domingo, 1 de agosto de 2010

Esther Gonçalves (Cristais Poéticos)


HOJE EU QUERO FICAR...

Desculpe, hoje eu quero ficar quietinha,
Lendo, escrevendo, pensando, ouvindo,
Sonhando, vivendo, respirando, indo...
Sem alarde, sem música, mui quietinha...

Não quero sair por ai, nem festejar...
Tampouco pular de alegria ou cantar,
Não quero nada mais a não ser amar,
Com muitos beijos, a minha boca, calar...

E deixar o meu corpo inteiro respirar,
Este mesmo ar que existe em você...
Fazer do seu aconchego o meu também.

Porque hoje eu quero ficar para amar...
E ao amor me entregar, sem esquecer,
Que este amor me alimenta e faz bem!!!

'Hoje eu quero ficar
Envolvida apenas com o amor!'

[ao meu esposo Neto Castro].

UM BANHO DE ROSAS...

Dou-te um banho de rosas...
As mais belas do meu jardim,
Flores, orquídeas e jasmins,
Perfumadas, macias, formosas.

Para que... O teu corpo lindo,
Fique limpo e muito cheiroso,
Menino belo, homem formoso,
Em ti eu derramo este carinho.

Sinta todas as pétalas caindo...
Respire o aroma suave da rosa,
É um banho de carinho, gostoso.

Cubro-te com beijos e vá saindo,
Deste gostoso banho de rosas,
Menino belo, homem formoso!!!

'No jardim da vida,
Eu sou a tua rosa preferida!
Nos teus braços...
Viro pétalas da mais bela rosa...
A do amor!'

MEU MENINO...

Me pego pensando em você,
No mar infinito da saudade,
Tanta, que muito me invade,
E não deixa eu lhe esquecer.

Quando eu ouço a sua voz...
Ao meu ouvido, a sussurrar,
Louco, para comigo estar...
Vem esta vontade tão veloz,

Toma conta do pensamento,
Domina os meus sentidos...
E me faz sonhar acordada,

Com você a todo momento,
Fico sem palavras, sem juízo,
Com a saudade desenfreada!

LUZ DO SOL...

A madrugada se fora ao amanhecer do dia,
Começo a ver os primeiros reflexos do sol,
Surgindo no céu azul, e o formoso girassol...
Ao se abrir e procurar a luz que cobre o dia.

Manto sagrado que clareia as almas da Terra,
Fonte bendita, que aquece o corpo e a alma,
A fauna e a flora também, luz que mui acalma
O meu peito de criança, brilho que se encerra.

Quão grande é o seu brilho, percorre o Mundo,
Fonte de energia... Transforma o meu amor,
Em algo profundo e intenso, com o seu calor!

Brilho que traz-me vida, intenso e profundo...
Envolve todo o meu ser sem nenhum pudor,
Sol que espalha luz e calor, seja onde for!!!

SONETO AO AMOR

O meu coração é um jardim recheado de amor,
Flores perfumadas, grama verdinha, passarinhos,
E borboletas a voar pelo céu azul, tanto carinho...
Eu trago o brilho do sol no olhar, sinto o calor...

Que explode feito luz em meu corpo de menina,
Contagiando a todos à minha volta, amo e amo,
Este amor que há em mim e por amor reclamo...
Fonte inesgotável de rara beleza, água cristalina;

Bendito amor que me faz feliz e traz a minha paz...
Está escrito em meu olhar, em cada palavra, ser,
Pequenos gestos, simples toques, um sussurrar,

Ao pé do ouvido, tal qual, doce melodia que faz,
Com que eu viva para amar muito mais e fazer...
Do presente, o momento certo, pronto para amar!

O CAIR DA TARDE...

Veja, menino lindo, como é belo o cair da tarde...
A natureza festeja, o verde se alegra, a noite chega,
Nesta Terra tão amada por Deus, que mui alegra,
Com carinho e amor, canto, cheia de felicidade...

Pois o canto é a melodia que brota da alma e faz
Com que eu viva bem neste mundo de Deus,
De Jesus menino, e de todos os filhos seus,
Unidos numa mesma oração de união e mais...

Ao voltar para casa, após a jornada do trabalho,
É sempre bom ver os filhos, a casa, o nosso lar...
E com os entes queridos 'festejar' mais um dia...

Que trouxe consigo o esplendor do agasalho,
Do aconchego em família e que me faz cantar,
Esta canção pelo trabalho, alimento e moradia!
–––––-
'Obrigada, Senhor...
Por mais um dia!'

OS MEUS SONHOS...

Os meus sonhos ficaram perdidos
Na poeira do tempo, esquecidos...
N'algum lugar do passado sofrido,
Que vem ficar com o coração dolorido...

Já não posso mais sonhar assim,
Sem ter letrinhas nas mãos, em mim,
Tudo virou mera escuridão sem fim,
Quanto tormento, lamento... Enfim!

Cabisbaixa, sigo esta minha sina...
De jovem mulher, metida a menina,
Que não tem mais a alma cristalina,
Está marcada pela vida tão felina...

Oh, como estou triste e sozinha,
Que farei agora, se não sou rainha,
Tampouco princesa, ou a bonequinha,
Que a todos encantava, quando menina !?!

Meu olhos são somente lágrimas de dor,
Por um dia ter acreditado no tal do amor,
Que sorriu e se entregou com todo ardor,
E sentiu no céu, no mar, na terra, o calor.

Deste amor que com o tempo se desgastou...
Oh... Quanta dor em meu peito restou,
Já nem sei mais quem eu sou...
Ou, o que de mim restou!!!'

Fonte:
Esther Gonçalves

3 comentários:

Anônimo disse...

Quanta emoção pesquisar sobre a poetisa Esther Gonçalves e deparar-me com estes belíssimos escritos no Pavilhão Literário Cultural...
A boa leitura nos faz viajar mesmo! Aplausos!

Anônimo disse...

Magnífico!

Walmiro Castro Neto disse...

Realmente é um espaço que prende o leitor! Muito gostoso de ler! Parabéns!