sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 334)


Uma Trova Nacional

Busquei na noite desejos
porém não encontrei nada;
terminei roubando beijos
da boca da madrugada.
–JUNIOR ADELINO/PB–

Uma Trova Potiguar

Já se passou tanto tempo,
mas, pra mim, nada passou...
Sinto o teu cheiro com o vento
que o ingrato tempo levou.
–MARA MELINI/RN–

Uma Trova Premiada


2010 - Curitiba/PR
Tema: MADRUGADA - M/H

Madrugada, por que insistes
- na solidão que apavora –
em arrastar horas tristes...
se eu anseio pela aurora?
–THEREZA COSTA VAL/MG–

Uma Trova de Ademar

Descalço, pelos caminhos
nas caminhadas cruéis,
não vi flor, somente espinhos
que machucaram meus pés...
–ADEMAR MACEDO/RN–

...E Suas Trovas Ficaram

Tudo sempre se renova
por extensão do progresso,
tudo cabe numa trova...
Mesmo as coisas do Universo.
–AGOSTINHO CARDOSO/CE–

Simplesmente Poesia


O Disfarce
–BERNARDO TRANCOSO/SP–

Cobre a máscara
O jeito verdadeiro que tens.
Quando estás próxima a mim,
Veste-a e finge ser um falso alguém.
Teu cheiro mostra-me o teu disfarce.
É por modéstia?
Temes não me agradar, pois,
Por inteiro, sendo honesta.
Mas, mesmo que eu
Deteste-a ao ver quem és,
De fato,
Vou primeiro partir por tua mentira
Ante a moléstia.
Se existe algum problema,
Algum motivo prá enganação,
Permite-me ajudá-la agora,
Antes que eu pense
Estar errado ao te amar.
Já tem sido inofensivo - não mais -
Meu coração que, hoje, te fala
Em forma de um soneto
Disfarçado.

Estrofe do Dia

No presídio o bandido violento
se rebela temendo a cela ingrata,
o cansaço não mata mas maltrata
o mendigo do corpo feridento
que alta noite sozinho no relento,
se revolta e blasfema contra a vida,
passa a unha na casca da ferida
chega o sangue do corpo se derrama;
o mistério noturno enfeita o drama
no teatro da noite mal dormida.
CHICO SOBRINHO/PB–

Soneto do Dia

Sol
–DOROTHY JANSSON MORETTI/SP–

Hoje estás escondido. Olhando para fora,
em meio à névoa densa, em vão eu te procuro.
Que falta fazes quando, ao se esboçar a aurora,
vejo o céu carrancudo e tão cinzento e escuro!

És tu que trazes vida, a ausência eu te censuro.
Sem ti sofre a semente a emergir para a flora,
falta a luz dos teus raios ao trigo maduro,
esmaecem os tons quando te vais embora.

De repente, através de uma nesga apareces...
Com que força vital a alma da gente aqueces
e afastas tão depressa as nuvens de tristeza!

És dono do universo, a nada te comparas;
e ao sentir teu calor reconfortando as searas,
feliz volta a sorrir, de novo, a Natureza!

Fonte:
Textos enviados pelo Autor

Nenhum comentário: