segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Gislaine Canales (Glosas Diversas) XLVI


DEVANEIOS...
 
MOTE:
O devaneio profundo
pelos caminhos da mente,
liberta a gente do mundo
que oprime o mundo da gente!

Aloísio Alves da Costa
Umari/CE, 1935 – 2010, Fortaleza/CE


GLOSA:
O devaneio profundo
para longe nos transporta,
para um corredor bem fundo
que nos abre sua porta.
 
E divagamos, então,
pelos caminhos da mente,
caminhos do coração,
coração que é indulgente!
 
O pensamento oriundo
desse longo devaneio,
liberta a gente do mundo
liberta, em nós, cada anseio!
 
E essa nova liberdade
nasce da nova semente
e implode, então, a maldade
que oprime o mundo da gente!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

   PERFIL IMAGINÁRIO
 
MOTE:
Em meu quarto, solitário,
sinto a saudade afagando
o perfil imaginário,
que as minhas mãos vão traçando!

Arlindo Tadeu Hagen
Juiz de Fora/MG


GLOSA:
Em meu quarto, solitário,
abraçado à solidão,
me transformo em visionário
e vivo intensa emoção!
 
Querendo, enfim, ser feliz,
sinto a saudade afagando
você, que é tudo que eu quis
e que eu continuo amando!
 
Meu quarto, quase um santuário,
reflete em tons bem brilhantes,
o perfil imaginário,
de nós dois, grandes amantes!
 
Seu perfil se evidencia...
Sinto meu ego enxergando
esse perfil de utopia,
que as minhas mãos vão traçando!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

   OFENSA ARREPENDIDA
 
MOTE:
Na praça da minha vida,
vi, de joelhos, em vão,
uma ofensa arrependida,
pedindo abraço ao perdão!

José Valdez de Castro Moura
Pindamonhangaba/SP


GLOSA:
Na praça da minha vida,
estavam tristes as flores
pela ausência dolorida
das ilusões e de amores.
 
Retornando ao meu passado
vi, de joelhos, em vão,
o mal que eu fiz, assustado,
gritando em meu coração!
 
Eu vi, pedindo guarida,
com os olhos rasos d’água,
uma ofensa arrependida,
afogando-se na mágoa!
 
Chorando, quase implorava
amor, carinho, afeição,
e de joelhos se atirava
pedindo abraço ao perdão!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

   CHORAR  POR  DENTRO
 
MOTE:
Tantas vezes me concentro,
deitado no meu penar.
É triste chorar por dentro
e por fora gargalhar!

Swami Vivekananda
Nazaré da Mata/PE, 1926 –  2010, Paranaguá/PR


GLOSA:
Tantas vezes me concentro,
pensando mil pensamentos,
dentro de mim mesmo, eu entro,
fico comigo uns momentos.
 
Sofrendo, sozinho, assim,
deitado no meu penar,
chego a ter pena de mim
por não saber mais amar.
 
Quando em meu ego eu adentro,
vejo rolar todo o pranto!
É triste chorar por dentro,
em profundo desencanto.
 
Dói, fingir ter alegria
para aos outros agradar,
no interior tanta agonia...
e por fora gargalhar!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

AMIGO, NÃO DIZ...
 
MOTE:
Amigo não diz "depende"...
"Vou pensar"... "Depois eu dou"...
- Amigo é aquele que atende
que vem sem dizer "Já vou"...

Waldir Neves
Rio de Janeiro/RJ, 1924 – 2007


GLOSA:
Amigo não diz "depende"...
Nunca nos faz esperar,
nosso amigo nos entende
e não nos deixa chorar!
 
Se for amigo, não  diz:
"Vou pensar"... "Depois eu dou"...
O que vale é ser feliz!
Por isso, feliz eu sou!
 
Ele não nos surpreende,
é espontâneo, é alegria!
- Amigo é aquele que atende
e acompanha nosso dia!
 
Amigo é pura emoção!
Presente que Deus criou,
que tem um bom coração,
que vem sem dizer "Já vou"...

Fonte:
Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas VII. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. Maio 2003.

Nenhum comentário: