domingo, 17 de outubro de 2010

Programa São Paulo: um Estado de leitores (inscrições abertas até 20 de outubro)

A Fundação Volkswagem, em parceria com o Cenpec e a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por meio do Programa São Paulo: um Estado de leitores, oferecerá três novas turmas de formação nos projetos Entre na Roda - Curso de Formação de Orientadores de Leitura (infantil e fundamental) e Brincar - O brinquedo e a brincadeira na infância. Serão oferecidas 120 vagas ao todo.

Ambos os cursos são gratuitos e direcionados a educadores, professores, bibliotecários, ssistentes de biblioteca, contadores de histórias e demais profissionais que estejam desenvolvendo projetos nas áreas de educação e cultura para a comunidade.

Os cursos terão início em 2011 e são estruturados em 8 módulos de 8 horas cada, uma vez por mês, com encontros realizados às segundas-feiras no Museu da Língua Portuguesa ou na Biblioteca de São Paulo.

A seguir seguem as apresentações do Entre na Roda e do Brincar e a ficha de inscrição pode ser obtida AQUI.

As inscrições devem ser realizadas, impreterivelmente, até o dia 20/10.

Qualquer dúvida, pedimos que entre em contato com o Programa São Paulo: um Estado de leitores, por meio dos e-mail: contato.spel@poiesis.org.br ou ainda pelo telefone 11 3331-5549
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São Paulo, 04 de outubro de 2010.

Srs. Gestores de Educação

Buscando somar esforços para a melhoria da qualidade e o fortalecimento da educação pública, a Fundação Volkswagen, o Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e a Secretaria de Cultura do Estado de SP – agradecem sua presença e dão as boas-vindas a vocês pela participação nesse evento de apresentação dos Projetos Entre na Roda e Brincar, que constitue o Programa Território Escola.

O objetivo desse encontro é fornecer informações sobre o Projeto e sobre o processo de adesão ao mesmo, tendo em vista a iniciativa da Fundação Volkswagen em estabelecer novas parcerias para a turma de formação em 2011.

Agradecemos sua participação,
Conceição A. Mirandola
Diretora de Administração e Relações Institucionais
Fundação Volkswagen
Claudia Maria Michelucci Petri
Gerente de Projetos Locais
Cenpec
Frederico Tavares Bastos Barbosa
Diretor Executivo
Organização Social de Cultura POIESIS

Entre na Roda: leitura na escola e na comunidade

Forma orientadores de leitura (mediadores) para que atuem na escola e na comunidade, estimulando o gosto pela leitura e desenvolvendo as capacidades leitoras de crianças, jovens e adultos.

Objetivos:

• Formar educadores e voluntários da comunidade para desenvolver rodas de leitura.

• Estimular o prazer pela leitura e ampliar capacidades leitoras por meio
do trabalho sistemático com diferentes portadores e gêneros textuais.

• Ampliar o universo cultural de crianças, jovens e adultos.

• Fortalecer a parceria entre unidades educacionais e comunidade, na perspectiva da educação integral.

• Conhecer e valorizar a cultura local.

Público alvo:

Educadores, gestores educacionais, bibliotecários, agentes sociais e voluntários da comunidade que atuem com crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Modalidades:

• Entre na roda Infantil: para educadores e voluntários que atuam com crianças menores

• Entre na roda Fundamental - para educadores e voluntários que atuam com crianças maiores, adolescentes, jovens e adultos

Conteúdos:

Entre na roda Infantil:
• Organização de tempos e espaços para o trabalho com leitura
• A criança pequena diante do livro
• Livros e histórias
• Poesia
• Textos informativos
• Compartilhando experiências

Entre na roda Fundamental:
• Apresentação do Projeto
• Narrativas curtas: textos da tradição oral e crônicas
• Contos clássicos e modernos
• Romance, novela e texto teatral
• Poesia
• Jornal, textos jornalísticos
• Textos de divulgação científica

Duração:

1(um) ano

Material:

• Para o participante: kit com material de apoio às formações.

• Para a escola/instituição participante: 1(um) baú com acervo de literatura infantil ou infanto-juvenil.

Estrutura do Projeto:

Formação:
• 64 horas de formação presencial: 8 encontros de 8 horas cada realizados ao longo do ano.

• 16 horas de formação não presencial - para estudos, tarefas e coleta de dados.

A formação poderá ser:
• por representação

• Visitas de acompanhamento:
4 visitas do formador à instituições envolvidas para observação e orientação.

Brincar: O brinquedo e a brincadeira na infância

O que é:

Projeto desenvolvido pelo Cenpec, por iniciativa da Fundação Volkswagen.

Projeto de formação de educadores e voluntários que atuam com crianças para que aprimorem suas práticas com relação ao desenvolvimento de atividade lúdicas, expressivas e recreativas com as crianças.

Tem como princípio o reconhecimento de que brincar é um direito da criança e que cumpre um papel decisivo no seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. É uma forma de linguagem e uma rica possibilidade que a criança tem de integrar-se ao grupo com que convive, podendo desenvolver sua identidade pessoal e cultural.

Procura enriquecer a prática dos educadores, ampliando repertório de brincadeiras, instigando reflexão sobre o seu significado para as crianças e para os adolescentes, sobre questões culturais e valores. Propõe pensar sobre tempos e espaços relacionados ao brincar e sobre os critérios para escolha de acervo de brinquedos.

Contribui para a educação integral, uma vez que forma profissionais e voluntários para que entendam o brincar na infância como um dos fatores principais para o desenvolvimento integral do educando, pois desenvolve o corpo, as relações sociais, os aspectos cognitivos e afetivos. Também oferece repertório para o desenvolvimento de ações dentro e fora de instituições educacionais e incentiva a articulação entre unidades educacionais de educação formal, outros espaços e instituições de seu entorno e a comunidade.

Objetivos:

Objetivos gerais

• Favorecer o conhecimento e a reflexão sobre a cultura da infância;

• Proporcionar espaços de formação e reflexão sobre a infância e o brincar;

• Sensibilizar o olhar e enriquecer o conhecimento teórico e a prática dos adultos que atuam com crianças em diferentes espaços.

Objetivos específicos

• Promover o reconhecimento e a valorização do brincar como direito da criança;

• Fomentar a ampliação dos conhecimentos sobre a infância, o brincar e o desenvolvimento infantil;

• Fomentar a ampliação dos tempos e espaços destinados à brincadeira;

• Propiciar a ampliação de repertório de brincadeiras com referência da cultura popular e cultura da infância;

• Promover a reflexão sobre a importância da articulação entre as diferentes instituições de atendimento à criança e destas com as famílias;

• Conhecer as brincadeiras do universo cultural das diferentes territorialidades;

• Difundir as brincadeiras, reconhecendo-as como expressão da diversidade cultural.

Público alvo:

Educadores que trabalham direta ou indiretamente com crianças: professores de creches, EMEI ou primeiras séries do ensino fundamental, gestores de escola, gestores de secretarias de educação, voluntários, educadores de outras instituições.

Conteúdos:

• Memória de infância
• Cultura da infância
• Desenvolvimento infantil
• O espaço e o tempo da brincadeira
• O uso de diferentes linguagens expressivas no trabalho com crianças
• Vivências de brincadeiras da cultura infantil
• Construção de brinquedos com sucatas
• Relações adultos/crianças e criança/criança
• Brincadeiras de rua, quintal e quadra
• Acervo de brinquedos e jogos
• A brincadeira de faz-de-conta
• A brincadeira da criança de 0 a 3 anos

Estrutura do Projeto

Formação:

• 64 horas de formação presencial - 8 encontros de 8 horas realizados ao longo do ano.
• 16 horas de formação não presencial - para estudos, tarefas e coleta de dados.

A formação poderá ser:
• Por representação

Visitas de acompanhamento:
• 4 visitas do formador às instituições envolvidas para observação e orientação.

Prêmios:
Prêmio Criança 2008 – Fundação Abrinq.
Prêmio Ludicidade/Pontinhos de Cultura – 2008 – Ministério da Cultura.

Administrativo - Normas e Procedimentos
Processo de assinatura do Termo de Parceria e Compromisso com Municípios 2010

Para agilizar o processo de assinaturas do TERMO DE PARCERIA E COMPROMISSO que será firmado entre Fundação Volkswagen, CENPEC, POIESIS e Município/Entidade, informamos abaixo algumas normas e procedimentos.

Primeiro passo

Assim que houver a confirmação por parte da Fundação VW, CENPEC e POIESIS dos Municípios/Entidades escolhidos, já poderemos firmar a parceria por meio do Termo.

Até 18/10/2010

O Município deverá encaminhar um e-mail para a Fundação VW (janaina.domingos@volkswagen.com.br) , Cenpec (liliane@cenpec.org.br) e POIESIS (contato.spel@poiesis.org.br) com a indicação da pessoa que cuidará de todo o processo. Dados necessários: nome, telefones, e-mail e endereço.

Processo de Seleção: 18/10 a 05/11/2010

Resultado dos municípios escolhidos: 08/11/2010

Confirmação da Participação: 12/11/2010

Até 06/12/2010
A Fundação VW encaminhará, via e-mail, a minuta do Termo.

Até 17/12/2010
O Município deverá informar a Fundação VW, caso haja necessidade de alteração de cláusulas ou envio de documentos. Se não houver necessidade, o município estará autorizado a imprimir 3 (três) vias do TERMO, colher as assinaturas e devolver, via correio, para a Fundação Volkswagen.

Contatos e endereço da Fundação Volkswagen
Janaina Domingos
E-mail: janaina.domingos@volkswagen.com.br
Fone: (11) 4347-2547 – das 08 às 17hs
Fax: (11) 4347-2874
Fundação Volkswagen
Via Anchieta km 23,5 CPI 1394
Bairro Demarchi - São Bernardo do Campo - SP
CEP 09823-901

05/01/2011
Prazo final para devolução do TERMO assinado pelo Município. O envio deverá ser via correio.

Até 15/01/2011
A Fundação VW providenciará a assinatura dos seus representantes e encaminhará para o CENPEC.

Até 30/01/2011
O Cenpec providenciará a assinatura dos seus representantes e encaminhará para a POIESIS.

Até 15/02/2011
A POIESIS providenciará a assinatura dos seus representantes e encaminhará para a Fundação Volkswagen.

Até 28/02/2011
A Fundação Volkswagen encaminhará, pelo correio, 1 via assinada para controle e arquivo do Município/Entidade.

Contamos com o comprometimento de todos durante o processo, sendo que ficaremos à disposição para negociar qualquer exceção que se fizer necessária.

É importante ressaltar que caso o TERMO não esteja assinado até o 2º encontro de formação, a Fundação Volkswagen suspenderá a participação do representante do município até a regularização da assinatura.

Informamos que esse procedimento foi estabelecido para que não tenhamos problemas com a Auditoria da Fundação Volkswagen.

Obrigada.
Janaina Domingos
Coordenadora Administrativa
E-N Fundação Volkswagen
Via Anchieta km 23,5 CPI: 1394
Bairro Demarchi - São Bernardo do Campo - SP
CEP: 09823-901Fone +55 (11) 4347-2547
Fax +55 (11) 4347-2874
janaina.domingos@volkswagen.com.br
http://www.vw.com.br/
Semeando para um futuro melhor
!

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