felicidade
que eu desejo e que pressinto!

59 - Prof. Garcia
Falo a verdade e não minto
da luta eu nunca desisto,
trabalho feito a formiga
e a tudo eu sempre resisto;
porque a fé a que me apego
tira o peso que carrego
desta cruz que me deu Cristo!

60-Delcy Canalles
Para mim, sempre é benquisto,
o ser que tem fé, tem crença,
que não foge dos problemas
e impõe a sua presença,
alguém que busca saúde,
mas não muda de atitude,
se pego pela doença!

61 - A. A. de Assis
Para mim faz diferença,
eu que sou muito friorento,
mais um domingo a Drummond,
chuvinhoso, chuvinhento.
Por isso, que nem Delcy Canalles,
me quedo encolhido aqui,
trancado no apartamento.

62 - Arlindo T. Hagen
Não mostrar abatimento
se a doença aparecer,
mais que respeitar a Morte,
é respeitar o Viver,
pois, nos percalços da vida,
sofrer de cabeça erguida
é um pouco menos sofrer.

63 – Thalma Tavares
Procuro não me abater
por causa de sofrimentos,
nem fazer de minha vida
um rosário de lamentos,
porque nós somos autores
de todas as nossas dores
e de outros tantos tormentos.

64 - Zé Lucas
Todos nós temos momentos
de alegrias e de dores;
a vida é o que há de melhor,
porém nem tudo são flores.
Ninguém se isenta do pranto:
Jesus sofreu, sendo santo,
quanto mais nós, pecadores!

65-Gislaine Canales
Mesmo a sentir muitas dores,
quero viver a alegria
dentro do meu coração,
pra espantar a nostalgia
para bem longe de mim,
e dar, à tristeza, um fim,
e me vestir de poesia!

66 - Prof. Garcia
Sob o mando da poesia
eu me escondo e me protejo,
fujo de um mundo insincero
e das maldades que vejo;
ser feliz, sendo poeta,
é minha senha secreta
de tudo quanto desejo.

67-Delcy Canalles
Os meus sonhos são voejos
que procuram as estrelas,
que viajam às galáxias
desejando conhecê-las,
e ante tantas maravilhas,
faço minhas redondilhas
pelo prazer de fazê-las!

68 - A. A. de Assis
As flores, que bom revê-las,
e até o bem-te-vi voltou...
Bem-me-vendo na janela,
bem cedinho me saudou.
Há muito ele não cantava,
decerto porque aguardava
o tempo mudar. Mudou.

69 - Arlindo T. Hagen
O inverno nem terminou
e, em demonstrações festeiras,
saudamos a Primavera.
E nestas horas fagueiras
fico escutando, feliz,
a orquestra de bem-te-vis
e sabiás-laranjeiras.

70 – Thalma Tavares
Nos ramos das laranjeiras,
em minha terra, o bem-te-vi
tem um parceiro canoro:
é o cantor pitiguari
que nos desperta bem cedo
avisando, no arvoredo:
“vem gente de fora, aí”.

71 – Zé Lucas
Minha vida em Pirangi
é fazer verso e sonhar,
conversar com as estrelas,
tomar banho de luar
e colher, durante o dia,
os retalhas de poesia
que a Lua deixa no mar.

72 - Gislaine Canales
Por isto eu vivo a cantar,
na minha nova morada;
em meio ao mar e à montanha,
eu escuto a passarada,
que me acorda todo o dia
com seu chilrear de alegria,
com a voz do mar, mesclada.

73 – Prof. Garcia
Em cada manhã sagrada
pela mão do criador,
eu olho para o infinito
só vejo paz e esplendor;
não tem montanha nem mar,
mas minha vida é sonhar
fazendo versos de amor!

74 – Delcy Canalles
Como um voo de condor,
pelo céu das minhas rimas,
faço um passeio estonteante,
enfrentando quaisquer climas,
e, então, eu escrevo versos,
em poemas bem diversos
que, às vezes, dão obras-primas!

75 – A. A. de Assis
Se a natureza sublimas,
começa a alegrar-te então,
que ela está pronta e enfeitada
para a troca de estação.
É a grande festa das flores,
o espetáculo das cores,
lá fora e no coração.

76 – Arlindo T. Hagen
Quando o sol da inspiração
banha de luz e energia
o coração de um poeta
por encanto, se inicia
um período multicor
e a estação, seja qual for,
vira estação da Poesia!

77 – Thalma Tavares
Quanta luz, quanta energia
que a poesia libera
quando o poeta pressente
a vinda da primavera!...
E o poeta sentindo a brisa,
sonhos de paz realiza
e a inspiração prolifera.

78 - Zé Lucas
Quando chega a primavera,
cobrindo o mundo de flores,
parece que nossos versos
se vestem de novas cores,
e nós, de alma renascida,
cantamos o amor à vida
e a vida em nossos amores.

79-Gislaine Canales
Num mundo cheio de cores,
devemos sempre viver
cada momento da vida,
sem nossa alma entristecer,
pois nós temos a alegria
de saber que a poesia
não nos deixará morrer!

80 - Prof. Garcia
Lutar é um grande dever,
e obrigação que se tem,
muito embora, nossa vida,
seja um eterno vai-e-vem;
porque por mais que se faça,
de repente, tudo passa
e a vida passa também!

81-Delcy Canalles
Viver a vida é um bem
e mais que bem, eu diria,
é graça que nos é dada
pelo Senhor, cada dia!
Sejamos, pois, bem unidos
e amigos fortalecidos,
em nosso amor à poesia.

82- A. A. de Assis
Traz o ipê branco alegria
às ruas de Maringá;
espetáculos mais belos,
poucos no mundo haverá.
Lembram fofas cabecinhas
de elegantes vovozinhas
brincando de roda, olá!...

83 - Arlindo T. Hagen
Eu, que já estive por lá,
afirmo e ninguém contesta:
Maringá é mesmo linda!
Eis a impressão que nos resta
das alturas a observando:
uma cidade brotando
pelas frestas da floresta!

84 – Thalma Tavares
Quanto caminho nos resta
para ver toda a beleza
que o Brasil nos oferece
em termos de Natureza!...
Belo exemplo é Maringá
e quem já andou por lá
tem disso plena certeza.
-------------------
Parte 1 – http://singrandohorizontes.blogspot.com/2011/07/cantando-ao-som-das-setilhas-debate.html
Parte 2 – http://singrandohorizontes.blogspot.com/2011/07/cantando-ao-som-das-setilhas-debate_10.html
Parte 3 – http://singrandohorizontes.blogspot.com/2011/07/cantando-ao-som-das-setilhas-debate_11.html
Parte 4 – http://singrandohorizontes.blogspot.com/2011/07/cantando-ao-som-das-setilhas-debate_12.html
-----------------------
continua...
---------------------
Fonte:
Colaboração de Zé Lucas. José Lucas e parceiros. Cantando ao som das setilhas. Natal/RN: 2011.

Nenhum comentário: