quarta-feira, 3 de setembro de 2008

João Batista Leonardo (1939)



“(...) O valor das pessoas está no bom conceito firmado e não na fama, porque conceito é moldado no valor do ser e a fama no supérfluo do aparecer comprado” . Este é um dos trechos do livro de João Batista Leonardo, "Os Tempos da Esperança à Razão", lançado neste ano de 2008.

a) Gerais

João Batista Leonardo, nasceu em Itápolis, Estado de São Paulo, em 04/11/39. Filho de Marcelino Leonardo e Teodolinda Sgóbero Leonardo. Casado com Marlene Philip Leonardo. Tem dois filhos, Marcelo Philip Leonardo e João Batista Leonardo Filho, ambos médicos Mastologistas. Chegou a Maringá em 1949 quando iniciou seus estudos no Grupo Escolar de Maringá Novo, sendo o primeiro médico de Maringá que iniciou os estudos na cidade. Iniciou o curso ginasial no Seminário Nossa Senhora da Assunção, em Jacarezinho e finalizou-o no Ginásio Maringá. Fez o curso científico no Colégio Culto à Ciência, em Campinas e formou-se em medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, no ano de 1966. Fez pós-graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Oncologia no Instituto Nacional de Câncer e na Maternidade Herculano Pinheiro, no Rio de Janeiro, onde recebeu o título "Médico Residente Padrão". Iniciou suas atividades médicas em Maringá em julho de 1969.

b) Na comunidade

É sócio do Maringá Clube desde 1970, onde exerceu vários cargos na diretoria. É sócio fundador da Sociedade Rural de Maringá. Na Igreja Católica foi um dos primeiros coroinhas e foi palestrante desde o primeiro curso de noivos de Maringá, continuando o trabalho em Maringá e região até a presente data.

Foi articulista no jornal "O Jornal do Povo" por um ano. Escreveu o capítulo "Prevenção de Câncer do Útero" no livro "Manual do Voluntário" da autora, Adriana Calvo. Fez inúmeras entrevistas em revistas, rádios, jornais e televisões. Escreveu o livro de crônicas intitulado "Os Tempos da Esperança à Razão", cujo lançamento foi em abril de 2008.

c) Vida Médica.

É médico especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Oncologia, títulos conferidos mediante concurso pela Associação Médica Brasileira e suas confederadas.

Dentro da medicina tem trabalhos relevantes: É diretor do Instituto Médico da Mulher. Fundador do primeiro serviço de prevenção de câncer e também, clínica de planejamento familiar da região. Sócio fundador do Conselho Maringaense de Assistência à Mulher, fundador da Sociedade de Bem Estar Familiar do Brasil, Clínica de Maringá. Delegado regional da Associação Mundial de Prevenção do Câncer Ginecológico. Membro da Associação Médica Brasileira, sócio da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, sócio da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Membro da Associação Médica do Paraná, membro do Conselho Regional de Medicina do Paraná, sócio da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Paraná, sócio fundador da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Maringá, sócio da Sociedade Médica de Maringá, membro do Sindicato dos Médicos de Maringá. Organizador de vários eventos médicos. Publicou artigos e trabalhos em revistas médicas regionais e nacionais. Tem registro na vida profissional mais de seis mil partos e milhares de cirurgias.

Autor do livro "Para a Gestante". (1976)

d) Vida Leonística.

Sócio ativo de Lions Internacional, filiado ao Lions Clube Maringá, desde 1971, exercendo cargos regionais e nacionais. Detentor de deferências leonísticas, como, medalhas, placas e reconhecimentos, de Lions Internacional por serviços prestados.

Assessor Leonístico Distrital de Conscientização Acerca de Drogas desde 1990 e por três gestões, Assessor Leonístico Nacional de Combate às Drogas. No Distrito exerceu também os cargos de vice-governador e Assessor de Leonismo.

Organizador, em vários Estados Brasileiros, de "Fóruns, Seminários e Palestras" de prevenção ao uso de drogas. Orador oficial, abordando o Título "Simplesmente Mulher", na Convenção Distrital de 1995 em Umuarama, para as domadoras e convidadas.

Autor do livro: "Drogas Perguntas e Respostas", hoje na 4ª edição com oitenta mil exemplares editados e distribuídos no Brasil. Produziu e escreveu o filme: "A Vida e as Drogas", visando à prevenção de uso de drogas nas escolas, já visto por milhares de adolescente no sul do Brasil.

OBRAS de João Batista Leonardo:
Para a Gestante (1976)
A Vida e as Drogas - Filme em DVD- 2ª edição (2005)
Drogas: Perguntas e Respostas - 4ª edição (2006)
Os tempos da Esperança à Razão (2008)

Fontes:
- Olga Agulhon, presidenta da Academia de Letras de Maringá
- Foto e citação: http://angelorigon.blogspot.com/

Nenhum comentário: