domingo, 17 de junho de 2018

Vivaldo Terres (Poemas Escolhidos) IV


ANJINHO CAÍDO DO CÉU

Quem é esta garota de loiros cabelos,
De olhos azulados, com um lindo chapéu...
De boca pequena, de pés pequeninos,
Mas parece um anjinho caído do céu.

É toda formosa de pele bem clara.
De rosto bonito e encantador olhar,
Quando ela passa cheia de graça,
O povo que passa, resolve parar.

Pois no mundo até então, nunca se tinha visto,
Criatura tão perfeita, de beleza tão grande,
Que ao vê-la qualquer mortal perde a voz,
Se ela é da terra ou de outro planeta,
O mais importante é que está entre nós.

COMO ME ILUDI 

Entre outras que conheci...
Tu foste aquela...
Que sempre amei. 
Eras para mim,
A fonte de ternura! 
E único amor que sempre devotei. 

Eras para mim a eterna claridade. 
Mesmo nos dias nublados... 
E noites sem lua!
Eras para mim o sol,
Com o seus raios divinos.
Ao me aquecer... 
Após uma noite fria! 

Hoje apesar dos tempos... 
Já passados! 
E saber que já... 
É uma página virada...
Como me iludi!
Com estes pensamentos... 
Como posso te esquecer, 
Se tu foste a minha amada.

FERRO DE BRASA

A vovó era simpática,
Morava aqui na Comasa.
E passava toda a roupa,
Com o seu ferro de brasa.

Quando chegou o ferro elétrico,
Começou a reclamar
Dizendo este ferro não esquenta
Como é que vou passar?

Como é que irei passar...
O terno do João?
E o vestido da Geralda?
Este ferro não esquenta
As roupas ficam amassadas.

E era assim todas às vezes
Que a vovó ia passar
As roupas que precisava
Sempre a questionar.

Foi então que mamãe disse
Já de tanto intrigada,
Este ferro esquenta sim
A senhora é que não está acostumada.

Mas resolveu em segundos
Problema de quase um mês,
Depressa foi na dispensa,
Trouxe o de brasa outra vez.

OUÇO ISSO COM TRISTEZA

Porque ainda temas em dizer me, que me amas,
E que o teu amor é o mais puro do mundo!
E que a minha fisionomia está sempre diante de ti,
E por isso não podes esquecer-me nem por um segundo.

Ouço isso com tristeza prima da hipocrisia,
Pois quando estávamos juntos, fingias amar-me!
Usando uma formula que na verdade!
Eu já conhecia.

Acredito teres algum curso de teatro!
Ou quem sabe vês muita novela...
No momento vejo-te como uma atriz,
Representando o papel duma delas.

Fonte: O Poeta

Nenhum comentário: