sábado, 8 de setembro de 2012

Manoel Cavalcante / RN (Quem sou Eu)

Nasci. Entre os gladiadores da ignorância, tive uma infância conturbada. Vi minha avó num caixão sem saber porque todos choravam, aprendi a andar de bicicleta e quando soltei as mãos do guidom pela primeira vez, talvez conheci minha primeira lição de liberdade. Conheci a bola, a única coisa que me fazia ter vontade de fugir de casa embora que eu tivesse outros motivos. Aos 6 anos, conheci o Futsal, e este, foi um mestre que me ensinou a perder, a ganhar, a me superar, a lidar com o desânimo e o excesso de confiança, enfim, mostrou-me as primeiras metáforas da vida. Fui crescendo, rabiscava versos por ouvir tantos nas noites enluaradas em que me aventurei com meus pais. Crescia precisando ser mais adulto do que os que me cercavam, vi guerra, vi estupidez, mas via meu pai, um Dalai Lama sem fama, um monge que sempre me ensinou tudo sem precisar dizer nada. Conheci os fluidos da adolescência, os impulsos puberais, conheci o amor, o amor que tanto me deu asas, que tanto me impulsionou, o amor que me fez sonhar. Aos 18 anos, tive que sair de casa com o sonho no bolso, mas não o meu, aquele que foi preciso sonhar, conheci o mundo, a humanidade desumana, a mudança de personalidade, mas aos 19, eu conheci a trova, a forma poética que me fez crescer e que me fez entender melhor a vida, talvez por ser uma síntese, um sumo, uma seiva. Hoje, aos 22, eu acumulo decepções e glórias, mas vejo tudo com se fosse tivesse os dedos de um cego nas retinas, sinto tudo como se eu tivesse sido traído, talvez pela vida, porém eu tenho um Deus interno, eu me chamo: Fé. Eu me chamo palhaço: o que mais tem motivos para chorar, mas o que mais ri.

Fonte:
Texto do autor obtido no Facebook

Nenhum comentário: