terça-feira, 29 de setembro de 2009

Paulo Monteiro (Poesias)


Rubay

Neste mundo de coisas abjetas,
onde falam por Deus falsos profetas,
da mesma forma que nos tempos bíblicos,
Deus fala pela boca dos poetas.
–––––––––––––––––––-

Soneto Branco

Quando te escuto ou vejo me parece
conhecer-te, querida, há tanto tempo
que até nos vejo lentos, de mãos dadas,
passeando nos vergéis do Antigo Egito.

Depois eu te contemplo inda mais bela
colhendo as uvas mansas de Salém
e me imagino o próprio Salomão
para ofertar-te um reino em minha lira!

Mas se não sou nem rei, nem sou poeta,
se não posso ofertar-te o que mereces,
deixa ao menos que eu viva o meu exílio.

Deixa fugir de ti, curvado ao peso
deste amor que me torna inda menor,
com medo de perder-me nos teus braços.
–––––––––––––––––––––

Receita de Pai

Um dia me levavas pelas mãos e eu te pedia:
– Pai, pára! que eu não agüento mais!”
Outro dia, em que minhas mãos te conduziam,
Exclamaste:
– “Pára, meu filho, que estou cansado!”
Cansar, meu pai, sempre cansaste,
Mas agüentas todos os pesos,
Suportas todas as caminhadas...
De ti, quando nos separarmos deste mundo,
Guardarei as lições que me deixares,
Lições que espero legar às minhas filhas.
Não me pedes. Ordenas.
Ordens duras, às vezes.
Ordens que me fazem afastar-me cabisbaixo.
E chorar baixinho.
Nem sempre consigo entender-te.
És tão duro contigo.
E é mais duro para entender-te,
Pois o bugre que guardamos em nossos peitos
Luta constantemente com nós mesmos.
-------

Nenhum comentário: