segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cantando ao Som das Setilhas (Debate pela Internet) Parte 6


85 - Zé Lucas
Nós vivemos a beleza
de um país superdotado:
cidades encantadoras,
o Cristo do Corcovado,
nossos rios e cascatas,
a exuberância das matas
e o Pantanal encantado!

86 – Gislaine Canales
Num céu de estrelas bordado,
o Brasil é todo lindo,
Sul a Norte, Leste a Oeste,
com belos Ipês florindo
a perfumar nosso dia,
eles parecem poesia,
para os céus, sempre sorrindo!

87 - Prof. Garcia
De fato, este mundo é lindo
em toda a sua estrutura,
à noite, no céu flutua
a mais linda criatura;
e a coruja em seus anseios,
dá rasante em seus passeios
caçando na noite escura

88 - Delcy Canalles
Vejo com muita ternura
a coruja em seus anseios,
pois eu adoro essa ave
que, à noite, dá seus passeios,
e, notívaga, eu diria,
vem me fazer companhia
e alegrar meus devaneios!

89 - A. A. de Assis
E aqui, nesses entremeios,
hoje está chuva com sol,
prevendo, qual diz o dito,
"casamento de espanhol".
Ou então, se é sol com chuva,
"casamento de viúva",
cantadinho em si bemol...

90 – Arlindo T. Hagen
Se, em meio ao dia de sol,
vem a chuva de repente,
surge o arco-íris no céu.
Assim é a vida da gente:
que, após o pranto contrito,
traga um sorriso bonito
o arco-íris de presente!

91 – Thalma Tavares
Não há mais belo presente
que os olhos que Deus nos deu.
Ao menos por esta graça
ninguém deve ser ateu.
Quem não percebe a beleza
de nossa mãe Natureza
não é feliz como eu.

92 - Zé Lucas
Eu ouço as notas de Orfeu
compondo mil cavatinas,
vejo pássaros e flores
embelezando as campinas,
e o que passa em minha mente
é que isso tudo é um presente
que desce das mãos divinas.

93 - Gislaine Canales
Mesmo adentrando neblinas,
o sorriso é, na verdade,
o arco-íris de nossas almas,
transmite felicidade,
nos conquista num momento
lançando, com força, ao vento,
a dolorida saudade!

94 – Prof. Garcia
Vou de saudade em saudade
alimentando os meus ais;
ouvindo os ecos matutos
dos arpejos matinais,
vindos da voz caipira
das cordas de minha lira
nos versos dos imortais.

95 - Delcy Canalles
Há poetas bons demais
entre os nossos trovadores;
alguns nem são do Nordeste,
a "Terra dos Cantadores!"
É que escrevem maravilhas,
em setilhas ou sextilhas,
esses grandes sonhadores!

96 - A. A. de Assis
São sempre azuis, meus senhores,
as estrofes da Delcy Canalles,
todas elas tão suaves,
como iguais eu nunca vi.
É que a nossa irmã do Sul
tem decerto a alma azul,
qual se fosse um colibri.

97 – Arlindo T. Hagen
Meu orgulho é estar aqui
em setilhas salutares.
Depois das irmãs do Sul,
dos Nordestinos cantares,
aguardo os versos do A. A. de Assis
e entrego a deixa, feliz,
ao grande Thalma Tavares Tavares.

98 – Thalma Tavares
Irmão Arlindo T. Hagen, teus olhares
sobre nós são como flores
que não enfeitam vaidades,
mas estimulam pendores.
São reparos instigantes
que nos tornam mais confiantes
em nossos próprios valores.

99 - Zé Lucas
Somos sete trovadores
afeitos ao bom combate,
cujo empenho é produzir
versos do melhor quilate,
por isso, de vez em quando,
nós estamos elevando
a beleza do debate.

100 - Gislaine Canales
Termina sempre em empate,
todos são grandes e eu digo,
sou feliz por fazer parte
desse cantar tão amigo,
onde a mais pura poesia,
surge, assim, como magia,
para, às rimas, dar abrigo!

101 – Prof. Garcia
Na caminhada eu prossigo,
porque seguir me convém,
se a poesia é infinita
mostra a grandeza que tem;
e em cada verso que faço,
dou um nó em cada laço
e amarro as pontas também.

102 – Delcy Canalles
Cada setilha que vem
provocar este meu ego,
me faz olhar para dentro
e constatar que era cego,
pois quero ser "cantador",
quero ser bom "pajador"
e o meu desejo, não nego!

103 – A. A. de Assis
Um palavrão quase emprego:
chuvinhenta chuvarada...
Água e mais água alagando
metade da pátria amada.
Nunca vi chover assim,
chuva sem pausa, sem fim,
sem dar trégua para nada...

104 – Arlindo T. Hagen
A chuva lembra enxurrada
e me recorda a corrida
dos meus barcos de papel.
Meia vida já vivida,
meus sonhos vou comparando
aos barquinhos naufragando
nas enxurradas da vida!

105 – Thalma Tavares
Nas enxurradas da vida,
também eu, meu caro irmão,
soltei meus barcos de sonhos,
carregados de ilusão.
Hoje os barcos são poesias,
que eu solto todos os dias
nas águas da inspiração.

106 - Zé Lucas
Quantas noites de emoção
embalaram meu viver!
Momentos que já vão longe
me fazem compreender
que, entre a luz da vida e a treva,
há coisas que o tempo leva
pra nunca mais devolver!

107 – Gislaine Canales
Mesmo assim, vamos viver,
vamos continuar sonhando
vida a fora, até o fim!
Nós sairemos ganhando
em emoção e alegria!
Colheremos em poesia,
frutos que iremos plantando.

108 – Prof. Garcia
Feliz eu sigo cantando
meu fado pelo caminho,
do jeito que sempre faz
o mais feliz passarinho,
que bem cedo se levanta,
quanto mais sofre, mais canta,
na ternura do seu ninho!

109 – Delcy Canalles
Num lar de muito carinho,
eu nasci e me criei!
Hoje, vivo bem sozinha,
com saudades do que amei!
Meus filhos são um tesouro;
os bisnetos valem ouro;
no coração, os terei!

110 – A. A. de Assis
Pausa na chuva. Gostei.
Aproveitam-se as florinhas
para alegres se exibirem
quais festivas menininhas.
De múltiplas cores elas,
brancas, azuis, amarelas,
auspiciosas rainhas.

111 – Arlindo T. Hagen
Quem já teve umas plantinhas
numa terra ressecada
não reclama assim da chuva.
Pelo contrário, lhe agrada
sentir, do solo fecundo,
o melhor cheiro do mundo:
cheiro de terra molhada!

112 – Thalma Tavares
No sertão, terra molhada
tem um cheiro promissor.
É esperança de fartura,
ao caboclo plantador...
Dá bom milho e bom café
que a gente colhe de pé
rendendo graça ao Senhor.

113 - Zé Lucas
Nós temos tanto calor
e poeira em nosso chão,
que recebemos em festa
toda chuva no sertão,
e eu sinto, nessa bonança,
uma chuva de esperança
lavando meu coração.

114- Gislaine Canales
Vemos com grande emoção:
se aproxima a primavera,
cheia de cor e beleza;
se vai a estação severa.
Nascem novas esperanças,
ansiosas como crianças...
Terminou a nossa espera!

115 - Prof. Garcia
Como é linda a primavera
mostrando os seus esplendores,
os campos ficam mais belos
e as plantas mudam de cores;
e a natureza sagrada,
já desperta embriagada
com o perfume das flores!

116 - Delcy Canalles
Chega setembro e os odores
perfumam nossas estradas!
A Primavera sorrindo
embeleza as madrugadas,
e há flores pelos caminhos,
e há convites de carinhos
em noites enluaradas!

117 - A. A. de Assis
Se o do Nordeste, moçadas,
é chamado nordestino,
por que quem é do Sudeste
não é dito sudestino?
A quem der a explicação,
desde agora a gratidão
de um sudestino-sulino...

118 – Arlindo T. Hagen
O falar do nordestino
estranhamos no Sudeste
mas sempre nos faz pensar:
se é dito em todo Nordeste
que cabra-da-peste é macho,
a mulher, pelo que eu acho,
deve ser bode-da-peste!

119 – Thalma Tavares
Caro Arlindo T. Hagen, lá no agreste
cabra e bode são caprinos.
Por extensão, cabra-macho
figura entre os masculinos.
E mesmo sendo a mulher
“pau pra o que der e vier”,
conserva os dons femininos.
----------
continua...
------------
Fonte:
Colaboração de Zé Lucas. José Lucas e parceiros. Cantando ao som das setilhas. Natal/RN: 2011.

Nenhum comentário: