quinta-feira, 17 de março de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 149 a 151)


Mensagens Poéticas n. 149

Uma Trova Nacional

As "cinzas" da quarta-feira
são prantos de Carnaval...
Quanta menina faceira
trocou o Bem pelo Mal!...
(HERMOCLYDES S. FRANCO/RJ)

Uma Trova Potiguar

Na passarela dos sonhos,
num desfile de magia,
passam pierrôs tristonhos,
num carnaval sem folia...
(MARIA CARRIÇO/RN)

Uma Trova “NÃO” Premiada

Fiz da vida um Carnaval,
mas terminei num impasse:
- A máscara do irreal
grudou-se na minha face!
(RENATO ALVES/RJ)

Uma Trova de Ademar

Quando o carnaval termina,
o que se vê pelas ruas
são jovens em cada esquina,
travestidas... Quase nuas!
(ADEMAR MACEDO/RN)

...E Suas Trovas Ficaram

O carnaval bem merece
o prêmio Nobel da paz,
pois nele a gente se esquece
das crises que o mundo traz.
(JORGE MURAD/RJ)

Simplesmente Poesia

– Henrique Marques/RJ –
QUARTA-FEIRA DE CINZAS.

E quando a Quarta-Feira enfim chegou
e em cinzas transformou toda a folia,
rasgou, despudorada, a fantasia
que tantos mascarados deslumbrou;

e quando a Quarta-Feira enfim chegou,
fingiu não ver o mais cinzento dia;
e, em meio à rua clara e tão vazia,
cantou marchinhas e canções de amor.

No corpo nu calou toda a tristeza:
deitou-se, doida de melancolia,
na cama de confetes da calçada.

Tigresa, fez da quarta-feira presa:
lançou-se, incontrolável, sobre o dia –
bebeu, sedenta e só, a madrugada.

Estrofe do Dia

Na quarta-feira de cinzas
como qualquer outro dia,
faço de rimas e versos
toda minha fantasia;
me visto de inspiração
pra ser mais um folião
no bloco da poesia!
(ADEMAR MACEDO/RN)

Soneto do Dia

– Elisabeth Souza Cruz/RJ –
POEMA DA APOTEOSE.

Tem gente que se diz carnavalesca
pensando no vestir da fantasia...
Há gente com ideia gigantesca
de mascarar a dor numa folia...

Outras existem, de ilusão dantesca,
às margens de uma suposta euforia,
não indo além da gula romanesca
de saciar o sonho por um dia...

O Carnaval, não mais de antigamente,
anda mesclado de prazer urgente,
com gente que não tira os pés do chão!

Mas Carnaval não tem dia nem mês...
é aquele em que se perde a sensatez
na apoteose de uma inspiração!

Mensagens Poéticas n. 150

Uma Trova Nacional

O tamanho dos abismos
que puseste em nossas vidas,
não se mede em algarismos,
mas em lágrimas vertidas.
(ADAMO PASQUARELLI/SP)

Uma Trova Potiguar

Necessária é a cultura
no enriquecer da nação;
irmã gêmea da ventura
bandeira do cidadão!
(ADELANTHA S. DANTAS/RN)

Uma Trova Premiada

2010 > Vaxias do Sul/RS
Tema > TRILHO > Venc.

Penso que assim como os trilhos
levam e trazem o trem,
o pai conduz os seus filhos
pelo caminho do bem.
(CLÊNIO BORGES/RS)

Uma Trova de Ademar

Para você sepultar
as mágoas do dia-a-dia,
não precisa se drogar,
use a Trovaterapia!...
(ADEMAR MACEDO/RN)

...E Suas Trovas Ficaram

Quem se julga eterno herdeiro
de um mundo farto e bizarro,
esquece que Deus – o Oleiro –
cobra o retorno do barro.
(ALONSO ROCHA/PA)

Simplesmente Poesia

– Efigênia Coutinho/SC –
CAFÉ DA MANHÃ.

Quem será este poeta
que perpassa pelo caminho,
fazendo minha alma dileta
e me afaga com tanto carinho?

Quem será este poeta
que na manhã meus lábios beija,
e em sua calma me oferta
a doçura de sua alma adeja?

Será só o desejo que alimenta
esta sua alma lisonjeira,
que faz do amor vestimenta
deixando-me a sonhar faceira?

E a sonhar pela madrugada
ponho da brandura o fino véu,
e sob a bela manhã ensolarada
elevo o teu nome ao céu!...

Estrofe do Dia

Essa palavra saudade
conheço desde criança,
saudade de amor ausente
não é saudade, é lembrança,
saudade só é saudade
quando morre a esperança.
(PINTO DO MONTEIRO/PB)

Soneto do Dia

– Gilmar Leite/PE –
ALMA DISSONANTE.

Cada verso só torna-se nobreza
quando as cores sagradas da poesia,
mostram a alma do vate na grandeza
das ações do caráter todo dia.

Nada vale as palavras de beleza
se os atos não têm a fidalguia,
pois se perdem na vala da pobreza
onde a luz da virtude é bem vazia.

O sentido poético perfeito
tem que ser da verdade e do respeito,
através da bondade e coerência.

Sem os frutos da ética constante
cada verso se mostra dissonante,
que não diz do poeta a existência.

Mensagens Poéticas n. 151

Uma Trova Nacional

Em minha varanda, a sós,
vendo os ganchos na parede,
eu choro a falta dos nós
que amarravam nossa rede!
(DOMITILLA BORGES BELTRAME/SP)

Uma Trova Potiguar

Muitos, dizem, pertencer,
as castas da cristandade;
mas mantém, no proceder,
presunção e má vontade...
(PEDRO GRILO/RN)

Uma Trova Premiada

2010 > São Paulo-Assinantes/SP
Tema > DESEJO > Venc.

Quando o desejo desponta
e a razão tenta se opor,
eu brinco de faz de conta
e levo em frente esse amor!
(RITA MOURÃO/SP)

Uma Trova de Ademar

Sou qual folha de papel
usada como rascunho
nos versos de um menestrel
escritos de próprio punho.
(ADEMAR MACEDO/RN)

...E Suas Trovas Ficaram

Minha vida é penitência
na balança de dois braços:
farturas da tua ausência
e ausência dos teus abraços!
(CARMEN OTTAIANO/SP)

Simplesmente Poesia

– Sergio Augusto Severo/RN –
EM-CANTO POTYGUAR.

Fui para longe do Mar,
me afastei da minha Terra
e do Encanto que se encerra
numa Mulher Potiguar.
Fui conhecer nos confins
das plagas interioranas,
belas Mineiras... Goianas,
e as Moças do Tocantins.
Mas, “sem levantar querelas”,
afirmo, nenhuma delas,
me encantou de um modo tal...
Pela graça irrequieta,
pela proporção correta:
-As “Meninas” de NATAL!

Estrofe do Dia

Eu nasci no interior,
Lá vivi com muito gosto.
Correndo pela campina
Sentindo vento no rosto
Hoje morro de saudade
Pois vivendo na cidade
É bem grande meu desgosto.
(DALINHA CATUNDA/CE)

Soneto do Dia

– Thama Tavares/SP –
SONETO DA AMIZADE.
(Para Lisete, Delcy e Divenei)

Eis que a vida me deu grandes riquezas!...
Não me refiro à prata nem ao ouro,
mas a amigos que tive nas tristezas,
que são ainda o meu maior tesouro.

São amigos no incerto e nas certezas,
no efêmero e também no duradouro,
que sabem perdoar minhas fraquezas,
e rir e ser na dor ancoradouro.

Assim, quando eu partir para o outro lado
após pagar, talvez, algum pecado
recobrarei a paz na consciência...

Mas lá, no Céu, serei quem nunca dorme,
só por velar, numa saudade enorme,
os amigos que fiz nesta existência.

Fonte:
Ademar Macedo
9, 10 e 11 de Março

Nenhum comentário: