segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Estante de livros (“Perdas e ganhos”, de Lya Luft)


"Em plena maturidade sinto em mim a menina assombrada com a beleza da chuva que chega sobre as árvores num jardim de muitas décadas atrás." p. 26.

Lya Luft é uma mulher de seu tempo, e sobre ele dá seu testemunho em tudo o que escreve, especialmente neste novo livro. Uma mulher madura que já experimentou perdas e ganhos, mas mantém o otimismo, ama a vida, se diz “um bicho de sua casa” ― embora pouco doméstica, considera sua família o centro da vida, e a vida mais importante do que a literatura. 

Neste primeiro livro seu publicado, a romancista, cronista e poeta convida o leitor para refletir ao seu lado, indagar, contemplar e admirar o mundo. "Não somos apenas vítimas de fatalidades", diz. "Somos também senhores de nossa vida.

Num misto de ensaio e memórias, Lya retoma diversos temas de O rio do meio ― livro publicado em 1996, vencedor do prêmio de melhor livro da Associação Paulista de Críticos de Arte. Considera o ser humano ao mesmo tempo bom e capaz, fútil, medíocre e até cruel. Embarcado numa vida que é um dom, um mistério, e uma conquista a cada momento. 

Lya acredita que “a felicidade é possível, que não existe só desencontro e traição, mas ternura, amizade, compaixão, ética e delicadeza.” Sobre isso dialoga, aqui, com seu leitor. Entre alegrias, descobertas, decepções e buscas, em Perdas & ganhos ― livro inédito desde as memórias de infância Mar de dentro, publicado em 2002 ― a autora busca dar um testemunho pessoal sobre a experiência do amadurecimento. 

Convoca o leitor para ser seu amigo imaginário: cúmplice e companheiro de reflexões que vão da infância à solidão e à morte, ao valor da vida e à transcendência de tudo. Lya divaga, discute e versa, com ímpeto, compaixão, e muitas vezes bom humor, sobre velhice, amor, infância, educação, família, liberdade, homens e mulheres, gente de verdade... e conclui que o tempo passa mas as emoções humanas não mudam, revelando que é preciso reaprender o que é ser feliz. Um livro sensível, delicado e inquietante de uma das mais importantes escritoras brasileiras da atualidade, premiada pela crítica e consagrada pelos leitores.

Segundo as próprias palavras de Lya Luft, uma obra que trata do drama existencial humano mas de forma direta, conversando com o leitor a quem ela chama de leitor imaginário. Disse ter escrito esse livro sem pensar em nada, sem esperar nada. Nele, compartilha seus medos, inquietações e duvidas sobre seu próprio caminhar.

Lya classifica Perdas e Ganhos junto com Pensar é transgredir e O tempo é Rio que Corre como “ensaios não acadêmicos”. Coisas sobre as quais ela refletiu. Já em outro momento ela os classifica de reflexões. Independente da classificação, o texto foi bem escrito. Provoca, indaga, expõe sentimentos e nos conduz pelos labirintos da existência com serenidade, sabedoria , fluidez de pensamento e uma certa dose de perplexidade e inquietação.

Nesta obra Lya afirma, ou seja, convida o leitor a se juntar a ela, ser seu cúmplice e companheiro nesta jornada de descobertas, desconstrução e reflexões que vão da infância à vida adulta e à morte.

Sem nunca perder o fio da meada vai tecendo com habilidade e destreza, entre um pensamento e outro, uma reflexão ou incerteza uma nova maneira de ver e sentir a vida.

Fala de recomeços, de relações conflituosas entre pais e filhos, de historia de mulheres que se descobrem envelhecendo e a forma com que lidam com essa nova realidade mas sempre sob a perspectiva de alguém que aprendeu e continua aprendendo com todos os acontecimentos, dores e alegrias.

Algumas vezes se sente que está sentada ao seu lado tomando uma xícara de chá e divagando com paixão e alma sobre temas tais: tempo, família, relações, ilusões, perdas em vida, perdas pela morte, enfim sobre o intrincado e complexo sentido do existir.

Consegue-se sentir em suas palavras que as perdas ou ganhos baterão em nossa porta em algum momento e seu impacto será proporcional ao conjunto de nossas experiências e história pessoal de vida.

Se o que Lya pretendia ao escrever este livro era nos desacomodar, nos provocar a rever nossos conceitos, a olhar para nossas emoções e sentimentos ela conseguiu e com muita maestria.

O titulo do livro já deixa claro que se trata das tantas perdas e outros tantos ganhos que a pessoa acumula durante a vida mas só com a maturidade é capaz de equilibrar os dois lados da balança.

Lya Luft com este livro nos convida a rever nossos vínculos, nossos afetos. Repensar o que entendemos por ser feliz e mais do que isso nos instiga a construirmos relações sólidas, sadias e baseadas na amorosidade e comprometimento com o ser e o sentir.

Fontes:
– https://www.amazon.com.br/Perdas-ganhos-Lya-Luft/dp/8501067113
– Sandra Radin, em Artistas Gaúchos, 22/09/2020

Nenhum comentário: