quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Zélia Chamusca (Poemas)

A CAMINHO DA LUZ ENCONTREI O SONHO

Parti da escuridão
A caminho da luz
E o sonho encontrei
Em tudo o que pensei
E me encantei…

A caminho da luz
Encontrei a magia
Em tudo o que me envolvia:
A paz e o amor,
A luz e a cor,
A alegria
Na plenitude da fantasia…

Sonhei…
Com o calor da amizade
Outrora realidade,
E, hoje, apenas, saudade…

Do caminho da escuridão
Para o caminho da luz
Eu encontrei
O sonho que sonhei…

VIVER

É a contínua caminhada
Por nós projetada
Seguindo sempre
Em frente,
Levados por paixões,
Ou perante fracassos
E desilusões.
É o projectar
Permanente
Em concretizar
Nossas aspirações.

Viver
É decidir
O que podemos ser
E ter
E, para isso agir,
E, até mesmo,
Decidir não decidir.

Viver
É agir
Em circunstância
E decidir
Perante essa mesma circunstância.

Viver
É ser livre
E ser
Condenado
À liberdade,
E obrigado
A agir
E ter
Que decidir
Face à liberdade.

Viver
É o que fazemos
E o que acontece
E disso termos
Consciência,
É viver-se
E sentir-se viver
No encontro com o mundo
E no mundo.

Viver
É conviver,
É viver
Em termos de relação,
Sabendo o que está a acontecer.
É ver e participar
Nos acontecimentos,
É projetos concretizar,
É amar,
É querer,
É sofrer,
É odiar,
É desejar,
É temer.


É isto viver.
Se não houver consciência
Desta existência
Não haverá vida.

Viver
É o que ninguém
Pode fazer por mim
E por si.
É um ato intransmissível,
Só por cada um possível
A vida viver.

Viver
É o dado fundamental,
Realidade primordial,
Indubitável no Universo.

INGRATIDÃO

O mais nobre sentimento
Que de mim brotou,
Se esvaiu como nuvem
Pelo vento
Esfumado,
Saindo num lamento
Das cinzas dum tormento.

Passou…
E se desfez
Nos ares do esquecimento...
Ninguém notou
No encanto
Que a vida
Tanto, tanto…
Lhes doou…

Ninguém o viu…
E se esvaiu
Na cegueira da ingratidão
Que magoou meu coração!…

O SONHO

O sonho se esvai
Na chuva que cai
E corre para o rio
Deixando o vazio…

E, ele se recria,
É pura magia,
É um renovar,
Perene sonhar…

Eu vejo, além,
Outro que ali vem,
Cor do firmamento,
É encantamento!…

ADORO-TE

Estás sempre comigo
Nos momentos de solidão
Quando todos tão distantes,
De mim, estão…

Quando meu coração aperta
E as lágrimas correm sem fim,
Te aproximas de mim
E vens meu rosto limpar,
Me acariciar…

Quando pratico o bem
E responde a ingratidão
De alguém,
Tu vens consolar meu coração…

Sempre que preciso de ajuda
És o Amigo presente.
Sempre…

Em qualquer momento,
Em qualquer lado,
És meu Ser Adorado…

Sem Ti não viveria.
És minha força de viver
De crescer e de ser.

Estás sempre comigo,
E, comigo estarás, até ao fim…
Adoro-Te…
Fontes:
E-mail enviado pelo Portal Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores
http://www.avspe.org/index.php?pg=pfautor&idu=112

Nenhum comentário: