sábado, 17 de setembro de 2022

Myrthes Neusali Spina de Moraes (Caderno de Trovas)


A igreja toda enfeitada,
e a bela noiva no altar.
Que destino... que mancada!
Não veio o noivo casar.
= = = = = = = = = = =

A saudade nos conforta,
na dor por alguém ausente,
pois abre sempre uma porta
a quem se encontra carente.
= = = = = = = = = = =

As folhas caem no outono
vão cobrindo todo chão.
As aves nesse abandono,
debandam sem direção.
= = = = = = = = = = =

Belas flores perfumaram
os jardins de nossas casas.
Os passarinhos cantaram,
bailando, a bater as asas.
= = = = = = = = = = =

Dos folguedos de criança,
eu tenho muita saudade.
Vovó é a doce lembrança
que me traz felicidade!
= = = = = = = = = = =

Em fria noite de inverno
eu dispenso o cobertor,
pois teu abraço tão terno
faz-me até sentir calor!
= = = = = = = = = = =

Já no outono desta vida,
muitos espinhos pisei.
Encontrei uma saída:
em vergeis os transformei.
= = = = = = = = = = =

Mamãe carinhosa e bela,
que saudade de você...
da história da Cinderela
e do Saci-Pererê.
= = = = = = = = = = =

Minha mãe, quanta saudade,
do teu tão doce cantar.
Tempo de felicidade,
que hoje só posso sonhar.
= = = = = = = = = = =

Ninguém foge do destino,
diz um dito popular,
mas, quando se é pequenino,
como nele acreditar?
= = = = = = = = = = =  

No inverno, a formiguinha
trabalhava sem cessar
e a folgada cigarrinha
ficava a cantarolar!
= = = = = = = = = = =

No inverno, em noite bem fria
e insônia a me torturar,
para espantar a agonia,
faço versos ao luar.
= = = = = = = = = = =

O inverno chegou depressa
e com muito vento e frio.
O tempo corre e não cessa
de nos fazer desafio.
= = = = = = = = = = =

O outono já passou,
tão depressa como o vento
e tristonha me deixou
contigo em meu pensamento.
= = = = = = = = = = =

O peão de boiadeiro,
foi na arena o boi montar,
e o destino traiçoeiro
veio a vida lhe roubar.  
= = = = = = = = = = =

Primavera, tu chegaste
florindo nossos jardins
e feliz tu nos deixaste,
quando colhemos jasmins!
= = = = = = = = = = =

Procurei no meu jardim
uma rosa pra lhe dar,
Só encontrei branco jasmim
perfumando todo o ar.
= = = = = = = = = = =

Quando a saudade dorida
sufocar-lhe o coração,
prossiga com fé na vida,
busque a Deus em oração.
= = = = = = = = = = =

Quando as folhas, sem beleza,
no chão a rodopiar,
é o outono, com certeza,
que anuncia seu chegar.
= = = = = = = = = = =

Quando o inverno acabar
e a  tristeza então sumir,
irei de novo cantar
sem pensar mais em partir.
= = = = = = = = = = =

Se com lágrimas pudesse
fazer o outono voltar,
pediria a Deus em prece
pra de novo te encontrar.
= = = = = = = = = = =

Se um acidente acontece,
sem a pessoa querer,
joga a culpa no destino,
para deixar de sofrer.
 = = = = = = = = = = =

Se você tem um pomar,
guarde bem essa lição:
não deixe de acrescentar
bons sucos à refeição!
= = = = = = = = = = =

Uma florzinha cheirosa
dentro de um livro rasgado
trouxe a lembrança saudosa
daquele outono passado.
= = = = = = = = = = =

Um ratinho muito esperto,
saiu  da toca e correu,
mas um gato estava perto,
(triste destino!...) e o comeu!
= = = = = = = = = = =
 
Violetas e jasmins
florescem na primavera.
Alegram nossos jardins,
perfumando a atmosfera.
= = = = = = = = = = = 

Nenhum comentário: