quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Renato Modernell (1953)



Renato Modernell nascido na cidade do Rio Grande/RS, em 19/08/53 é escritor, jornalista e professor.

Desde a infância em sua terra natal já produzia narrativas. Em 1972 radicou-se em São Paulo onde se formou em jornalismo pela Faculdade de Comunicações da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP em 1975. Tão logo começou a exercer a profissão de jornalista. Mais tarde dedicou-se à literatura passando a dirigir oficinas de escrita.

Tornou-se mestre em jornalismo pela Universidade de São Paulo – USP e doutor em letras pelo Mackenzie. A partir de então inaugurou uma fase de vida itinerante.

Morou em Roma, atuando como colaborador regular do jornal “Folha de S. Paulo”. Passou temporadas em Londres, frequentando cursos de História, e mais tarde em Barcelona, trabalhando em um romance histórico sobre imigrantes.

Desde 1978, Modernell tem produzido textos ficcionais com regularidade, em paralelo à atividade jornalística.

Como escritor, publicou nove livros. Por suas obras literárias recebeu vários prêmios no Brasil, entre outros o Jabuti, pelo romance "Sonata da última cidade". Sua primeira obra de ficção a circular em edição comercial - “Che Bandoneón”, biografia romanceada do músico argentino Astor Piazzolla foi premiada pela Academia de Ciência de Lisboa.

Em 2001 foi premiado na Itália pelo romance histórico “Viagem ao Pavio da Vela”, que tem Marco Polo como protagonista. Em mais de duas décadas de carreira jornalística, Modernell atuou e colaborou em vários dos principais órgãos de imprensa do país. Dedicou-se sobretudo às áreas de cultura, ciências e viagens.

Recebeu um prêmio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) por uma reportagem em defesa do patrimônio histórico nacional. Visitou cerca de 30 países, tendo residido em Roma e Barcelona.

Trabalhou nas revistas Época, Globo Ciência, Terra e Quatro Rodas, e também no Jornal da Tarde e Zero Hora, entre outras publicações. Hoje atua como jornalista autônomo.

Publica crônicas regularmente no blogue Adjazzcências. Dirige oficinas de escrita em universidades, empresas, ONGs, sindicatos e outras instituições. Colabora em projetos de comunicação corporativa.

Fonte:
http://rio-grandinos.blogspot.com/search/label/*%20RIO%20GRANDINOS%20EM%20DESTAQUE

Nenhum comentário: