terça-feira, 22 de setembro de 2009

Seminário Internacional "100 anos sem Euclides"


Dias 25, 26 e 27 de setembro de 2009

O Seminário "100 Anos Sem Euclides" tem a proposta de reunir, em Cantagalo (RJ), no Centro de Convenções do Hotel Fazenda Pesqueiro da Aldeia, em Cantagalo-RJ, pesquisadores e especialistas sobre a obra de Euclides da Cunha. Foram convidados a participar do evento renomados acadêmicos, professores e estudantes de diversos níveis de ensino, em três dias de trabalhos (25, 26 e 27 de setembro de 2009), numa perspectiva de debate interdisciplinar entre as diversas áreas de pesquisa e os diversos parceiros envolvidos na execução do projeto.

A ideia é tecer redes de estudo e leitura sobre História social, cultural e política do Brasil no período compreendido entre o Segundo Reinado e a Primeira República, Cultura política e Crítica textual, acatando todas as demais contribuições que porventura vierem se somar aos propósitos de pluralidade e participação criativa dos trabalhos.

O evento terá a estrutura básica de um seminário, com conferências, mesas redondas e comunicações, bem como envolverá atividades "satélites" de cunho cultural, artístico e educativo, com inscrições abertas à comunidade acadêmica e escolar. Conferirá certificado de participação aos ouvintes e certificado de apresentação de trabalho aos estudiosos.

Além de atividades vinculadas ao mundo acadêmico, o evento também promoverá ações de cunho cultural, artístico e educativo, com inscrições abertas à comunidade acadêmica e escolar.

Os inscritos nas diversas modalidades de participação, como ouvintes ou com apresentação de trabalho (painéis e comunicações), receberão certificados específicos (de participação e de apresentação). Os resumos dos trabalhos inscritos e os textos completos dos conferencistas convidados serão publicados no livro do Seminário.

Desta forma, o Seminário Internacional "100 Anos Sem Euclides" pretende trazer a público, no Ano do centenário de morte de Euclides da Cunha, um amplo e sólido conjunto de projetos de pesquisa e de abordagens teórico-críticas sobre o autor cantagalense e sua obra.

Cremos que tais produções, aproximadas pelo objetivo comum de exercitar a força crítica do pensamento sobre literatura, história, ciências sociais, ciências exatas e demais aspectos culturais suscitados através dos debates empreendidos, possam lançar novas luzes sobre o legado euclidiano - aberto, sempre, a (re)visitações.

Fonte:
http://www.projetoeuclides.iltc.br/

Nenhum comentário: