sábado, 20 de março de 2010

Armindo Trevisan (1933)



Nasceu em Santa Maria, RS, em 1933.

Doutorou-se em Filosofia pela Universidade de Fribourg, Suíça, com a tese Ensaio sobre o problema da criação em Bergson (1963).

Nesse mesmo ano, fez curso de aperfeiçoamento em Paris.

De 1969 a 1970, e de setembro de 1974 a fevereiro de 1975, foi bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Atuou como Professor Adjunto de História da Arte e Estética na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, de 1973 a 1986.

Lecionou, também, no curso de pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS até 2000.

Entretanto, é a religiosidade que permeia toda a sua obra, mesmo em seus versos mais sexuais. E é esse criticismo social e político entrelaçado com um sensual lirismo religioso que faz sua obra merecedora de vários prêmios.

E é esse criticismo social e político entrelaçado com um sensual lirismo religioso que faz sua obra merecedora de vários prêmios. Entre eles o Prêmio Gonçalves Dias da União Brasileira de Escritores por seu primeiro livro de poesias, “A surpresa do ser”, publicado em 1967 e em cuja comissão julgadora se incluíam Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Cassiano Ricardo, o prêmio nacional de Brasília pelo livro “O abajur de Píndaro” em 1972 e o prêmio APLUB de Literatura 1996-1997 pelo livro “A dança do fogo”.

Mas além de poesias, também escreve alguns ensaios ao longo de sua trajetória, bem como contribui com alguns jornais, entre 1967 e 1982, em Brasília (DF), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), São Paulo, Rio de Janeiro e Portugal, bem como com algumas revistas em ambos os países.

Este poeta e ensaísta tem obras traduzidas em várias línguas, principalmente alemão, italiano, espanhol e inglês, rompendo as fronteiras geográficas da cultura brasileira.

Foi escolhido como patrono da 47" Feira do Livro de Porto Alegre.

Poesias:
A surpresa de ser (1967),
A imploração do nada (1971),
Funilaria no ar (1973),
Corpo a corpo (1973),
O abajur de Píndaro / A fabricação do real (1975),
Em pele e osso (1977),
O ferreiro harmonioso (1978),
O rumor do sangue, 1979,
A mesa do silêncio (1982),
O moinho de Deus (1985),
Antologia poética (1986),
A dança do fogo (1995),
Os olhos da noite (1997),
O canto das criaturas (1998),
Orações para o novo milênio (1999).

ENSAIOS
- Essai sur le problème de la création chez Bérgson – Fribourg, Suíça, 1963
- A escultura dos sete povos – Porto Alegre, 1978
- Os sete povos das Missões – Série: Raízes gaúchas, III volume – Porto Alegre, 1980
- Escultores contemporâneos do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, 1982
- Os sete povos das Missões – Porto Alegre, 1984
- A dança do sozinho – uma análise da arte abstrata – São Paulo, 1988
- Como apreciar a arte – do saber ao sabor: uma síntese possível – Porto Alegre, 1990
- Reflexões sobre a poesia – Porto Alegre, 1993
- A sombra luminosa – ensaios de estética cristã – Petrópolis, 1995
- A poesia: uma iniciação à leitura poética – Porto Alegre, 2000

Fontes:
http://revistaentrelivros.uol.com.br
http://www.ufsm.br/literaturaehistoria/armindotrevisan.html

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