segunda-feira, 14 de março de 2011

Dia Nacional da Poesia


Mário Quintana
OS POEMAS

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

Márcia Sanchez Luz
POETA

Sou da palavra a chama que descreve
e alisa e abraça as causas mais diversas.
Se for de outrem a dor que não prescreve,
faço-lhe minha amante mesmo em trevas.

Se acaso o sopro me lançar à verve
de uma cantiga envolta em densas névoas,
deixo a cadência se verter bem breve
e transformar em flor dores primevas.

Mas se no equívoco da fantasia
eu acordar de um sonho desvalido,
não vou chorar – conheço a ventania!

Sei que adiante a luz que outrora havia
vai ressurgir até no amor premido
por uma febre ardendo em demasia.

Olivaldo Junior
POEMA AO DIA NACIONAL DA POESIA

Hoje, 14 de março, é Dia Nacional da Poesia.
Poesia... Porque existe a Poesia, existe o Poema.
Poema... Porque existe o Poema, existe o Poeta.
Tudo assim mesmo, com letra maiúscula e tudo.
Tudo assim, com letra maiúscula, sem fantasia,
que tudo tem seu próprio sentido nesse mundo.
Nada, nessa terra, é mero acaso, falso problema.
Tudo é Poesia, que se esvai e recai neste Poeta.

Hoje, eu paro e me lembro de que faço poesia,
com letra minúscula e tudo, que tudo é poema.
Deus, que é o maior de todos os poetas, poeta,
criador de curvas e de retas, Deus é o escudo,
a escada e a escola para o mundo, a Sua poesia.

Faz tempo que não mando um recado, eu sei.
Faz tempo que não tenho mais tempo, sabia?
Sei que estou em falta, mas falto por que sei
que sou todo em falta, entalhado em poesia.
Poesia, sem demagogia, sabe que não deixei
de pensar em você, companheiro nesse dia.

Efigênia Coutinho
SER POETA

A noite sempre cálida me espera ,
Tenho em versos a recente emoção
Da inquietude que abraça a quimera,
Enquanto no meu peito pulsa a oração.

A noite ouve o acalanto, esta voz
Que brada a rima solta, e então viajo;
E busco o sopro terno do ninar em nós,
Onde se farta o frêmito voraz, que trajo.

Lá , ao vento espalhado, e envolto,
Meu verso solto, que diz: mortal, eu sou
Na arte que te fecunda e faz envolto...


Porque ser poeta é ser alguém que embelezou
A prosa e o lado vil do caso vário,
E deu-se a Deus que equilibra este rosário.

Angela Togeiro
NASCER DE UM POEMA - DIA NACIONAL DA POESIA

Olho a folha branca,
vazia,
querendo um poema.
Olho a caneta,
com tinta
azul? vermelha? preta?
Olho a lapiseira. A borracha.
Uma inquietação me domina,
quero, preciso de um poema meu
nascendo sobre este papel branco...
feito de árvores mortas...
Escuto o meu silêncio...
Dentro de mim há um livro,
um livro de poemas
como este,
que espera o momento sideral
de conjunturas numerais,
espirituais, cabalísticas
de que não entendo nada,
para vir a lume.

Sorvem de mim
a alma,
e no papel
parecem libertados.
Tento em vão fechar meu livro
prender meu poema.

É tarde,
outro poema já está a caminho.

Climério Rocha
BUSQUE A POESIA

Contemplar com prazer
Ser expectador da vida e das coisas
Eis uma das muitas definições do gosto
Dá até para saber que a vida às vezes é de morte
Faça então uma canção
Um cantochão, um canto-céu
Opere uma ópera em silêncio
Deixe que a tristeza se arraste pelas ruas das metrópoles
Recolha-se às sombras dos edifícios
Busque a poesia onde não há
Contemplar com prazer
Ser inocente da vida e das coisas
Eis a leveza de uma asa em pleno vôo
A vida – no tempo – é mais que um talho, um corte
Faça um verso então
Um verso preso, um verso livre
Grite aquele grito em silêncio
Deixe que a alegria povoe os povoados
Recolha-se ao sol desses desertos
Busque a poesia onde haverá

Valdevinoxis
POESIA EM SONETO

É por alma de gente anónima
Que escorre a poesia que é dita
Que é toda livre... e anima
E enche... e não se evita.

É por alma boémia de um escritor
Que rezam todos os homens e sinos
Quando se rimam dizeres de amor
Nas bocas de ímpios e libertinos.

Digo eu, que a poesia vem da vida,
Que é flor de terra rica
E que nunca morre sem ser lida.

Digo eu, que a poesia é súplica
Que invoca de vontade nascida
A alma e o corpo a que se dedica.

Fontes:
Colaboração de Márcia Sanchez Luz.
Colaboração de Olivaldo Junior.
Colaboração de Efigênia Coutinho.
http://66.228.120.252/poesiascomemorativas/2845657
http://advivo.com.br/blog/luisnassif/o-dia-nacional-da-poesia
http://www.fabiorocha.com.br/mario.htm

Nenhum comentário: