sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Falecimento do Professor da UEM e Poeta, Marciano Lopes e Silva

O professor e poeta Marciano Lopes e Silva, do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá, faleceu no início da noite desta quinta-feira (17/10/2013), no Hospital Metropolitano, em Sarandi.

Na semana passada ele contraiu uma broncopneumonia, foi para a UTI e por volta das 19h não resistiu. 

Seu corpo está sendo velado no Velório Prever, do Cemitério Municipal de Maringá, sendo encaminhado ao Cemitério Parque Maringá, onde será cremado amanhã, sábado, ás 11hs.
-----------------
Marciano era conhecido por projetos e eventos culturais como “No meio do caminho” e “Sarau Outras Palavras” e estava na organização de um evento nacional na UEM, a V Jornada Inteartes Outras Palavras em conjunto ao Congresso Nacional de Educação Ambiental Literatura e Ecocrítica.

Marciano , que tinha um blog (http://marcianolopes.blogspot.com), era doutor e atuava na área de Teoria da Literatura e Literatura de Língua Portuguesa.

Marciano Lopes e Silva nasceu em Porto Alegre/RS.

Graduado em Oceanografia e Letras pela Fundação Universidade de Rio Grande (FURG, 1986, 1990), foi mestre e doutor em Letras (UFRGS/1994, Unesp/2005).

Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (1995 a 1997) e, desde 1997, lecionava na Universidade Estadual de Maringá.

Suas linhas de pesquisa eram: Estudos sobre Relações Raciais; História e Cultura Afro-brasileiras; Literatura: teorias críticas e história

Como poeta, publicou dois livros, sendo que o segundo, intitulado "A contrapelo", foi premiado pela Lei de Incentivo à Cultura em Maringá e é acompanhado por um CD que reúne dez compositores que residiam na cidade.
 
Em parceria com Fábio Freitas (Sansão), foi um dos fundadores do Movimento Artístico-Cultural "No Meio do Caminho" e um dos editores da extinta revista eletrônica "No Meio do Caminho" juntamente com Caetano Medeiros e Fábio Freitas.

O Projeto Outras Palavras (POP) surgiu como um projeto de extensão do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM) idealizado e coordenado pelo professor Dr. Marciano Lopes e Silva desde abril de 2006. Atualmente, com a divisão do departamento ocorrida no primeiro semestre de 2013,  passou a ser lotado no Departamento de Teorias Literárias e Linguísticas. Para funcionar, tem a colaboração da Rádio UEM-FM 106,9.


Objetivos:
a) incentivar e divulgar a produção artística brasileira, especialmente de Maringá e região;
b)  proporcionar à comunidade um contato prazeroso, crítico e criativo com a arte,
c) produzir material pedagógico para o ensino de letras e artes;
d) proporcionar aos estudantes que dele participam adquirir experiência de pesquisa, locução radiofônica e organização de eventos.

Em sua organização, o  POP apresenta  as seguintes formas de interação com a comunidade:

1) Programa  Outras Palavras – programa radiofônico apresentado diariamente na Rádio UEM-FM 106,9, sem horário fixo;
2) Sarau Outras Palavras - evento anual que reúne música, poesia e performances dramáticas;
3) Dois sítios no Orkut:  Marciano Lopes - Projeto Outras Palavras e Marciano Lopes - Projeto Outras Palavras - 2 (inativos, porém disponíveis para visitação) ;
4) Revista Outras Palavras – um blog que é utilizado como revista de arte e educação;
5) Jornada Interartes Outras Palavras (JIOP) - evento de extensão realizado na UEM, com periodicidade anual;
6) Revista JIOP  – revista anual de literatura, arte e educação em mídia digital - lançada durante a 2ª JIOP, dia 7 de outubro de 2010

Nenhum comentário: