segunda-feira, 9 de julho de 2018

Dorothy Jansson Moretti (Chá da Tarde) V


A brisa afasta a cortina,
e uma nesga de luar,
fugindo à fria neblina,
vem aos meus pés se abrigar.

Ao amor louco e funesto,
que se destrói na tortura,
prefiro o afeto modesto
que se refaz na ternura.

A onda, infrene, agitada,
abaixa a crista e desmaia,
e em vinheta rendilhada,
beija as areias da praia.

Atravessando o vitral,
a luz do sol se desvela,
pondo, em chispas de cristal,
seu brilho à humilde capela.

Duas sombras na vidraça,
e que desespero o meu,
saber que o vulto que a enlaça
é de outro… não sou eu!

Em bando sutil, as garças,
pontilhando o lamaçal,
são quais pérolas esparsas,
adornando o pantanal.

Esbocei desejos leves,
mas uma brisa outonal
trincou, em rajadas breves,
os meus sonhos de cristal.

Hora do Ângelus… Ao sino,
as garças voam, iguais,
como se o ofício divino
as atraísse aos rituais.

Nas cambiantes desmaiadas
que tingem o entardecer,
suponho sombras veladas,
prenunciando o envelhecer.

Nós dois, cativos, risonhos,
em nossa ilusão fagueira,
ninávamos nossos sonhos,
ao balanço da porteira.

Nos momentos ponderados,
dizer a palavra exata 
é servir pomos dourados,
sobre bandejas de prata.

O espetáculo termina,
e aos poucos, na escuridão,
do palhaço à bailarina
o circo despe a ilusão.

Ora eloquente, ora mudo,
teu olhar é uma charada:
promessa sutil de Tudo,
no fútil revés… do Nada.

Que mil vozes, no universo,
dominem a imensidade;
mas que fale, no meu verso,
somente a voz da verdade!

São Paulo, que no escaninho
de tantos feitos altivos,
guardes também o carinho
dos teus filhos adotivos!

Se acaso uma cordilheira
encobre os teus horizontes,
leva como companheira
a fé que remove os montes!

Sobe ao ar, como fumaça,
essa tristeza que eu trago,
assim, que você me abraça 
e me envolve em seu afago.

Transportando sem fadiga,
o seu minúsculo galho,
a pequena formiga
é um gigante do trabalho…

Fonte:
Dorothy Jansson Moretti. Chá da tarde: trovas. 
Itu/SP: Ottoni Editora, 2006.

Nenhum comentário: