segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Gislaine Canales (Glosas Diversas) LXVII


JARDINEIRO...

MOTE:
Sou jardineiro imperfeito,
pois no jardim da amizade,
quando planto amor perfeito
nasce sempre uma saudade...
Adelmar Tavares
Recife/PE, 1888 – 1963, Rio de Janeiro/RJ

GLOSA: 
SOU JARDINEIRO IMPERFEITO,
mas meu adubo é o amor,
eu amo sem preconceito,
dou a todos, meu calor!

Eu colho muito carinho,
POIS NO JARDIM DA AMIZADE,
que encontro no meu caminho
existe a felicidade!

Vivo feliz, satisfeito,
espero que o tempo passe...
QUANDO PLANTO AMOR PERFEITO
é um perfeito amor, que nasce!

Mas junto de tantas flores,
às vezes, contra a vontade,
recordando os meus amores,
NASCE SEMPRE UMA SAUDADE…
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

MUITO ALÉM DAS ESTRELAS...

MOTE:
As estrelas... na amplidão,
nem todos conseguem vê-las.
Um sonhador põe a mão
muito além dessas estrelas!
Aloísio Alves da Costa
Umari/CE, 1935 – 2010, Fortaleza/CE

GLOSA:
AS ESTRELAS... NA AMPLIDÃO,
embelezam o Universo,
e o poeta com emoção,
as retrata no seu verso!

Ficam distante... não perto,
NEM TODOS CONSEGUEM VÊ-LAS,
mas quem traz o peito aberto
pode, contudo, entendê-las!

Com amor no coração
e a alma, pura estesia,
UM SONHADOR PÕE A MÃO
e logo as torna poesia!

Eu quisera ser poeta
para poder concebê-las,
e pôr a minha alma inquieta,
MUITO ALÉM DESSAS ESTRELAS!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

ESPERANÇA...

MOTE:
Esperança é o sol aberto
que meu destino conduz:
Deixando o sonho mais perto,
bem menos pesada a cruz.
Alonso Rocha
Belém/PA, 1926 – 2011

GLOSA:
ESPERANÇA É O SOL ABERTO
que vem dourar o meu dia,
onde feliz eu desperto,
esquecendo a nostalgia!

Esse sol tão envolvente,
QUE MEU DESTINO CONDUZ,
tem um calor diferente,
que vem de vibrante luz!

Nesse meu vagar incerto,
quem me sustenta é a esperança,
DEIXANDO O SONHO MAIS PERTO
aumenta a minha confiança!

E um raio de sol, então,
cheio de brilhos, reluz,
tornando, com emoção
BEM MENOS PESADA A CRUZ.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

ILUSÕES

MOTE:
FEREM, SIM, MAS QUERO TÊ-LAS,
AO LONGO DA CAMINHADA.
ILUSÕES! CACOS DE ESTRELAS,
QUE ENCHEM DE LUZ MINHA ESTRADA!
Carolina Ramos
Santos/SP

GLOSA:
FEREM, SIM, MAS QUERO TÊ-LAS,
agridoces ilusões,
quero também merecê-las,
sentir suas emoções!

Quero que sigam comigo
AO LONGO DA CAMINHADA,
me amparando, dando abrigo,
enchendo de tudo, o nada!

Quero, em meu peito, acendê-las
e deixá-las crepitar...
ILUSÕES! CACOS DE ESTRELAS,
que não cansam de brilhar!

Seguindo nessa ilusão,
me sentirei muito amada,
com luzes no coração
QUE ENCHEM DE LUZ MINHA ESTRADA!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

LUA DISTANTE...

MOTE:
Sonhador, poeta... e amante
de quanto a vida me dá,
que importa a lua distante...
se os meus sonhos chegam lá?...
João Freire Filho
Rio de Janeiro/RJ, 1941 – 2012

GLOSA: 
SONHADOR, POETA... E AMANTE
eu vivo intensa alegria,
o meu desejo excitante
explode em minha poesia!

Eu sou cativo do amor,
DE QUANTO A VIDA ME DÁ,
por isso, de mim, a dor,
para longe fugirá!

Esse meu amor, garante
meu sonho realizar...
QUE IMPORTA A LUA DISTANTE...
se eu aprendi a voar?

Voando pelo infinito,
minha alma, feliz está,
porque sufocar meu grito,
SE OS MEUS SONHOS CHEGAM LÁ?...

Fonte: Gislaine Canales. Glosas. Glosas Virtuais de Trovas XVIII. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. 2004. 

Nenhum comentário: