quinta-feira, 5 de julho de 2018

Milton S. Souza (Jardim de Trovas) I



1
A Bíblia é o vento capaz
de empurrar no rumo certo...
Deus, através dela, faz
florir o nosso deserto...
2
A esposa tenta encontrar
alguma magia ou truque
para o velho funcionar
antes que um dos dois caduque...
3
A gente cala uma ofensa
sem revide, sem sofrer,
ignorando a presença
de quem vem nos ofender...
4
A gorducha Dona Benta
quando senta esparramada
deixa a cadeira onde senta
quase um mês descadeirada.
5
A humanidade produz
raros gênios, num depuro...
Eles são raios de luz
nos caminhos do futuro...
6
Ajudar? Nunca descarto
ao ver alguém precisando...
Felicidade eu reparto
porque Deus me deu sobrando...
7
Amor, barriga crescida,
passa o tempo, espera tanta...
chega o milagre da vida
que faz a mãe virar santa.
8
Ando tão curto de grana
que preciso me cuidar:
quando almoço uma banana,
guardo a casca pro jantar...
9
Ao vencedor, toda a glória!
Mas festeje com cuidados:
que a euforia da vitória
nunca humilhe os derrotados.
10
Apesar dos meus defeitos,
erros, pecados... enfim,
Deus arranja sempre um jeito
para acreditar em mim.
11
A vida é feita de escolhas:
os acertos, festejamos...
O duro é virar as folhas
nas tantas vezes que erramos...
12
Brigamos... Não me arrependo...
O nosso amor era inferno...
Para não ficar sofrendo,
te risquei do meu caderno...
13
Brinquedos lindos aqueles...
Mas a criança, sofrida,
trocaria qualquer deles
por um prato de comida…
14
Cadeirante, a vida inteira,
só garante seus direitos
se passar com a cadeira
por cima dos preconceitos...
15
Cercados pelos cuidados
do amor que vêm das raízes,
bebês, pelos pais amados,
serão adultos felizes...
16
Chorar não é covardia:
deixa o peito aliviado...
Que dolorosa ironia
precisar sofrer calado...
17
Com flores ou cicatrizes,
horas duras e horas boas,
a infância forma as raízes
da educação das pessoas.
18
Como gato na água fria
quando vê careca perto,
porco-espinho se arrepia:
pensa no escalpo, por certo.
19
Contigo sempre reparto
este amor que não termina:
é na penumbra do quarto
que o nosso amor se ilumina!
20
Craque que chuta bastante,
seu lugar no time encontra
mas um “chute” de estudante
é, quase sempre, gol contra...
21
Cristo, vencendo a maldade
nos penosos passos seus,
mostrou para a humanidade
que só o amor leva a Deus...
22
Curso d’água... e a corredeira
sofre a queda de repente...
Então forma a cachoeira,
junta espumas, segue em frente...
23
Derrota pode ter brilho
se for bem contada a história:
pai que perde para um filho
prova derrota e... vitória...
24
De tanto passar calote,
o “salafra” se deu mal:
foi com muita sede ao pote
ao lograr um policial…
25
Deus, que parece indeciso,
reparte bem seu apreço:
sabe tudo o que eu preciso,
manda aquilo que eu mereço...
26
Dizer adeus foi tolice,
mas este orgulho maldito
só deixou que eu descobrisse
depois que eu já tinha dito!...
27
Educação: grande herança,
Vale mais que qualquer bem...
Quem a recebe em criança,
quanto mais gasta, mais tem...
28
Enseadas sem saída,
abismos dentro das almas:
no revolto mar da vida
não existem praias calmas.
29
Entre os sonhos que persigo
para iluminar meus passos,
quero amanhecer contigo,
encolhidinho em teus braços...
30
Eu respeito, com carinho,
quem trabalha sem canseira:
como é lindo alguém, sozinho,
valer por equipe inteira!!!
31
Eu sou frango... e só me ralo:
se escapo de ser canjinha,
quando estou virando galo
sou morto e viro galinha.
32
Faço o bem sem interesse:
meu esporte é a caridade...
Para Deus, a maior prece
é o teu gesto de bondade...
33
Foi dura a separação...
E eu sigo nessa ressaca:
no cais do meu coração
somente a saudade atraca…
34
Gatos miam no telhado,
mas ela nunca reclama:
o som abafa o “miado”
do “gato” da sua cama…
35
Grita o galo no terreiro,
demonstrando muita zanga:
"Não sobe no meu poleiro
o frango que solta a franga."
36
Irmão de sangue ou de amor
é este ser abençoado
que nas horas de mais dor
está sempre ao nosso lado...
37
Leitor viciado e indefeso:
- sempre um livro em frente a face...
eu seria um grande obeso,
caso a leitura engordasse...
38
Liberdade é treva ou luz
que a vida ensina a colher...
Desse modo nos conduz
para “existir” ou... “viver”...
39
Licor de Deus, sem mistura,
sem cores artificiais,
segue a água a brotar pura
para dar vida aos mortais.
40
Mais fortes... mais apagadas...
ora sumindo ou voltando,
as lembranças são pegadas
que o destino vai deixando.

Nenhum comentário: