quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Cecy Barbosa Campos (Poemas Escolhidos)



MENINO DE RUA
 .
Asfalto. Pés descalços, sorrateiros,
deslizando no frio da calçada
procuram abrigo, no canto se escondendo
da chuva de verão, que é traiçoeira.
Com molhados braços nus e pernas finas,
a criança que nunca teve infância,
vai esperando do sol o surgimento
enquanto sonha com amanhãs que nunca chegam
sem esquecer os ontens que perduram.
O menino, adulto prematuro,
contempla palavras de neon relampejando
nos céus dos edifícios que o cercam,
sem compreender aquilo que elas dizem.
Olha, então, as vitrines reluzentes -
adornos natalinos, brilhos, árvores, presentes,
os símbolos de uma vida que não vive.
 .
 CENA CREPUSCULAR
.
O céu, ensanguentado,
derramava-se no horizonte
enquanto pequenos raios
brincavam de esconde-esconde
atrás dos montes.
As árvores se vestiam de sombras
qual amantes fugitivas.
A noite acendia suas velas
e iluminava o firmamento.
 .
CENA FINAL
 .
Não quero escutar a tua despedida
nem receber teu olhar indiferente.
Prefiro assistir tua partida silenciosa
sem palavras inúteis ou falsas desculpas.
Não quero teu abraço desprovido de emoção
e cheio de mentiras.
Não quero que me olhes da fotografia
fazendo-me lembrar o que já não existe.
As molduras vazias do meu porta-retrato
são menos dolorosas que a saudade
de ver o teu sorriso, a cada noite,
iluminando a penumbra do meu quarto.
 .
CENA FUGAZ
 .
O meu corpo mergulha no teu corpo
e busca o ancoradouro dos teus braços.
Engalhados os dois, em semeadura
de flores que transbordam em nossos beijos,
percorremos distâncias infinitas.
Do silêncio da noite que nos cerca,
ouvimos sons de alegrias inaudíveis,
até que trevas espessas nos encubram
e este frenesi louco se dissipe.
A morte pouco a pouco se aproxima
transformando nosso afã em letargia
e da fugacidade de um momento,
só resta o tédio, desamor e nostalgia.
 .
CENA INDIFERENTE
 .
Minha alma nada vê.
De olhos vazios
contemplo o nada.
Meu coração nada sente
nas profundezas do ser,
pulsando inerte.
 .
CENA MATINAL
 .
A lua tentava escapar
do mar que, impetuoso,
lançava-se sobre ela
e inundava de azul
as montanhas atrevidas.
A cerração encobria o vale
escondendo as casas
e os pensamentos dos homens.
As árvores brotavam das nuvens
e se despiam da névoa
soltando suas longas cabeleiras verdes.
O sol as beijava,
lascivamente,
escorregando, afoito,
por seus membros molhados de orvalho.
Aquele êxtase se transmitia por toda a natureza
no surgimento do dia que nascia.
 .
CENA MELANCÓLICA
 .
Quando olho o meu retrato
vejo o que resta de mim.
Lembro sonhos antigos que se tornaram
passado.
Lembro coisas que já não existem
e pessoas que não são mais.
Tento reacender, inutilmente,
a chama da vela
que se esvai dentro de mim.
Sinto um vento gelado que sopra
penetrando em minha alma,
exaurindo pouco a pouco
fragmentos de um ser que quase não é.
 .
CENA MUDA
 .
Você olhou pra mim
e lançou um sorriso complacente.
Complacente… ou indiferente?
Olhei pra você
e mandei de volta o mesmo sorriso.
Como é triste não ter o que dizer…
 .
CENA NATALINA
 .
Na mesa adornada,
iguarias perfumadas
aguçam o apetite
para a festa gastronômica.
Fitas vermelhas
enfeitam presentes
em embalagens prateadas.
Garrafas de champanhe
espocam nas salas
misturadas aos risos
e aos abraços.
Na árvore natalina
com bolas coloridas,
sininhos dourados
tintinabulam a cada instante.
Na efusividade do momento,
ninguém se lembra
do aniversariante.
 .
CENA TRISTE
 .
O sol frio
colore o silêncio
através da janela
de olhos vazios.
Lembranças
preenchem espaços
indevassáveis.
Sonhos,
compulsórios, necessários,
harmonizam os tons
na desarmonia da vida.

Poemas obtidos no livro da poetisa, “Cenas”. Juiz de Fora: Editar Editora Associada, 2010.

Nenhum comentário: