quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Luiz Máximo de Souza (Caderno de Trovas)



A gente mesmo procura,
a gente mesmo perfaz,
o caminho da amargura,
ou o caminho da paz.
 -
Ame o bem!  O amor estude!
Seja justo, honesto e honrado!
Quem não vive de virtude,
pode morrer de pecado!
-
As lágrimas e os sorrisos
dão-nos a prova evidente
dos caminhos indecisos
porque anda a vida da gente.
-
Colhendo rosas, vi Rosa
entre as rosas do jardim;
era a rosa mais formosa
que sorria para mim…
-
Crianças abandonadas
nas nossas grandes cidades,
tristes fotos estampadas
do abandono das bondades.
-
Do teu carinho, querida,
eu preciso inteiramente;
como preciso da vida,
como preciso ser gente.
-

É bem possível que eu seja
um indiscreto qualquer...
Mas, quem é que não deseja
um carinho de mulher?
-
Levando sempre no "papo"
quase toda secretária,
o patrão pegou um "guapo",
disfarçado de Rosária…
-
Não cruzemos nossos braços
pelos caminhos da vida!
Se os frutos estão escassos,
a lavoura está florida!
-
Não quero ser emotivo,
porém, percebo e adivinho:
– sem teu carinho não vivo,
não vives sem meu carinho.
-
Nariz espetacular...
é o nariz do seu Diniz:
– quando se põe a roncar,
todo mundo pede... bis!
-
Neste abandono em que estamos
destruindo nosso amor,
nós próprios alimentamos
as chamas de nossa dor.
-

O abandono desabona,
desacredita e degrada
mais aquela que abandona
que a pessoa abandonada.
-
O amor, quando é verdadeiro,
neste lema se resume:
- não existe por dinheiro,
não se agrada com perfume.
-
O desamor dos humanos
é realmente o culpado
da existência dos tiranos,
da obstinação do pecado.
-
Olhe o nariz da Ermengarda
e observe que narigão!
É, perto de uma espingarda,
um verdadeiro canhão!
-
Os caminhos da amargura
e os caminhos da esperança,
você mesmo é que os procura,
você mesmo é que os alcança…
-
Pelos caminhos da vida
encontrei você, meu bem,
sem esse encontro, querida,
eu não seria ninguém.
 -

Perfumes, como atitudes,
ninguém pode avaliar...
Que as suas totais virtudes
não irá, nunca, encontrar…
-
Se eu tiver os teus carinhos
e tu tiveres os meus,
viveremos mais juntinhos
e bem mais perto de Deus.
-
Sejamos todos irmãos,
bons amigos, bons vizinhos;
estendamos nossas mãos,
ao cruzarmos os caminhos.
 -
Se não queres que o abandono
te envileça e te degrade,
não subas tanto no trono
da desumana vaidade.
-
Se te amar pecado fosse,
se é pecado ainda te amar,
esse pecado é tão doce
que vale a pena pecar.
-
Se te contemplo a me olhar,
bem nos meus olhos, sorrindo,
é o mesmo que contemplar
botões de rosas se abrindo…
-

Se te fechas no egoísmo,
se abandonas pais e irmãos,
forjando estás teu abismo,
com as tuas próprias mãos.
-
Seu salário era curtíssimo,
e o remédio pro Correia
foi pedir ao Meritíssimo
para dormir.. na cadeia…
-
Simplesmente não me atinge
o abandono inconsequente
do amor que somente finge,
do amor que odeia somente.
-
Sobre o nariz discutiam
sua posição funesta...
E, ao final, se divertiam:
- E se ele fosse na testa?
-
Tens, minha deusa formosa,
nos teus lábios de carmim,
todo o perfume da rosa
mais bela que há no jardim.
-
Todo excesso de requinte
não surte bom resultado;
carinho, por conseguinte,
também tem que ser dosado.
-
Todo perfume é um poema,
cujas estrofes floridas
cantam a essência suprema
das flores de nossas vidas.
-
Vou lhe dizer a verdade,
a verdade, nua e crua:
– sem carinho a sociedade
conjugal não continua...

Nenhum comentário: