domingo, 28 de julho de 2024

Recordando Velhas Canções (A camisola do dia)


Compositores: Herivelto Martins e David Nasser

Amor, eu me lembro ainda
Que era linda, muito linda
Um céu azul de organdi
A camisola do dia
Tão transparente e macia
Que eu dei de presente a ti
Tinha rendas de Sevilha
A pequena maravilha
Que o teu corpinho abrigava
E eu, eu era o dono de tudo
Do divino conteúdo
Que a camisola ocultava
A camisola que um dia
Guardou a minha alegria
Desbotou, perdeu a cor
Abandonada no leito
Que nunca mais foi desfeito
Pelas vigílias de amor
= = = = = = = = = = = = = = = = = = 
A Camisola do Dia: Memórias de um Amor Passado
A música 'A Camisola do Dia', de Chico Buarque, é uma delicada e nostálgica reflexão sobre um amor passado. A letra descreve com detalhes a lembrança de uma camisola que simboliza um momento de felicidade e intimidade entre o eu-lírico e sua amada. A camisola, feita de um tecido fino e adornada com rendas de Sevilha, é uma metáfora para a beleza e a fragilidade do relacionamento que um dia foi pleno de alegria e amor.

Chico Buarque utiliza a camisola como um símbolo poderoso para evocar memórias de um tempo em que ele se sentia dono de um 'divino conteúdo', referindo-se ao corpo e à alma de sua amada. A descrição minuciosa da peça de roupa e a sensação de posse e admiração que ela traz ao eu-lírico revelam a profundidade do sentimento que ele nutria. A camisola, portanto, não é apenas um objeto, mas um receptáculo de emoções e lembranças que marcaram profundamente o eu-lírico.

No entanto, a música também aborda a passagem do tempo e a inevitável transformação das coisas. A camisola, que um dia foi símbolo de alegria, agora está desbotada e abandonada, representando a perda e o fim do relacionamento. O leito que nunca mais foi desfeito pelas 'vigílias de amor' sugere a ausência de momentos íntimos e a solidão que se seguiu ao término do romance. Assim, 'A Camisola do Dia' é uma canção que fala sobre a beleza efêmera do amor e a melancolia das lembranças que ele deixa para trás. https://www.letras.mus.br/chico-buarque/1339771/ 

Nenhum comentário: