quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Majela Colares (1964)


Majela Colares nasceu em Limoeiro do Norte/CE, em 1964. Graduado em Direito. Radicou-se no Recife/PE, em 1992, onde deu inicio a sua trajetória literária.  

Seu contato com a poesia ocorreu através dos romances de feira, hoje conhecidos por Cordéis, quando menino: Romance do Pavão Misterioso, Peleja do Cego Aderaldo e Zé Pretinho, A Batalha de Oliveiros com Ferrabraz, As Aventuras de João Grilo, A Morte dos Doze Pares de França, (uma versão da canção de Rolando em cordel). Leituras que fazia às vezes solitariamente e em outros momentos lia, com muita empolgação, em voz alta, para os amigos. Outra forma de poesia que teve contato cedo, talvez antes mesmo dos cordéis, foi a Cantoria. O verso improvisado. Mestres do improviso como Antônio Nunes de França, Dimas Batista, Otacílio Batista, Pedro Bandeira, Diniz Vitorino, dentre outros, foram os primeiros que ouvi improvisando um Galope à beira-mar, um Martelo Alagoano, um Mourão voltado, um Quadrão Mineiro, um Desafio. Esse contato inicial foi com a poesia popular nordestina. Com o tempo, misturou-se a essa experiência popular, as leituras dos clássicos. Primeiramente Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Olavo Bilac, Augusto dos Anjos, Camões...

Segundo Majela, duas definições de poesia que acha maravilhosas. 
“a poesia é a arte de dizer apenas com palavras o que apenas palavras não podem dizer”. 

“poesia é tirar de onde não tem e colocar onde não cabe”. 

Baseado nestas, afirma: “poesia é algo que de forma alguma pode ser dito e, de repente, alguém diz”. embora poesia é muito mais do que isto. É algo indefinível.

Livros Publicados: 

POESIA: 
Confissão de Dívida, 1993; 
Outono de Pedra, 1994; 
O Soldador de Palavras, 1997; 
A Linha Extrema, 1999; 
Confissão de Dívida e Outros Poemas, 2001; 
O Silêncio no Aquário, (edição bilíngue português-alemão, tradução de Curt Meyer-Clason), 2004; 
Quadrante Lunar, 2005;
O Fantasma de Samoa (conto), 2005;
As Cores do Tempo, 2007. 

Tem participação em antologias publicadas no Brasil e no exterior. 

Fontes:
Entrevista para o blog Poesia Diversa 

Nenhum comentário: