sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Décio Romano (Poemas Avulsos)



A LAGARTIXA

Linda lagartixa 
Que se espicha na laje 
No muro desliza 
E vai pra garagem. 

Nunca suja, nunca picha 
Limpa com coragem 
Come todos os bichos 
E perigos do pedaço. 

Nos diz a mensagem 
da lagartixa 
limpar o espaço 
de aranhas, mosquitos..

BAIRRO ALTO DA GLÓRIA
  
Todas as travessas
Levam para lá.

Meu canto encanto
Meu reencontro.

Nem tudo entanto
Que o arvoredo
Me faz suspirar.

Meu tempo é outro
Mas estou presente.

Sinto que o tempo
Traz coisas boas
Num breve lembrar.

JOTABÉM

Quando quero lhe encontrar
Subo ao céu e desço ao mar.

Sempre me atiro na estrada
Sempre à procura da amada
Por bom motivo deixada
Para depois ser buscada.

Sempre a encontro sorrindo
Sempre a encontro me ouvindo.

Quando quero lhe beijar
Encontro os véus na chegada
Um a um me seduzindo.

NATAL

Acenderam-se as luzes
Para festejar Jesus
O bom velhinho veio
Também festejar
O nascimento do Menino
Tudo era festa
Mas as luzes se apagaram
O que houve?
Papai Noel caiu de cima do armário
Enquanto espiava
O que acontecia
E na correria tropeçou
E toda a árvore apagou
Mas a festa continuou.

POEMA DE NATAL

Tem árvore de Natal
Tem lâmpadas no quintal
Tem presépio no jardim

No céu a estrela cadente
Na rua trafega gente
No shopping a passarela

É Natal no coração
E aquela velha canção
É igual amor sem fim

Que faz lembrar da virtude
Que faz que esta vida mude
Que traz Deus naquela estrela.

POEMA INFANTIL

Quando a onça apareceu
A mata ficou parada
Nem o galho se mexeu.

A coruja arregalou-se
O macaco deu um grito
E a passarada voou.

O jacaré quando viu
Pulou na água parada
Sujou a água do rio.

Dona onça ficou braba
Deu a volta e foi embora
Assim a história acaba.

TRAGÉDIA DE MARIANA

Quanto abismo cai
E soterra os ais
E as vozes mais
Que diriam adeus.

Rolam com a terra
E sufoca o berro
Do próprio enterro
Sem dizer adeus.

E não volta mais
Não há tempo atrás
Nem haverá jamais
O derradeiro adeus.

POEMAS MINIMALISTAS

1
O tempo anda a cavalo.
Versos tropeços diversos
Fui me cercando de livros.

2
A verdade única
Se desdobra em controvérsias.
A verdade reproduz-se
E assim conduz as conversas.

3
Garimpar respostas.
E na busca pelas riquezas
Peneirar a luz.

VAN GOGH

Um pé no céu
Um pé no chão.
Na mão direita um pincel
Na mão esquerda emoção.

Na gaveta da memória
Os momentos de fracasso
Os momentos de vitória.

Na sala do coração
Um momento de relaxo
Um momento de tensão.

No escritório da vida
Onde o passado traço
E o que vem em seguida

O que tenho é o que me resta
Ganhando aquilo que acho
E perdendo o que não presta.

Fontes:

Um comentário:

sonia cardoso disse...

Amei Decio, especialmente a que se refere a desgraça de Mariana e Van Gogh com seu destino trágico. Paz e saúde.