terça-feira, 2 de março de 2010

Felipe Assumpção Gertum



Felipe Assumpção Gertum nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 15 de setembro. Filho de Jorge Ivan da Costa Gertum e Maria Leocádia Assumpção Gertum, é tataraneto dos Barões de Jarau e dos Barões de Arroio Grande, e bisneto do Senador Joaquim Augusto de Assumpção. Seus avós paternos são: o renomado engenheiro doutor Paulo Mostardeiro Gertum e Noêmia da Costa Gertum; seus avós maternos: o grande pioneiro da raça holandesa no Brasil, Arthur Augusto de Assumpção e Judith Assumpção de Assumpção.

O menino Felipe iniciou seus estudos primários na tradicional Escola São Francisco de Assis, que ficava ao lado da casa onde residia com os seus pais, na rua Santa Cruz esquina Barão de Butuí. Ao terminar o admissão, estudou no Colégio Municipal Pelotense até a Reforma do Ensino lhe alcançar. Foi, então, para o Colégio Universitário Diocesano, onde terminou o Segundo Grau, ainda sob a direção da professora Alice Flora Loréa.

No ano de 1989 formou-se na Universidade Católica de Pelotas, no Curso de Comunicação Social, especializando-se mais tarde na Faculdade de Jornalismo. Lançou diversos livros de crônicas e poesias, sempre afirmando que não tinha como objetivo tornar-se um grande escritor. Apenas, segundo Felipe, “gostava de escrever para expressar o que sentia...” e ficava feliz quando as pessoas sentiam-se auxiliadas com os seus textos, quase sempre polêmicos, mas repletos de uma visão romântica do mundo em que vivemos, resgatando os verdadeiros valores da vida.

No ano de 1986 lançou o primeiro livro intitulado “A Volta do Menino” (crônicas). Em 1989, estimulado pelo sucesso da obra, faz o lançamento de “Quando os anjos dizem amém” (crônicas), iniciando a viajar por diversas cidades gaúchas proferindo palestras. Em 1995, lançou o seu romance: “Paraíso Cristal”. O livro, no ano seguinte, conquistou a marca de ser uma das obras mais vendidas nas feiras do livro de várias cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em 1998, o romance de Felipe Assumpção Gertum recebeu o 1o lugar em um Concurso promovido pela Academia de Letras e Artes de São Lourenço, Minas Gerais. A premiação também lhe rendeu o título de “Escritor do Ano” no estado mineiro.

Em 1999, “Paraíso de Cristal” conquistou nova premiação: 1o lugar no 9o CONAOP (Concurso Nacional de Obras Publicadas), também em Minas Gerais. Em Porto Alegre, dois prêmios distintos: “Operário das Letras” pela Editora Alcance e “Troféu Nelson Fachinelli” pela Casa do Poeta Rio-Grandense.

Mas a maior glória viera no ano de 2001, quando a Academia Internacional da Itália recebeu a indicação do romance “Paraíso de Cristal” para concorrer com autores sul-americanos. No resultado final o livro recebeu o 1o lugar e a América Latina que participaram do “II Convívio”.

Assumiu, posteriormente, a presidência da Academia Sul-brasileira de Letras, da Casa Brasileira de Cultura e, atualmente, preside o Instituto Nacional Brasileiro Senador Joaquim Augusto de Assumpção, entidade que reúne 15 Seções que tratam de Literatura, Artes Plásticas, Cidadania, Jornalismo, Cultura Religiosa, etc, destacando-se a Seção de Museologia que administra o Museu Histórico Helena Assumpção de Assumpção, o Memorial da Praia do Laranjal Arthur Augusto de Assumpção e, em fase de estruturação, o Museu de Arte Sacra João Paulo II, que preservam um acervo precioso no que se refere aos costumes, a tradição e a história do Rio Grande do Sul e, em especial, da cidade de Pelotas.

Hoje, além da carreira de escritor e jornalista, dirige também a Gertum Empreendimentos Turísticos Ltda. e o Laranjal Parque Hotel, situados na Praia do Laranjal, em Pelotas. Dedica-se igualmente às atividades desenvolvidas pela Igreja Católica, da qual participa com toda sua família, especificamente ao Movimento Familiar Cristão e à Seção de Filantropia e Benemerência do Instituto Nacional Brasileiro Senador Joaquim Augusto de Assumpção, sempre promovendo ações sociais que visam amenizar as necessidades das pessoas mais carentes em todos os seus aspectos.

Felipe é casado com a professora e artista plástica Arlene da Silveira Gertum, com quem contraiu matrimônio no dia 9 de março de 1985. Do casamento vieram-lhe duas filhas: Natália e Carolina. O escritor viaja pelo Brasil proferindo palestras a convite de escolas públicas e particulares, universidades federais, estaduais e privadas e de outras instituições a fins. Até os dias atuais, o seu Projeto denominado “Leitura rima com cultura” consegue atender aos anseios de muitos estudantes, professores e pessoas ligadas à Literatura, à Educação e à Cultura do nosso Brasil.

Atividade Cultural

# Troféu Sentinela Gaúcho, de Antônia Caringi Aquino e Tv Pampa. (2007)
# Medalha de Ouro da INTERNATIONAL SOCIETY OF GREEK WRITERS, na Grécia (2007).
# Edição do livro de crônicas “A volta do menino” – Editora Livraria Mundial (1986).
# Idealizador do Projeto “Leitura rima com cultura”, o escritor visitou diversas cidades brasileiras levando sua palavra através de palestras dirigidas aos professores e jovens estudantes do Ensino Médio e Fundamental (1987).
# Antologia de Contos e Crônicas – Edicon Editora – São Paulo – (1988).
# Edição do livro de crônicas “Quando os anjos dizem amém” – Livraria Mundial – (1989).
# Primeiro lugar com a crônica “Meu fiel felino inquilino”, concedido pela Casa Poeta de Amparo – Amparo – SP (1989).
# Primeiro lugar com a crônica “Estrela e Lágrima” concedido pelo jornal Diário da Manhã – Pelotas – RS (1989).
# Patrono da Feira do Livro de São Lourenço do Sul – São Lourenço do Sul – RS – (1989).
# Destaque Literário concedido pelo Clube Literário de Brasília – Brasília/DF – (1989).
# Edição do romance “Paraíso de Cristal” Editora Papa Livro – Florianópolis/SC – (1995).
# Ingresso na Academia Sul-brasileira de Letras, onde ocupa a cadeira número 11, cujo o patrono é o escritor Álvaro Porto Alegre. A posse ocorreu no dia 16 de setembro de 1995, na sede da ASBL, na Casa de Cultura João Simões Lopes Neto, em Pelotas/RS.
# O romance “Paraíso de Cristal” é um dos livros mais vendidos nas feiras do livro realizadas nas principais cidades gaúchas e catarinenses, obtendo tal registro no espaço reservado aos “Lançamentos”, nos jornais Zero Hora e Diário Catarinense – (1996).
# Felipe Assumpção Gertum toma posse como presidente da Academia Sul-brasileira de Letras, entidade literária que abrange os três estados do sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). A solenidade de posse ocorre no dia 10 de maio de 1997, em Pelotas/RS.
# Troféu Nelson Fachinelli, concedido pela Editora Alcance – Porto Alegre/RS – (1997).
# Troféu “Operário das Letras” – Hotel Embaixador – Porto Alegre/RS – (1997).
# Primeiro Lugar em Prosa, Concurso de Natal, concedido pelo Elos Clube de Santos – Santos/SP – (1997).
# Diploma de “Honra ao Mérito”, concedido pelo Elos Clube de Santos – Cellula Mater do Elismo Universal – Santos/SP – (1997).
# Selo Comemorativo do Centenário de morte do poeta Cruz e Sousa, concedido pela Academia Catarinense de Letras – Florianópolis/SC – (1998).
# Destaque Literário concedido pela Associação Artística e Literária de Cruz Alta – Cruz Alta/RS – (1998).
# “Escritor do Ano” concedido pela Academia de Letras e Ciências de São Lourenço – São Lourenço/MG – (1998).
# Comenda do Mérito Jornalístico” concedida pela Academia de Letras e Ciências de São Lourenço – São Lourenço/MG – (1998).
# Ingresso na Academia de Letras e Ciências de São Lourenço, onde ocupa a cadeira número 83, cujo o patrono é o jornalista David Nasser – São Lourenço/MG – (1998).
# “Destaque de Cultura” concedido pelo Centro de Escritores Lourencianos – São Lourenço do Sul/RS – (1998).
# “Prêmio de Edição” no Concurso “Amor à Literatura”, concedido pela Casa do Novo Autor Editora – Rio de Janeiro/RJ – (1999)
# “Colar da Grão-Cruz do Mérito Literário” concedido pela Academia de Letras e Ciências de São Lourenço – São Lourenço/MG – (1999).
# “Honra ao Mérito” no Concurso Nacional de Obras Publicadas, concedida pela Academia de Letras e Ciências de São Lourenço – São Lourenço/MG – (1999).
# Prêmio “A Palavra do Século XXI” outorgado pela Associação Artística de Cruz Alta – Cruz Alta/RS – (1999).
# “Destaque Cultural” concedido pela Academia Brasiliense de Letras – Brasília/DF (1999).
# Ingresso na Casa do Poeta Riograndense – Porto Alegre/RS – (1999).
# Fundador e primeiro Presidente da Casa Brasileira de Cultura, entidade que abriga as sete artes, sediada em Pelotas/RS – (1998).
# “Mérito Integração Zona Sul”, concedido pelo jornal “A Notícia” – Canguçu/RS – (1999).
# “Mérito Associativismo Cultural” concedido pelo Grupo Cultural Mona-lisa – Esteio/RS – (1999).
# “Medalha Cruz do Mérito Cultural” concedida pelo Grupo Cultural Mona-lisa – Esteio/RS – (1999).
# Prêmio de Edição no Concurso Literário “Anuário de Escritores 2000”, concedido pela Casa do Novo Autor – Rio de Janeiro/RJ – (2000).
# Ingresso na Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS – Salvador/BA – (2000).
# Diploma de Sócio Correspondente concedido pela Casa do Poeta Brasileiro – Salvador/BA – (2000).
# Idealizador dos Encontros Sul-brasileiros de Escritores promovidos durante sua gestão como presidente da Academia Sul-brasileira de Letras (1997, 1998 e 1999).
# “Destaque Literário” concedido pela Câmara Júnior de Jaguarão – Jaguarão/RS – (2000).
# Diploma de “Amigo de Caxias” concedido pelo poeta Rev. Dr. Jocarlos Gaspar – Duque de Caxias/RJ – (2000).
# Fundador e primeiro presidente do Instituto Nacional Brasileiro Senador Joaquim Augusto de Assumpção – INBRAJA – entidade que reúne 15 Seções que tratam de Literatura, Arte Plásticas, Jornalismo, Cidadania, Cultura Religiosa, destacando-se a Seção de Museologia que administra o Museu Histórico Helena Assumpção de Assumpção, o Memorial da Praia do Laranjal Arthur Augusto de Assumpção e, em fase de estruturação, o Museu de Arte Sacra João Paulo II – (2001).
# Em 16 de agosto de 2002, o romance “Paraíso de Cristal” recebe o prêmio máximo: Primeiro Lugar no Concurso “II Convívio 2002”, outorgado pela Academia Internazionale da Itália – Sicília. Jornais e revistas italianos divulgam a obra de Felipe Assumpção Gertum, extraindo partes do texto e traduzindo para o italiano alguns capítulos do livro.
# Diploma de Presidente de Honra da Casa Brasileira de Cultura – (2001).
# Prêmio “100 Livros do Século” outorgado ao romance “Paraíso de Cristal” pela Casa Brasileira de Cultura.
# Diploma de “Honra ao Mérito” ao romance “Paraíso de Cristal” concedido pelo Rev. Dr. Jocarlos Gaspar – Duque de Caxias/RJ – (2002).
# Troféu “Giardini Naxos” outorgado pela Academia Internazionale II Convívio, na Itália – (2002).
# Ingresso na International Whiters and Artists Association – IWA – Toledo – USA – (2003).
# Diploma “Pacto Policial” concedido pela Revista Impacto Policial – Informativo de Segurança Pública do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro/RJ (2004).

Fontes:
http://www.felipeassumpcaogertum.com/
http://www.museuhelenaassumpcao.com.br

Nenhum comentário: