terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Maria Thereza Leite (Passagem Secreta para Rua)

“Passagem secreta para a rua”, obra de Maria Thereza Leite está situado dentro do que podemos classificar de literatura contemporânea, e nos dá uma ideia do teor literário dos escritores da atualidade.

O conto “Passagem secreta para a rua”, traz uma característica forte dos contos contemporâneos que é a exploração de um tempo interior psicológico. A narração em 3º pessoa existente no conto nos permite entender todo o drama que se passa com os personagens, o sofrimento interior, casos densos de significação humana, indagações próprias da introspecção, formando contextos trágicos, enigmáticos que favorecem o crescimento da narrativa.

A escrita de Maria Thereza é dotada de detalhes, porém não deixam o conto exaustivo, ao contrario prende o leitor faz criar imagens, sons, cores, clima inebriante quase palpável, levando comoção e compaixão ao leitor. O olhar da narradora sobre os fatos detalhados no enredo não é um olhar preconceituoso, mas se derramam em contextos densos, dramáticos, porém suaves, rompendo com qualquer estrutura opressiva, sua linguagem coloquial apresenta vocabulários atuais, inerente a abordagem da atualidade.

Dentro deste contexto faz também uma analise da vida urbana dos grandes centros, de modo poético, sensível e quase imperceptível aborda temas como o crescimento das cidades, a violência, poluição e o estresse criado por tudo isso e a busca neste meio de uma existência um pouco mais satisfatória mudando o modo de viver das pessoas gerando o aprisionamento das mesmas enraizadas na preservação de si e dos entes em suas próprias residências, como deixa transparecer o enredo de “Passagem secreta para a rua”.

As narrativas de Maria Thereza, como podem observar tomando por base o conto analisado deixa entrever a dúvida nos atos dos personagens que dá ao leitor múltiplas significações e entendimentos além texto, o que parece ser uma característica utilizada em recorrência pela autora, destacando em uma leitura limpa e inebriante o brilhantismo da mesma.

Fonte:
artigo publicado por Kercya Nara Felipe de Castro, sob o título Literatura cearense e contemporaneidade:a atualidade expressa no conto de Maria Thereza Leite. Disponível em Brasil Escola

Nenhum comentário: