quinta-feira, 5 de julho de 2018

Milton S. Souza (1945 - 2018)



Milton Sebastião Souza nasceu em Porto Alegre/RS, em 20 de janeiro de 1945, filho de Sebastião Valentim de Souza e Terezinha Fialho de Souza. Casado com Leda Maria Souza, pai de cinco filhos, avô de onze netos e dois bisnetos.
Ele era ajudante de seu pai num bar e entregava pães em uma perua Kombi. Fez o Supletivo de 1º e 2º graus por correspondência, no antigo Instituto Universal Brasileiro, e passou no vestibular para cursar Jornalismo quando tinha 40 anos, pela UFRGS e Radialista formado pela Feplam, aposentado pela Prefeitura de Gravataí, onde foi jornalista concursado. Possuía a empresa própria, a Agência Texto Certo, que atua na produção de livros e impressos em geral.
Ganhou mais de duas centenas de prêmios em concursos de poesias e trovas, participando de entidades como a Casa do Poeta Rio-Grandense, União Brasileira de Trovadores de Porto Alegre e Fundacion Givré de Buenos Aires.
Em 1993 foi editor do Jornal de Cachoeirinha. Durante três anos manteve uma coluna diária no Diário de Cachoeirinha, onde publicou crônicas e poesias. Aposentou-se como Jornalista concursado da Prefeitura de Gravataí.
Fez parte da União Brasileira dos Trovadores de Porto Alegre e também do Clube Literário de Cachoeirinha, torcedor convicto do Grêmio Futebol Porto-Alegrense. Publicou os livros "Perseguindo Sonhos", "Poesias para Declamar", "Trova: raiz quadrada da poesia" e “Os três anjinhos”.
Escolhido para Patrono da Feira do Livro da Escola Décio Martins Costa, e depois patrono em várias escolas, e patrono da Feira do Livro de Cachoeirinha.
Jornalista, escritor, poeta, radialista, e trovador, Milton Sebastião de Souza faleceu nesta terça-feira, dia 3 de julho de 2018, em Cachoeirinha, devido a complicações de um câncer na próstata.

Nenhum comentário: