quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Amilton Maciel Monteiro (Poemas Recolhidos) VI


AREIAS

Areias do meu tempo de criança
é mais do que saudade.., é só doçura...,
é algo que me alegra com lembrança
que não se apaga mais, nem desfigura!

Os casarões por toda a vizinhança,
recordavam os tempos de fartura...
Seu povo, apesar da vida mansa,
sonhava com evolução futura...

E foi assim, que após setenta anos
de a ter deixado, com meus desenganos,
fui revê-la e... qual minha  surpresa!

Enquanto fiquei velho e já alquebrado...
Areias remoçou por todo lado
e está quase vibrante. E uma beleza!

ARTESÃO

Quisera ser poeta... Sou apenas
um humilde artesão da poesia,
que lida com palavra, a duras penas,
para louvar o amor com alegria.

Trabalho quando as noites são amenas
e tenho a alma cheia de estesia;
tal qual oleiro que produz dezenas
de vasos até ver o que queria...

O artífice de si só dá o melhor,
na busca de alegrar seu bem maior,
que é uma das razões de seu viver.

Se não tem perfeição de um bom poeta,
coloca o coração no que  arquiteta...
Por seu amor..., não importa se morrer!

AVÓS

Dizem que avós são pais açucarados...
E deve ser verdade, com certeza!
Quantos netinhos são apaixonados
pelo doce dos velhos. Que beleza!

Isso não só em parentes mais chegados
eu vejo, em geral, e com clareza, 
netos beijando avós, muito abraçados,
com amor, tal qual manda a natureza!

Infelizmente eu não senti de perto
o gosto de viver com avós. E é certo
que, isso, me marcou a vida inteira...

Meus quatro avós morreram antes mesmo
de eu ter nascido!  E não por morte a esmo;
mas na “febre amarela”  brasileira!

FILHO

Que maravilha ter um filho, ou filhos!
Só quem os teve pode asseverar;
se for um bardo, faz-lhes sonetilhos,
para poder, enfim, os exaltar!

Filhos já nascem bons e com seus brilhos
próprios, tal qual do sol, ou do luar,
que, mesmo refletido, tem vidrilhos,
que Deus nos dá, pois quer nos ver sonhar...

Sonhar com eles fortes, educados,
crescidos, generosos e gentis,
amantes da família e do País.

Sonhar também com eles muito honrados,
seguindo com amor os Evangelhos,
e não largando os pais depois de velhos!

MÃE 

Além de “desdobrar fibra por fibra
o coração”, conforme Coelho Neto
já imortalizou com tanto afeto;
ser mãe é quem seu filho mais desfribra.

E nele, ao ver valores, como vibra
o seu peito de mãe, que no dileto
fruto prevê um cidadão correto,
que ao crescer não se desiquilibra!

Sonha mantê-lo sempre protegido
com as bênção de Deus, agradecido!
Amparo de seus pais e da Nação!

Por sua vez o filho, mesmo adulto,
depõe à sua mãe todo o seu culto
e nela vê seu norte, de antemão!

MARISA
À saudosa e querida sobrinha, Marisa (16.02.36 - 24.02.1977)

A sua morte foi uma surpresa,
que deixou a família desolada;
e  embora prematura, é certeza 
de que a encontrou há muito preparada!

Seu rosto já sem vida nessa mesa,
com tanta rosa mal desabrochada,
tem a boa feição que a natureza
dá aos que já têm a alma bem formada.

Você se vai, mas deixa aqui na terra
um bom lastro de amor e de perdão,
que se multiplicou nos filhos seus!

 Se nesta vida o seu dever se encerra,
outro melhor, Jesus,  já de antemão
lhe reservou  -  viver bem junto a Deus!

Fonte:
O Poeta

Nenhum comentário: