segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dicionário do Folclore (Letra U)


UALALOCÊ. Flauta típica dos indígenas pertencentes à tribo dos parecis.

UALRI. Indígena velho iniciado por Turupari, a quem traiu, revelando o segredo dos instrumentos sagrados; razão pela qual, por ser odiado e impopular, foi queimado vivo e, de suas cinzas, nasceram insetos e répteis venenosos.

UARAPERU. Chama-se uaraperu o instrumento musical de sopro de algumas tribos amazônicas. O uaraperu é constituído por um pedaço de taboca, tendo o comprimento de um palmo. Possui uma abertura retangular no meio, por onde o tocador toca, abrindo ou fechando com os dedos, as duas extremidades abertas. O som do uaraperu serve para o pescador atrair os peixes, além de acordar as moças que dormem no fundo do rio.

UARIUAIÚ. É um bailado indígena representando a caça do uariuaiú, o macaco guariba.

UATAPI. É um instrumento musical da Amazônia, feito de búzio, também encontrado entre os índios amoipiras, do sertão baiano.

UATAPU. São chamados de uatapu os colares usados por homens indígenas, feitos de pedaços de conchas. É usado como ornamento em suas danças.

UBATÁ. Dá-se o nome de ubatá ao instrumento musical, que foi trazido pelos escravos africanos para o Brasil.

UBATUBANA. Ver FANDANGO.

UCA. É uma bebida baiana que se faz com os seguintes ingredientes: um litro de cachaça, meio litro de conhaque, uma xícara de casca de laranja, duas raízes de gengibre, uma colher de sopa de erva-doce. Modo de fazer: macera-se durante cinco dias e agita-se bastante no dia de filtrar.

UÇÁ. É um caranguejo grande, muito gostoso, engordado nos meses que não têm a letra R e que são maio, junho, julho e agosto.

UDECRÁ. Dá-se o nome de udecrá a um tipo de viola usada pela tribo indígena dos xerentes. O modelo da viola é de estilo europeu, também chamado de Udês-Hecrá.

UFUÁ. Dá-se o nome de ufuá, ao instrumento musical indígena do Amazonas. Parecido com uma trombeta, o ufuá é feito de taquara (bambu), no qual há um orifício com uma pequena taquara rachada. Produz um som fúnebre e fanhoso.

UIANA. Dá-se o nome de uiana à fase de agitação e toxidez da água dos rios da Amazônia, quando há oscilações da água logo após a vazante. Os peixes ficam inquietos e entorpecidos, começam a flutuar podendo ser apanhados com as mãos. Não se deve comer o peixe nem beber a água durante essa fase.

UIRAPURU. O uirapuru é um pássaro da região Amazônica. Dizem que, quando ele canta, todos os pássaros ficam calados para escutá-lo, tão mavioso é o seu canto. Preparado pelo pajé, o uirapuru torna-se um amuleto que faz atrair, ao seu dono, virtude e fortuna. Conhecido como a maravilha da mata, seu nome significa "pássaro pintado".

ÚLTIMO. Nos contos populares último é um número simpático. Assim, o último filho – o filho mais moço, o último dos cães – é o mais fiel e o mais forte, o cavalo último é o mais resistente. Diz-se que o último filho é superior ao primeiro filho (o primogênito), pois demora mais tempo na companhia dos pais, preferindo a bênção com pouco dinheiro à maldição com muito dinheiro. Até um velho provérbio assegura que ri melhor quem ri por último e os últimos serão os primeiros.

UMBANDA. No começo, os cultos de origem africana do Rio de Janeiro como na Bahia, trazidos pelos escravos africanos, chamavam-se candomblés, reconhecidas duas seções principais que eram os orixás (os cultos nagôs) e os alufás (os cultos muçulmanos). Depois, passaram a ser denominados por macumbas e, mais recentemente, umbanda.

UMBIGADA. É a pancada, de leve, que se dá com o ventre, nas danças de roda e que significa o convite ou a intimação para que o umbigado substitua o dançarino encarregado do solo, do canto. No fandango e no lundu, em Portugal, a umbigada tem o mesmo propósito, como também acontece na dança da punga, no Maranhão e nos cocos de roda ou bambelôs e até mesmo em certos sambas. Já no batuque paulista a umbigada aparece durante a dança e não como um convite à substituição de quem está cantando na dança de roda. A umbigada foi trazida para o Brasil pelos bantos, escravos africanos, que também trouxeram o batuque e o semba.

UMBIGO-DE-BOI. É um azourrague, muito flexível e resistente, feito com o umbigo do boi. Homero, na Ilíada, já se refere ao azourrague feito com o umbigo de boi.

UMBU. Veja IMBU.

UMBUZADA. Veja IMBU.

UNICORNE. É uma ave pernalta, do tamanho de um peru, que tem penas pretas, e que se alimenta de capim e de insetos. Tem chifre e esporas. Seu canto, na voz do povo, é assim: - "João Gomes, que tu comes? – minhoca, minhoca!"

URINA. 1. Na medicina popular a urina é usada assim: a) A urina da vaca, bebida em jejum, cura maleita; b) Lavar os pés com urina de gado cura frieiras; c) Passar urina de gado em impinges, cura; 2. No catimbó e na macumba, o povo acredita que a pessoa que urinar sobre um feitiço, anula-lhe todas as forças.

URSO. 1. Como é oriundo de clima frio, o urso não é muito citado nos nossos contos populares. Mas, na linguagem popular o urso é o amante da esposa e amigo urso é o amigo falso como também é falso um abraço-de-urso. Sonha com a morte a pessoa que sonhar com urso.E quando a mulher tem um filho diferente dos outros, o povo diz que ele é filho-do-urso. 2. O Urso ou La ursa faz parte do carnaval pernambucano. Um homem se veste de urso – com uma roupa feita de embirras e pano geralmente marrom ou preto e o outro é o domador. O urso dança e pede dinheiro às pessoas. Às vezes, o urso é acompanhado de uma pequena orquestra composta de bombo, sanfona, triângulo e reco-reco. Tudo começou com um italiano que, de passagem pelo Recife, se apresentava com um urso amestrado. Quando ele foi embora, outras pessoas aproveitaram a idéia para se fantasiarem de urso pelo carnaval e, daí, nasceu o urso, ou La ursa, até hoje.

URU. Cesto feito com palha de carnaúba.

URUBU. 1. O urubu camiranga tem a cabeça vermelha e o urubutinga tem a cabeça branca, além de outras espécies como o urubu-rei. Todos vivem de animais mortos e, de certa maneira, trabalham limpando o mundo de suas podridões. É uma ave solitária, egoísta. É esperto, sabido e raramente enganado nos nossos contos populares. Dizem que o urubu quando nasce é de cor branca; 2. Urubu-malandro é um passo do frevo pernambucano. O passista faz um jogo de pernas sem que os braços acompanhem os movimentos. Na linguagem popular, diz-se que a pessoa está lavando urubu quando está sem fazer nada, desempregada, azeitando o eixo do Sol.

URUCUBACA. Ou cafife, ou caiporismo, ou azar, ou sorte mesquinha, ou sorte torcida, ou má sorte, significa, como o próprio nome está dizendo, a falta de sorte no que a pessoa faz. A palavra urucubaca vem de urubu – ave de mau agouro e cumbaca, um peixe azarento que, se pescado estraga o dia do pescador. Para a pessoa se livrar da urucubaca, nada como dar uma pancada em qualquer móvel de madeira com as costas dos dedos da mão direita.

URUCUNGO. O urucungo, também conhecido por orucungo, oricungo, uricungo, ricungo ou mucungo, é um instrumento musical trazido pelos escravos africanos e consiste num arco de madeira, tendo um arame esticado entre suas extremidades. Numa de suas extremidades ou na metade do arame é presa uma pequena cabaça com uma abertura em forma de círculo. O instrumento é tocado percutindo a corda (o arame) com os dedos ou com uma vareta ou haste de metal. A cabaça é a caixa de ressonância colocada sobre o peito ou a barriga. O urucungo também é conhecido pelos nomes de berimbau, berimbau-de-barriga, marimbau, gabo, bucubumba, gunga, macungo, motungo e mutungo. É usado no jogo de capoeira. No Rio Grande do Norte são colocadas na cabacinha sementes secas que fazem o efeito de um maracá.

URUÇU. É uma abelha indígena que faz um mel delicioso, cuja cera, de cor castanho-clara, é excelente. O mel de uruçu foi muito usado nas farmácias antigas e, com ele, ainda são feitos o charuto (vinho com o mel de abelha uruçu) e a meladinha (mel de abelha uruçu com cachaça). É bastante usado na medicina popular, curando tosse, bronquite, rouquidão.

URUÉ. No Piauí, o urué é um negro falastrão que se junta com o Diabo para derrubar e amansar cavalos, sem nunca ser vencido por outro vaqueiro. Era conhecido como Barra Nova, mas ficou famoso como urué porque quando ia beber costumava dizer: - Vou matar arué! Um dia o Diabo tentou arrebatá-lo, mas urué salvou-se, mas ficou meio amalucado.

URUPEMA. É uma espécie de peneira, de uso popular no interior e de grande utilidade nas cozinhas nordestinas no preparo de muitos pratos. Serve para escorrer a maniva, o leite de coco, passar a massa do feijão cozido, da goma e sessar o milho, o arroz, a farinha. Tem origem indígena. Nas casas do Recife antigo as urupemas eram colocadas nas janelas, para que o sol não se penetrasse nas salas.

URURAU. É o nome que se dá ao jacaré que tem o papo amarelo, comum no Rio São Francisco.

URUTAUÍ. No Pará, corre a crença de que o urutaí faz com que as donzelas não sejam seduzidas. No interior, com as penas do rabo do urutauí varrem o chão sob a rede da noiva para sua honestidade como esposa seja garantida.

USINA. A usina, na agro-indústria do açúcar, acabou, em parte, com os pequenos engenhos bangüês, fabricantes de açúcar bruto, rapadura e cachaça. Os usineiros foram comprando as terras dos engenhos próximos à sua área de ação industrial, até que, atualmente, em grande parte do Nordeste, os engenhos que não foram comprados pelas usinas deixaram de moer e resumiram suas atividades apenas ao plantio da cana para vendê-la às usinas.
===================
O Dicionário completo pode ser obtido em http://sites.google.com/site/pavilhaoliterario/dicionario-de-folclore
–––––––––––––––-
Fontes:
LÓSSIO, Rúbia. Dicionário de Folclore para Estudantes. Ed. Fundação Joaquim Nabuco
Imagem = http://www.terracapixaba.com.br/

Nenhum comentário: