quinta-feira, 18 de julho de 2024

Recordando Velhas Canções (Gago apaixonado)


Compositor: Noel Rosa

Mu-mu-mulher, em mim fi-fizeste um estrago
Eu de nervoso estou-tou fi-ficando gago
Não po-posso com a cru-crueldade da saudade
Que que mal-maldade, vi-vivo sem afago

Tem tem pe-pena deste mo-moribundo
Que que já virou va-va-va-va-ga-gabundo
Só só só só por ter so-so-sofri-frido
Tu tu tu tu tu tu tu tu
Tu tens um co-coração fi-fi-fingido

Mu-mu-mulher, em mim fi-fizeste um estrago
Eu de nervoso estou-tou fi-ficando gago
Não po-posso com a cru-crueldade da saudade
Que que mal-maldade, vi-vivo sem afago

Teu teu co-coração me entregaste
De-de-pois-pois de mim tu to-toma-maste
Tu-tua falsi-si-sidade é pro-profunda
Tu tu tu tu tu tu tu tu
Tu vais fi-fi-ficar corcunda!
* * * * * * * * * * * * * * * * * *

O Amor e a Dor de um Gago Apaixonado
A música 'Gago Apaixonado' de Noel Rosa é uma obra que mistura humor e melancolia para retratar a dor de um homem apaixonado. A letra é marcada pela gagueira do protagonista, que é uma metáfora para sua insegurança e nervosismo diante do amor não correspondido. A repetição das sílabas não só imita a fala de um gago, mas também enfatiza a intensidade de seus sentimentos e a dificuldade em expressá-los.

Noel Rosa, um dos maiores compositores da música popular brasileira, é conhecido por suas letras inteligentes e bem-humoradas, que frequentemente abordam temas do cotidiano com uma pitada de ironia. Em 'Gago Apaixonado', ele utiliza a figura do gago para criar uma personagem cômica, mas ao mesmo tempo trágica, que sofre com a crueldade da saudade e a falsidade do amor. A gagueira do protagonista é um símbolo de sua vulnerabilidade e do impacto emocional que a rejeição amorosa tem sobre ele.

A música também explora a dualidade entre o amor e a dor. O protagonista se sente destruído pela mulher que ama, que o fez sofrer e o transformou em um 'moribundo' e 'vagabundo'. A letra sugere que o amor não correspondido pode levar a um estado de desespero e perda de dignidade. A repetição da palavra 'tu' no final de cada estrofe reforça a acusação e a amargura do protagonista em relação à mulher que o enganou. Noel Rosa, com sua habilidade lírica, consegue transformar uma situação dolorosa em uma canção que é ao mesmo tempo tocante e divertida.

Lançada originalmente no teatro de revista na peça Café com Música onde se destacava a famosa cantora Araci Cortes, composição essa que se tornaria peça obrigatória nas apresentações de Noel Rosa; nesta composição Noel demonstra todo seu fino humor, sua imensa verve satírica e sua facilidade em retratar as características peculiares dos tipos humanos da sociedade brasileira dos anos 30, especificamente do Rio de Janeiro, capital da República do Brasil.

Noel inclusive gravou sua composição Gago apaixonado e costumava dizer em tom de deboche que o que mais gostava nesta música era o fato de "esta meus vizinhos não conseguem cantar" (Dárcio Fragoso).

Fontes:

Nenhum comentário: