terça-feira, 29 de setembro de 2009

Paulo Monteiro (1954)



Paulo Monteiro, cujo nome civil é Paulo Domingos da Silva Monteiro, nasceu em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, no dia 26 de setembro de 1954. Começou a publicar seus trabalhos Iiterários aos 13 anos, quando iniciava o curso ginasial. E não parou mais. Em 1971, foi um dos fundadores do Grupo Literário "Nova Geração”, que contribuiu para a renovação cultural durante os aproximadamente 10 anos de atividades.

Em princípios de 1980, dentro do movimento conhecido como Geração do Mimeógrafo, publicou o boletim literário Quero-Quero, com uma tiragem mensal de 500 exemplares, que era distribuído para escritores do todo o país.

Desde 1974 pratica o jornalismo literário, escrevendo artigos sobre escritores de todos os tempos e gêneros, além de estudos e ensaios sobre história e cultura.

Seu livro Combates da Revolução Federalista em Passo Fundo, lançado em 2006, foi o mais vendido na XX Feira do Livro de Passo Fundo, quando, pela primeira vez, um escritor local superou os best-sellers.

Ao lado de suas atividades como ativista cultural, manteve intensa atuação comunitária, especialmente junto às associações de moradores de bairros.

Foi um dos fundadores da União das Associações de Moradores de Passo Fundo - UAMPAF -, da qual fol secretário geral e, por dois mandatos, presidente.

Presidiu o Conselho Fiscal da Federação Rio-Grandense das Associações Comunitárias e de Amigos de Bairros — FRACAB -, sediada em Porto Alegre, e integrou o Conselho Deliberativo da Confederação Nacional das Associações do Moradores - CONAM -, de Brasília.

Em 2001, foi um dos coordenadores da Semana das Letras Passo-Fundenses, promovida pela Academia Passo-Fundense de Letras, da qual é o atual vice-presidente, contando com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação e da 7ª Coordenadoria Regional de Educação.

Paulo Monteiro foi eleito para as seguintes instituições culturais:
International Academy Of Leters Of England (Londres),
Academia de Trovas do Rio Grande do Norte (Natal),
Instituto Histórico e Geográfico de Uruguaiana (RS),
Academia de Letras de Uruguaiana (RS),
Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel (Salvador),
Academia Anapolina do Filosofia, Ciências e Letras (Anápolis),
Clube dos Trovadores Capixabas (Vila Velha),
Clube Internacional do Boa Leitura (Uruguaiana),
Clube de Poesia de Uruguaiana (RS),
Academia Internacional de Letras “3 Fronteiras” (Uruguaiana),
Federação Brasileira das Entidades Trovistas (Rio de Janeiro),
Academia Petropolitana de Letras (Petrópolis),
Academia Literária Gaúcha (Porto Alegre),
Academia Sorocabana de Letras (Sorocaba, São Paulo) e
Academia Passo-Fundense de Letras (Passo Fundo), da qual foi eleito presidente em 15 de dezembro de 2007..

Paulo Monteiro pertenceu, ainda, às seguintes entidades:
Grupo Literário “Nova Geração” (Passo Fundo),
Grêmio Literário Castro Alves (Porto Alegre),
Associação Gaúcha de Escritores (Porte Alegre) e
União Brasileira de Trovadores (Rio de Janeiro).

Casado com Maria Nelci Machado Monteiro, é pai do cinco filhas. Profissionalmente, exerce as atividades de funcionário público estadual e jornalista.

Fonte:
http://www.usinadeletras.com.br

Nenhum comentário: