sábado, 5 de abril de 2008

Eoín Colfer (Artemis Fowl)

Artemis Fowl é uma série de livros escrita por Eoin Colfer, mais um livro complemento chamado "Arquivo Artemis Fowl" irlandês, que foi best-seller no Brasil por várias semanas.

Artemis Fowl é um misto de policial, ação e fantasia. Uma das caracerísticas da série é o desenrolar da história com diálogos rápidos e acontecimentos emocionantes a todo momento, o que prende a atenção do leitor.

Sinopse

A história conta a vida de Artemis Fowl, um garoto de 12 anos, único herdeiro da família Fowl, que tem o maior Q.I. da Europa e uma frieza perceptível. Ele usa essa inteligência fora do comum para fins muito pouco nobres.

Os dados começam a rolar quando Artemis descobre um mundo totalmente novo, o mundo das fadas. Por meios escusos, consegue roubar o Livro das Fadas, uma espécie de "Bíblia" entre o Povo, carregada por cada um de seus habitantes, e assim desvenda a sua linguagem peculiar, traduzindo o alfabeto das Fadas (chamado Gnomês). Assim, monta um plano para conseguiu roubar o ouro das fadas, uma fortuna realmente muito grande e muito bem guardada. Ele seqüestra a fada Holly Short e pede o resgate. A Capitã Holly Short faz parte da LEP (Liga de Elite da Polícia), mais especificamente da tropa de reconhecimento, a LEPrecon. A partir dai surgem diversos acontecimentos, inesperados ou não e o final dá margem a uma continuação.

Depois disso, no segundo livro, Artemis ajuda as fadas na Revolta dos Goblins, que estão usando artefatos humanos para dominar o mundo subterrâneo. Ao ajudá-los, enfrenta uma grande inimiga, Opala Koboi, uma duende diabrete muito inteligênte. Artemis também precisa da ajuda do povo para salvar seu pai, que há dois anos atrás fora seqüestrado pela Máfia Russa.

No terceiro livro ele cria um supercomputador cinqüenta anos mais avançado que o melhor computador do mundo, usando tecnologia roubada do Povo das Fadas. Mas tudo dá errado quando ele perde seu melhor amigo(e guarda-costas), Butler e um empresário de sucesso com ligações à Máfia rouba o computador, o Cubo V. Então novamente ele pede ajuda às fadas para poder resgatar seu computador e evitar que em mãos erradas ele possa destruir o Povo das Fadas. Isso trás grandes conseqüencias para Artemis, Butler e Juliet.

O quarto livro, desacreditado por um possível evento "cauterizante" da saga, continua no final do terceiro, contando como a inimiga pública número um do Mundo das Fadas, Opala Koboi, que havia liderado a Revolta dos Goblins descrita no segundo livro, consegue se libertar, estando presa a um estado de coma semi-vegetativo em uma clínica com máxima segurança a mais de um ano, e iniciar seu genial plano de vingança contra os que estragaram seu plano um ano atrás.

No quinto livro Artemis e o Povo das Fadas devem cooperar para juntos impedir que a raça mágica dos Demômios voltem à Terra, depois de anos presos no Limbo, um lugar entre o espaço e o tempo, e que agora ameaçam voltar para exterminar todos os humanos. A mais nova adição à série é a puberdade de Artemis e seu interesse por meninas, principalmente a nova personagem Minerva Paradizo, outra menina-gênio de 12 anos de idade, e rival de Artemis Fowl.

Personagens Principais
Artemis Fowl: Jovem gênio do crime. Dono do maior QI da Europa aos 12 anos, ele se meteu em negócios obscuros envolvendo o Povo das Fadas. Mas, a cada novo plano, mais pessoas saem feridas. Ele começa a aprender com seus erros e vai moldando seu caráter. Todo esse progresso é destruído quando ele tem sua mente apagada em O Código Eterno, mas acaba recuperando-a depois em A Vingança de Opala.Seu aniversário é em primeiro de Setembro.
Artemis é um garoto, no mínimo, incomum. Nos primeiros livros é frio e calculista, uma pessoa que não mede custos para conseguir o que quer. No entanto, ao longo da série, sua personalidade vem mudando, sua consciência sobre os seus atos desperta, e ele desenvolve mais o seu lado sentimental.
Domovoi Butler: Guarda-costas de Artemis, tem aproximadamente 40 anos. Alto e forte, pode matar uma pessoa sem usar armas de 15 modos diferentes, isso estando longe. Eurasiano, fez um treinamento que todos seus antepassados fizeram de Segurança Pessoal com uma sensei chamada Madame Ko. Possui um diamante tatuado no braço, que conseguiu na academia, o qual, no círculo dos guarda-costas, é o melhor nível alcançado, dispensando qualquer curriculum, não se esquecendo de mencionar que ele ainda foi a pessoa mais nova a conseguir esse diamante.
Juliet Butler: Irmã de Butler, treinada no mesmo local que seu irmão, embora não tenha sido aprovada. Possui assim como Butler muitas habilidades, embora não tantas quanto o irmão. Porém, quando surge a necessidade ela sabe utilizar muito bem essas suas habilidades.
LEPrecon, e deveria dar o exemplo. Deveria. Holly vive se metendo em confusão pois tem um talento nato pra desrespeitar regras. Foi seqüestrada por Artemis, depois ajudou-o a salvar seu pai e recuperar o Cubo V. Salvou o povo duas vezes da maligna diabrete Opala Koboi. Foi acusada de assassinato e passou por inúmeros inquéritos e investigações (embora nada tenha sido provado). Conseguiu aos poucos ir melhorando o caráter de Artemis e até criando vínculos de amizade com ele.
Potrus, mas tem um carinho especial por Holly, e, exatamente por isso a trata de forma mais rigorosa do que todos. Um pouco machista. Morreu de forma trágica em A Vingança de Opala, como parte de seu plano de vingança.
Potrus: Um dos membros mais inteligentes do Povo é este centauro. Se não fosse por Potrus, a tecnologia do povo seria quase alcançada pela dos humanos. Totalmente paranóico, tem profunda amizade por Holly e muito respeito pelo comandante Raíz, embora estivesse sempre brigando com este.
Minerva Paradizo:Garota gênio, 12 anos, possível interesse amoroso e rival de Artemis Fowl, quer usar N° 1, um demonio feiticeiro, para conseguir ganhar o prêmio Nobel. Assim como Artemis há uma mudança no seu carater durante a história.

Criminosos
Palha Escavator:Um anão hilário, peludo, cleptomaníaco e flatulento, que é o maior ladrão de todos os tempos do povo. Tem Julius Raiz sempre ao seu encalço, e acaba sempre tirando Holly e Artemis de encrencas.
Opala Koboi: Uma duende diabrete com um cérebro tão grande quanto sua maldade. Tentou tomar a cidade do Porto, maior cidade do subsolo, para si. Tendo seus planos frustados, travou uma maneira de destruir o Povo, aliando-se a humanos. Atualmente está presa, mas até quando? Duda Dia: duende diabrete que ja tinha sido preso na Trincheira de Atlantida. tinha no maximo 60cm de altura e era um exímio motorista. Era contrabandeador de peixes. E le quase mata Holly em "A colonia Perdida", mas acaba ajudando-a a entrar no Castelo Paradizo, se passando por Bobo, irmão de Minerva.Depois junto com Palha eles continuam com a firma de investigação policial enquanto Holly estava no túnel do tempo.

Códigos
Nos livros há códigos na parte de baixo das páginas. No primeiro, no quarto e quinto livros o código usado foi o Gnomês. No segundo é usado o Centauriano. No terceiro livro é usado um código com barras que variam de tamanho para cima e para baixo. Estes códigos fazem parte do criptograma de Artemis Fowl.

Livros
O Codigo Eterno
A vingança de Opala
Arquivo Artemis Fowl Confidencial
A Colônia Perdida
=============
Sobre o Autor:

Eoin Colfer
Nascimento 14 de maio de 1965, Wexford, Irlanda
Eoin Colfer (pronuncia-se "Ouen Cólfer") é um professor e autor de livros infantis, que mora com o filho e a mulher na Irlanda.Nasceu e foi criado em Wexford, sudeste da Irlanda. Autor da série "Artemis Fowl"("Artemis Fowl - O menino prodígio do crime" , "Artemis Fowl - Uma aventura no Ártico", "Artemis Fowl - O Código Eterno" , "Artemis Fowl e a vingança de Opala","Artemis Fowl e a Colonia perdida" e "Arquivo Artemis Fowl" ) que foi indicada e por ela, Colfer recebeu vários prêmios da literatura infantil na Inglaterra.Também escreveu os livros "Colin Cosmo e os Supernaturalistas" , "A Lista dos Desejos","Pânico no Navio" e "Pânico na biblioteca".

Nenhum comentário: