segunda-feira, 14 de março de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n.139 a 141)

Observação sobre a figura abaixo:
A figura é sempre a mesma, mas a trova de Ademar é sempre diferente.
A figura: Ademar Macedo, o Brasão de Santana do Matos ao lado, na janela: a Catedral da cidade e "Asa Branca", o carro de Ademar.

Mensagens Poéticas n. 139

Uma Trova Nacional

Doces lembranças guardadas,
no peito, quem não as tem?...
De caminhar de mãos dadas,
por sobre os trilhos do trem.
(NEOLY VARGAS/RS)

Uma Trova Potiguar

Olhando Cristo, na cruz,
eu vejo nele os pecados
que a gente mesmo produz,
pondo em seus ombros sagrados.
(TARCÍSIO FERNANDES/RN)

Uma Trova Premiada

2010 > Belo Horizonte/MG
Tema > IMPRENSA > Venc.

Feliz o povo que pensa
e que se expressa à vontade.
Onde amordaçam a imprensa
morre à míngua a liberdade.
(A. A. DE ASSIS/PR)

Uma Trova de Ademar

Se orgulhar porque perdeu,
não lhe dá nenhuma glória;
somente quem já venceu
goza os louros da vitória...
(ADEMAR MACEDO/RN)

...E Suas Trovas Ficaram

Eu comparo o arrependido
que o perdão vê numa cruz,
ao viajante perdido
que avista ao longe uma luz.
(LILINHA FERNANDES/RJ)

Simplesmente Poesia

– Mariva/PB –
NINHO DE JOÃO DE BARRO.

Sem diploma e sem dinheiro
sem ter curso de engenheiro
fez a casa na janela
somente pensando nela.

Estrofe do Dia

Futuro jamais espero,
a decadência me diz;
já fiz tudo quanto quis
hoje não faço o que quero,
com isso eu não me altero
e nem tão pouco detesto,
vou lançar meu manifesto,
me acho de tal maneira;
igualmente um fim de feira
onde só se encontra resto.
(JOSUÉ DA CRUZ/PB)

Soneto do Dia

– Sergio Severo/RN –
SONETO DE CAMARADAGEM.
(Ao Popular Poeta Ademar Macedo)

Meu Bom Amigo, amante da poesia,
companheiro d’Armas... E de sequela,
não sendo a nossa Vida mais aquela,
que no passado, franca, nos sorria...

Ainda temos uma outra via,
onde os caminhos não são tão floridos,
onde arrastamos nossos pés, feridos
e onde a Sorte, avessa, nos espia.

Seja essa Sorte, Mãe; seja Madrasta,
para as lamúrias nós diremos: Basta!!
ao caminharmos, lentos, pela rua...

Se já não é tão forte o nosso abraço,
os nossos nervos ‘ inda são de aço...
Meu Bom Amigo, a Vida Continua !!

Mensagens Poéticas n. 140

Uma Trova Nacional

No meu baú de lembranças
onde a rotina enterrei,
restaram minhas andanças
e os prantos que derramei...
(REJANE COSTA/CE)

Uma Trova Potiguar

Usando de violência,
irmão agredindo irmão
jogam fora a consciência;
caminham na contra mão.
(ROSA REGIS/RN)

Uma Trova Premiada

2006 > Amparo/SP
Tema > SAÚDE > Menção Especial

É do passado a lição,
mas com valor no presente:
- Só pode ter corpo são
quem tem saúde na mente.
(NEWTON VIEIRA/MG)

Uma Trova de Ademar

Quem faz em nome de Cristo,
o seu próprio pedestal,
pagará caro por isto
no julgamento final...
(ADEMAR MACEDO/RN)

...E Suas Trovas Ficaram

Quando eu partir - não sei quando,
não ponhas, minha querida,
teus olhos, lindos, chorando,
sobre os meus olhos, sem vida.
(ANIS MURAD/RJ)

Simplesmente Poesia

BORBOLETA ENLOUQUECIDA.
MOTE: Alonso Rocha/PA
Sempre que eu sonho na vida
sou, numa luta sem jaça,
borboleta enlouquecida
batendo contra a vidraça.

GLOSA: Gislaine Canalles/SC
Sempre que eu sonho na vida
a tristeza me acompanha,
sinto a alegria perdida,
de maneira bem estranha!
Me sinto quase ninguém.
Sou, numa luta sem jaça,
aquele ser, que também,
sente na alma, uma mordaça!
Toda a ternura esquecida,
consegue fazer de mim,
borboleta enlouquecida
voando rumo ao seu fim!
A vida é uma caixa preta!
Meu sonho vira fumaça,
me sinto essa borboleta,
batendo contra a vidraça.

Estrofe do Dia

Canta o poeta em cantiga
as queixas sentimentais
com sua viola amiga
dando notas musicais,
o único noivo da lua
adormece em plena rua
após qualquer serenata,
ferido por mil anseios
num mundo só de gorjeios
como o sabiá da mata.
(CANCÃO/PE)

Soneto do Dia

– Francisco Macedo/RN –
SILÊNCIO X GRITO.

Se quisermos falar ao coração,
que o tom da nossa voz, seja baixinho,
e toda “enternurada” de carinho,
envolvida em veludo de paixão!

No momento maior de uma emoção,
o silêncio, por si, fala sozinho,
revelando segredo do caminho,
duas almas iguais, celebração!...

Gritar alguém, por quê? - se estamos perto?
- Grita-se com alguém, lá longe, é certo...
O grito só afasta, distancia!

Grite se for falar com um casmurro,
mas falar ao sensível, só sussurro...
Grite a todo pulmão, com poesia!

Mensagens Poéticas n. 141
Uma Trova Nacional

Rasguei teu retrato e, triste,
recordando a nossa história,
o negativo persiste,
revelado na memória!...
(HERMOCLYDES S. FRANCO/RJ)

Uma Trova Potiguar

Meu Deus! se a chuva caída,
fecunda o sertão no estio,
o inverno é fonte de vida
do sertanejo bravio!
(PROF. GARCIA/RN)

Uma Trova Premiada

2010 > TrovaUniverso/RN
Tema > SILHUETA > Menção Especial

Trago no peito guardada,
entre as lembranças da vida
a silhueta gravada
da tua imagem querida!
(ZENAIDE MARÇAL/CE)

Uma Trova de Ademar

Quando o amor causa queixume
por um motivo banal,
cada cena de ciúme
apressa mais seu final.
(ADEMAR MACEDO/RN)

...E Suas Trovas Ficaram

A bondade é flor que encerra,
no mundo, o maior troféu,
daqueles que, aqui na Terra,
vivem voltados pro Céu.
(MARIINHA MOTA/SP)

Simplesmente Poesia

– Carmo Vasconcelos/PORTUGAL–
A PAZ DO POETA.

Vive o poeta na angústia permanente
De não ter sábios dons de bruxo ou mago,
Que lhe outorgassem poder onipotente
Pra consertar no mundo tanto estrago!

E num dilema mártir ouve os gritos
Dos que em tortura sofrem mil carências,
Minguando na miséria atroz, aflitos,
Vítimas de brutais incongruências!

E revolta-se o verso escrito a sangue,
E gela-se-lhe a mão pela impotência
De prover a cada alma e corpo exangue,
A humana e natural sobrevivência!

Enquanto houver desprezo, fome e guerra,
Às mãos cruentas dos aios de Satanaz,
Haverá de encrespar-se o mar e a terra,
E há-de lutar o Poeta pela Paz!

Estrofe do Dia

Um canário cantador
Um Xexéu de bananeira
Uma morena faceira,
Um burro véi machador
Um facão bem cortador
Bota pra pisar no chão
Num peito "chei" de paixão
Um coração ta morrendo
Isso é mesmo que estar vendo
Paisagens do meu Sertão.
(MANOEL RODRIGUES DE LIMA/SP)

Soneto do Dia

– Gilson Faustino Maia/RJ –
RENASCIMENTO.

Nasce outra rosa no jardim florido,
nasce o perfume, o amor, a poesia,
tão logo raia o sol de um novo dia
e morre a madrugada sem gemido.

Levanto o meu olhar enternecido
e vejo um horizonte que extasia,
de luz e cores, tudo em harmonia,
cenário que me deixa comovido.

E eu choro a minha humana imperfeição
diante do esplendor da natureza,
sem sentir do Universo esta lição:

se o passado morreu, viva a certeza
de um novo amor que invade o coração
matando a dor, o pranto e a tristeza.

Fonte:
Ademar Macedo
27 e 28 de fevereiro e 1 de março

Nenhum comentário: