sexta-feira, 22 de junho de 2018

Jean-Pierre Barakat (Poemas Avulsos) I


ABERTO, NO CÉU...

Aberto, no céu,
O teu longínquo olhar...
De amores e abraços,
A vagar e vasculhar
Nos etéreos espaços.
Aberto, no céu,
O teu caminho na vida...
De desenlaces a fio,
Por essa terra prometida:
A alma assim no cio.
Aberto, no céu,
O teu inefável desaperto
Sorvendo esse universo...
E no coração um aperto
Urge o AMOR no verso.

CATIVOS

O Céu é cativo no teu olhar
Os filós de nuvens airosas
Seduzem os alísios ventos
No espaço do firmamento
O Mar é cativo no teu olhar
As ondas suspiram porosas
Sobre o mar os momentos
De um total contentamento
A Terra é cativa no teu olhar
A realeza em transe de rosas
Sangra atar nos pensamentos
O Tao-Amor é seu alimento
Um Pluriverso é cativo no teu olhar
Livre estou
No teu sonhar.

NOITE DO INFINITO

Estrelas e planetas
No silêncio do espaço
Acenam um ameno suspiro
E eu Amor já te respiro
Meu doce coração traço
Na elipse dos cometas
E vibro como os poetas
Outra dimensão abraço

Todos os mundos reviro
Teu nome gravo profiro
Pelas noites me refaço
Como os pios anacoretas.

NUVENS

Nuvens, nuvens por toda parte,
Explodindo sob a coroa solar.
O ruflar da ave vai encontrar-te,
E todo o meu ser vai te amar.
Nuvens, nuvens numa fileira,
Naus sem fado nesse vão.
Cores vibram na brincadeira
Quando aperto a tua mão.
Nuvens, nuvens fogem assim,
Sangrando rubras no poente.
Expiram, carregando em si

Um temporal inconsequente.

O RIO DA VIDA

É uma grande aventura
Porventura sempre será
Esse fluxo constante
De amor por toda parte
Na arte de ser rio
Mavioso abraçando o mar
Tornar-se quintessência
Dissolver-se na maré
Sonhar até em segredo
Ser a mesma Imensidão
Pois a vida no seu desenlace
Tece o nosso Despertar

CONTEMPLAÇÃO

E agora sei escutar o silêncio.
Disse-me ele que as palavras vãs fazem sentido,
Como a folha amarelada que cai no outono:
Algo morre, e é preciso sorrir, porque
Toda morte carrega uma vida em si.

Lembro do passado: lembro tudo.
Nada, porém, é mais deslumbrante que o Agora,
Esse, que vem, arrebata todas as razões e
Derruba as falsas seguranças que queremos:
Não é nosso esse privilégio de saber por certo.

Seja assim, então, que a Vida venha, plena
E imprevisível em mim, no efeito do Amor,
Seduzindo a minha alma com a sua promessa
De manhãs únicas, frágeis e inspiradoras:
E que o meu olhar possa sempre encontrar o teu.

Para abraçarmos a mesma visão no horizonte.

Fontes:

Um comentário:

Edi Xavier da Guirra disse...

O amor em verso, poesia e prosa. Sempre!!