sábado, 7 de dezembro de 2019

Álvaro Posselt (Tercetos e Quartetos)


Boneca de cera
No quartinho de bonecas
todas outras choram
você foi eleita miss!
__________________________
Busca

Encontrá-las eu preciso
Ajudar-me acho que topas
Sei que foi no paraíso
que o diabo perdeu as botas
__________________________
Coração quebrado
Relógio à prova d'água
passa o tempo
só não passa a mágoa
__________________________
Escrever

Escrever é uma gestação
O poema pode nascer
em nove meses, nove dias ou nove segundos
__________________________
Espelho

Você diz que sou pentelho
que com setenta eu estou
ou nunca se olhou no espelho
ou do espelho duvidou!
__________________________
Fofoca

Boato gera falatório
vira fofoca e assunto
pois se fosse num velório
acordaria até o defunto!
__________________________
Fora de casa

Dentro do congelador
Quer viver à sua maneira
Em cima passa até calor
O pinguim de geladeira
__________________________
O médico e o monstro
Sou do sol e sou da lua
As mudanças me consomem
Sou do campo e sou da rua
Meio santo e lobisomem
__________________________
Oração de um baladeiro

Ai, meu São Jorge
que o dragão daquela noite
não cruze mais meu caminho!
__________________________
Sintoma

A toda hora com furor
No meu peito a dor consome
Eu pensava que era amor
Diz o médico que é de fome
__________________________
Transitório

O rio vai embora
para nunca mais voltar.
A nascente chora!
__________________________
Via láctea
Neste mundo meu
sou um planeta habitado
no universo seu!
__________________________
O amor é eterno - Uma história além da vida
Isso é o cúmulo
o defunto só queria ficar
e não levá-la pro túmulo!

Ela queria compromisso sério
Os defuntos se casaram
na cruz do cemitério

Isso que é gostar
o defunto falou pra ela:
Pra sempre eu vou te amar!

Hoje em dia é uma beleza
ela lava os pratos
e ele arruma a mesa!

Precisa ver que bela ceia
tem até flores e vela
em noite de lua cheia!

Reúnem-se às sextas-feiras
Vem caveira de todo lado
e até as macumbeiras!

E assim a vida passou
Seguindo os passos da rotina
tudo se estabilizou

Veio o primeiro filho
Com as contas e as brigas
a relação ficou sem brilho!

Que tremenda desilusão
ela foi embora com o filho
Ele ficou sem chão

O defunto tanto chorou
depois caiu em depressão
e então se suicidou!

No seu reenterro
prometeu com convicção
"Nunca mais cometo esse erro!"

Mas todo defunto tem sentimento
e não demorou muito
para um novo relacionamento!

Conheceu uma moça bela
de olhos esbugalhados
e já meio banguela!

Como sempre se diz
até no mundo dos mortos
a gente só quer ser feliz!

Fonte:
Recanto das Letras

Nenhum comentário: