quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cláudio Moreno



Cláudio Moreno nascido na cidade do Rio Grande/RS é professor, escritor, ensaísta brasileiro e colunista.

Ainda jovem radicou-se na cidade de Porto Alegre. Em 1969 concluiu o curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS, com habilitação em Português e Grego.

Em 1972 ingressou como docente no Instituto de Letras da mesma universidade, tendo sido responsável por várias disciplinas nos cursos de Letras e de Jornalismo, assim como pela disciplina de Redação para os cursos de Pós-Graduação de Medicina.

Em 1977, concluiu o mestrado em Língua Portuguesa, obtendo em 1997, o título de Doutor em Letras.

Coordena, atualmente, a área de Língua Portuguesa dos Colégios Leonardo da Vinci Alfa e Beta, de Porto Alegre, do Sistema Unificado de Ensino.

É professor regular das Tele-aulas de Língua Portuguesa da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro.

Na imprensa, assinou uma coluna mensal sobre etimologia na revista Mundo Estranho, da editora Abril, e escreve regularmente no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, onde mantém uma seção sobre Mitologia Clássica e outra sobre questões de nosso idioma.

Publicou, em co-autoria, livros sobre a área da redação - Redação Técnica (Formação), Curso Básico de Redação (Ática) e Português para Convencer (Ática). Sobre gramática, publicou o Guia Prático do Português Correto em três volumes: Ortografia (2003), Morfologia (2004) e Sintaxe (2005).

Autor dos dois volumes do livro O Prazer das Palavras, editados em 2007 e 2008, com artigos sobre etimologia e curiosidades de nosso idioma. Além disso, é o autor do romance Tróia (2004) e de dois livros de crônicas sobre Mitologia Clássica, Um Rio que Vem da Grécia (2004) e Cem Lições para Viver Melhor (2008). Além da autoria de vários livros na área de gramática e redação, romance e crônica, Moreno mantém o site Sua Língua, no qual esclarece dúvidas e dá dicas de Português. http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/

Fonte:
http://rio-grandinos.blogspot.com/search/label/*%20RIO%20GRANDINOS%20EM%20DESTAQUE

Nenhum comentário: