domingo, 13 de março de 2022

Jaqueline Machado (Olhos de Ressaca)

Bento Santiago. Santiago por parte de Machado de Assis. Apenas Iago, por parte de Shakespeare. Eis aí, o cruzamento dos rios de duas almas masculinas naufragadas após caírem nas armadilhas do ciúme. Não me refiro ao ciúme comum, que apimenta saborosamente o prato do amor, mas do ciúme doentio que leva a vida ao naufrágio impiedoso imposto pela beleza das sereias.

A mãe de Bento Santiago queria o filho padre. Mas ele não tinha vocação para o sacerdócio. Desde a infância amava Capitulina, vulgo Capitu, sua vizinha. Não sabia do latejante e crescente amor, mas a amava. Ambos tinham catorze anos, e a vida, apesar dos problemas, era pura poesia. Eles brincavam, trocavam sorrisos e ideias. Esculpiam no ar cenas lindas do sentimento que sentiam um pelo outro.

Disse Bentinho na narrativa de Casmurro: “Capitu deu-me as costas, voltando-se para o espelhinho. Peguei-lhe dos cabelos, colhi-os todos e entrei a alisá-los.

"Vamos ver o grande cabeleireiro", disse Capitu, rindo. O trabalho era atrapalhado, às vezes por descaso, outras de propósito, para desfazer o feito e refazê-lo. Os cabelos iam acabando, por mais que eu os quisesse intermináveis. Desejei penteá-los por todos os séculos dos séculos, tecer duas tranças que pudessem envolver o infinito por um número inominável de vezes. Nunca puseste as mãos adolescentes na jovem cabeça de uma ninfa... Uma ninfa! Todo eu estou mitológico.   

Enfim acabei as duas tranças. Capitu derreou a cabeça, a tal ponto que me foi preciso acudir com as mãos e ampará-la.  Pedi-lhe que levantasse a cabeça, podia ficar tonta. Não quis. Não levantou a cabeça, e ficamos assim a olhar um para o outro, até que ela abrochou os lábios, eu desci os meus, e... grande foi a sensação do beijo.”

Bentinho, menino inexperiente e mimado, admirava fascinado aqueles olhos que o agregado bajulador, José Dias, os havia definido como: “Olhos de cigana oblíqua e dissimulada”. Olhos de ressaca.

Capitu, era cheia de luz, esperta e bela. As qualidades da moça emaranhavam seu raciocínio. Faziam o coração pulsar forte, e a paixão tatuar em doce brasa, a alma. Aqueles olhos abertos, ressacados, imensos feito um mundo oceânico o atraem de maneira irresistível. Ali, ele queria mergulhar e se deixar levar pelo encanto da sereia. Sim. Capitu era uma espécie de sereia fora do seu habitat natural. Por isso tinha olhos de ressaca. Era a sua busca pelo mar.

O tempo passou, o rapaz foi a contragosto para o seminário. Sem vocação, retornou. Casou com a sua amada, e com ela teve um filho. Certo dia deu para imaginar que o garotinho se parecia com o amigo e também ex- seminarista, Escobar. Dessa forma permitiu que ondas violentas de ciúme inundassem seu lar amoroso. Dali em diante a desconfiança se fez mais forte do que o amor que sentia por sua esposa. E, em seguida, veio a separação. A mulher e o filho vão para a Europa e logo morreram. Ele tornou –se Dom Casmurro: que quer dizer, sujeito metido consigo mesmo, teimoso... No fim do seu tempo terreno se pôs a escrever sua história de vida, acusando Capitulina de infidelidade. Mas será que ela realmente o traiu ou a ideia do adultério não passou de uma mentira imposta pelos argumentos ardilosos do ciúme ensandecido que entorpecia cada uma das células de sua mente de advogado?

A questão é que, Casmurro, só se tornou  “casmurro”, por falta de coragem de saber a verdade e viver o que desejou viver de fato. Os rios doces de seu destino tornaram-se inversos, perigosos. E ele foi entregue ao mar, que embora belo, é salgado. Enlouquecido de amor, nele mergulhou para nunca mais voltar. Voltar a si...

Cuidado, amigos, Capitu é bonita. Ela é sereia. Melhor dizendo: ela é mulher...

Fonte:
Texto enviado pela autora

domingo, 6 de março de 2022

Adega de Versos 73: Raymundo de Salles

 

Irmãos Grimm (Os três operários)


Três operários tinham combinado correr mundo, juntos , e trabalhar sempre na mesma cidade. Mas aconteceu que um dia a situação piorou tanto que seus patrões não lhes puderam pagar e, por isso, ficaram os três sem recursos, até mesmo para comer.

Disse um deles:

- Que faremos? É impossível continuarmos aqui. Teremos de partir e, se não encontramos trabalho na próxima cidade, combinaremos com o dono da hospedaria para  que cada qual lhe escreva dizendo o lugar onde se encontra. Assim, poderemos separar-nos na certeza de cada  um ter notícias dos outros.

Os demais acharam ótima a ideia e juntos se puseram a caminho.

Pouco depois encontraram um homem, muito bem trajado, que lhes perguntou quem eram.

- Somos operários à procura de trabalho. Até agora sempre estivemos juntos. Mas infelizmente, se não acharmos emprego para os três, temos de nos separar.

- Não se preocupem por tão pouco. - disse o homem. - Se fizerem o que eu lhes disser, não faltará trabalho nem dinheiro. - Chegarão , até, a ser grandes senhores e só andarão de carruagem.

Respondeu um deles:

- Concordamos, mas com a condição de que não haja prejuízo para nossas almas e nossa salvação eterna.

- Não. - respondeu o desconhecido. - Por esse lado, não tenho interesse nenhum em vocês.

Mas um dos rapazes, olhando-lhe os pés, notou que tinha um pé de cabra e outro de homem e não quis mais saber de conversa. Entretanto, o diabo - pois não era outro senão ele - assegurou-lhes:

- Podem ficar tranquilos. Não pretendo apoderar-me da alma de vocês, mas sim da de outra pessoa, que já quase me pertence. Pouco falta para que ela encha as medidas.

Diante dessa afirmação, os três aceitaram a oferta e o diabo lhes explicou o que queria deles: o primeiro deveria responder, sempre, a todas as perguntas: "Nós três", o segundo: "Por dinheiro" e o último: "Foi  justo". Deviam repetir essas frases, pela mesma ordem, abstendo-se de pronunciar uma palavra a mais. Caso não cumprissem, exatamente, tal ordem, ficariam logo sem bolsos cheios. De início o diabo lhes deu tanto dinheiro quanto podiam carregar. E mandou-lhes que, ao chegar à cidade, se dirigissem a determinada hospedaria.

Assim, fizeram e, quando o dono da estalagem saiu para recebê-los e perguntou:

- Desejam algo para comer ?

O primeiro respondeu:

- Nós três.

- Sim. - disse o homem - Logo imaginei.

O segundo acrescentou:

- Por dinheiro.

- Naturalmente! - exclamou o hospedeiro.

- Foi justo. - disse o terceiro.

- Claro que é justo. - concordou o proprietário.

Depois de terem comido e bebido muito bem, chegou o momento de pagar a conta que o hospedeiro entregou a um deles.

- Nós três. - disse este.

- Por dinheiro. - acrescentou o segundo.

- Foi justo. - terminou o terceiro.

- Claro que foi justo, - disse o hospedeiro - paguem os três, que sem dinheiro nada posso dar.

Pagaram-lhe mais do que havia pedido. E, ao ver tal coisa, os outros hóspedes comentaram:

- Esses sujeitos são loucos!

- Creio que são mesmo. -disse o hospedeiro.- Não regulem bem.

Ficaram vários dias ali, sem pronunciar outras palavras a não ser: "Nós três", "por dinheiro" e "foi justo". No entanto, viam e sabiam de tudo o que se passava na hospedaria.

Até que um dia chegou um comerciante rico, que trazia muito dinheiro consigo e que disse ao dono da casa:

- Senhor hospedeiro, guarde esta importância para mim, pois aqueles três operários me parecem suspeitos, tenho medo que me roubem.

O hospedeiro levou a maleta do viajante para o seu quarto e verificou que estava cheia de ouro. Deu então, aos três operários, um aposento no andar térreo e acomodou o negociante no de  cima.

À meia-noite, quando viu que todos dormiam, entrou com sua mulher no quarto do homem e o matou. Cometido o crime, tornaram a deitar-se.

Na manhã seguinte, houve grande alvoroço no albergue quando encontraram o cadáver do comerciante em sua cama, banhado em sangue. O dono da casa disse a todos os hóspedes, que se haviam reunido no  local do crime:

- Isso é obra daqueles três loucos. - o que foi confirmado pelos presentes, que acrescentaram:

- Pois quem mais poderia ter sido?

O hospedeiro mandou chamá-los e perguntou?

- Vocês mataram o comerciante?

- Nós três. - respondeu o primeiro.

- Por dinheiro. - acrescentou o segundo.

- Foi justo. - disse o terceiro.

- Ouviram todos? - indagou o hospedeiro. - Eles mesmos confessaram!

Em consequência, foram conduzidos ao cárcere, para serem julgado. Vendo que a coisa estava ficando preta, sentiram muito medo, mas à noite apresentou-se o diabo, que lhes recomendou:

- Aguentem mais um dia e não ponham a sua sorte a perder. Ninguém lhes tocará num só cabelo da cabeça.

Ao amanhecer foram levados ante o tribunal e o juiz procedeu ao interrogatório:

- Vocês são os assassinos?

- Nós três.

- Por dinheiro.

- Bárbaros! - exclamou o juiz. - E não temeram o pecado?

- Foi justo.

- Confessaram o crime e não se arrependeram!- exclamou o juiz. - Que sejam executados em seguida!

Foram , então levados ao cadafalso, figurando o hospedeiro entre os espectadores. Depois que os fizeram subir ao estrado, onde estava o carrasco de machado em punho, surgiu, de repente, uma carruagem puxada por quatro cavalos de pelo vermelho com sangue e que se aproximava rápida como o vento. da janelinha, um personagem fazia sinais com um lenço branco.

Disse o carrasco:

- Estão pedindo clemência!

E, de fato, gritavam da carruagem:

- Parem! Parem!

Nisto, o diabo, na figura de  um fidalgo magnificamente trajado, saltou do carro e falou:

- Os três são inocentes! - e, dirigindo-se aos operários: - Já podem falar. Digam o que viram e ouviram.

Falou, então, o mais velho:

- Não assassinamos o comerciante. O culpado está entre os espectadores. - e apontou para o hospedeiro. - Como prova disso, procurem no porão de sua casa, que encontrarão outras vítimas.

O juiz ordenou que alguns guardas fossem à hospedaria e estes verificaram que tudo era verdade. Em vista disso, levaram o hospedeiro ao cadafalso e o decapitaram.

Disse, então, o diabo aos três companheiros:

- Agora apanhei a alma que eu queria. Estão livres e com dinheiro para o resto da vida.

Olivaldo Júnior (Novelos de Trovas Temáticas) Poesia – Saudade – Amigo

TROVAS SOBRE POESIA


Cada sonho que me atrevo
a dar forma de poesia
me dá sorte e vira um trevo,
amuleto a quem o cria.
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Das estrelas do champanhe,
sei que a culpa não é minha,
nem será de quem apanhe,
com poesia, uma estrelinha...
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Na metade do poema,
paro um pouco e desconfio
que poesia é teorema:
quebra a cuca, em desafio!
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Nessa aurora boreal
que seu beijo principia,
eu, minúsculo cristal,
sou maior que a poesia...
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No trenzinho da existência,
pego o bonde dia a dia,
sem saber que a paciência
para sempre na Poesia...
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Numa carta que não mando,
mando um beijo delicado
para o amigo que, sonhando,
faz poesia em dó dobrado.
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Só nos vimos uma vez,
mas... nem foi preciso mais.
Miserável, sou freguês
de quem faz do caos o cais.
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TROVAS SOBRE SAUDADE 

Calabouço de esperança
me aprisiona o pensamento;
da saudade, a confiança
de que volta em outro vento…
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Há mil jeitos de matar
sem matar o corpo meu;
o melhor é desdenhar
da saudade, que sou eu.
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Minha face, obscura, muda,
muda o jeito quando pensa
que a saudade só nos muda
se 'Deus Pai' é nossa crença...
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Minha vida tem saudade
de outra vida que morreu;
morte certa, a da verdade
que, mentira, nem nasceu.
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Numa lápide singela,
sem o lustro da maldade,
a bondade, feito vela,
luze a chama da saudade...
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Numa trova pequenina,
toda feita de emoção,
a saudade é qual ruína
que denota a solidão.
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Um crisântemo, sem cor,
me sugere um verso triste:
de saudade, um trovador
faz das lágrimas o "alpiste"...
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TROVAS SOBRE AMIGO

Cada amigo que Deus dá
faz maior meu coração,
grão minúsculo que está
no canteiro da emoção...
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Das estrelas lá do céu,
das estrelas lá do mar,
meu amigo tira o véu
e me faz achar um lar...
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Meu amigo tem um jeito
que me faz querer saber
se, no fundo do seu peito,
fez morada o amanhecer...
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No caderno de menino,
na saudade imaculada,
meu amigo, pequenino,
foi gigante sendo nada!...
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Um amigo se esqueceu
de que eu era seu amigo...
No caminho, se perdeu,
mas seu rastro ainda sigo.

Fonte:
Trovas enviadas pelo trovador.

sábado, 5 de março de 2022

Daniel Maurício (Poética) 24

 

Stanislaw Ponte Preta (A estranha passageira)

– O senhor sabe? É a primeira vez que eu viajo de avião. Estou com zero hora de voo - e riu nervosinha, coitada.

Depois pediu que eu me sentasse ao seu lado, pois me achava muito calmo e isto iria fazer-lhe bem. Lá se ia a oportunidade de ler o romance policial que eu comprara no aeroporto, para me distrair na viagem.

Suspirei e fiz o bacana respondendo que estava às suas ordens. Madama entrou no avião sobraçando um monte de embrulhos, que segurava desajeitadamente. Gorda como era, custou a se encaixar na poltrona e arrumar todos aqueles pacotes. Depois não sabia como amarrar o cinto e eu tive que realizar essa operação em sua farta cintura.

Afinal estava ali pronta para viajar. Os outros passageiros estavam já se divertindo às minhas custas, a zombar do meu embaraço ante as perguntas que aquela senhora me fazia aos berros, como se estivesse em sua casa, entre pessoas íntimas. A coisa foi ficando ridícula:

– Para que esse saquinho aí? - foi a pergunta que fez, num tom de voz que parecia que ela estava no Rio e eu em São Paulo.

-É para a senhora usar em caso de necessidade – respondi baixinho.

Tenho certeza de que ninguém ouviu minha resposta, mas todos adivinharam qual foi, porque ela arregalou os olhos e exclamou:

- Uai... as necessidades neste saquinho? No avião não tem banheiro?

Alguns passageiros riram, outros - por fineza – fingiram ignorar o lamentável equívoco da incômoda passageira de primeira viagem. Mas ela era um azougue (embora com tantas carnes parecesse mais um açougue) e não parava de badalar. Olhava para trás, olhava para cima, mexia na poltrona e quase levou um tombo, quando puxou a alavanca e empurrou o encosto com força, caindo para trás e esparramando embrulhos para todos os lados.

O comandante já esquentara os motores e a aeronave estava parada, esperando ordens para ganhar a pista de decolagem. Percebi que minha vizinha de banco apertava os olhos e lia qualquer coisa. Logo veio a pergunta:

– Quem é essa tal de emergência que tem uma porta só pra ela?

Expliquei que emergência não era ninguém, a porta é que era de emergência, isto é, em caso de necessidade, saía-se por ela.

Madama sossegou e os outros passageiros já estavam conformados com o término do “show”. Mesmo os que mais se divertiam com ele resolveram abrir jornais, revistas ou se acomodarem para tirar uma pestana durante a viagem.

Foi quando madama deu o último vexame. Olhou pela janela (ela pedira para ficar do lado da janela para ver a paisagem) e gritou:

– Puxa vida!!!

Todos olharam para ela, inclusive eu. Madama apontou para a janela e disse:

– Olha lá embaixo.

Eu olhei. E ela acrescentou: - Como nós estamos voando alto, moço. Olha só... o pessoal lá embaixo até parece formiga.

Suspirei e lasquei:

- Minha senhora, aquilo são formigas mesmo. O avião ainda não levantou voo.

Fonte:
Stanislaw Ponte Preta. Gol de padre. Atica, 1997.

Baú de Trovas XLIII


Teu sorriso de criança
no meu relógio, querida,
dá muito mais esperança
às horas da minha vida!
Alfredo de Castro
Pouso Alegre/MG

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Eu amo a vida, querida,
com todo mal que ela tem!
Só pelo bem — que há na vida,
de se poder querer bem!
Anis Murad
Rio de Janeiro/RJ +

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Não propalo meus queixumes,
mas, pensas que sou feliz?
– O mais cruel dos ciúmes
é aquele que não se diz!
Aparício Fernandes
Rio de Janeiro/RJ +

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Se alguns sofrem se sozinhos
e outros sofrem por amar
dilema é ter dois caminhos
e nenhum para trilhar.
Arlindo Tagen
Juiz de Fora/MG

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Um anjo veio e deu vida
ao peito de amores nu:
minha alma agora remida
adora o anjo — que és tu!
Casimiro de Abreu
Rio de Janeiro/RJ +

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Sobre o barco dos amores,
da vida boiando à flor,
douram teus olhos a fronte
do Gondoleiro do amor!
Castro Alves
Salvador/BA +

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Quem dera se o povo inteiro
num gesto de amor profundo,
fosse apenas jardineiro
plantando rosas no mundo!
Eduardo A. O. Toledo
Pouso Alegre/MG

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Meu tesouro é singular,
superlativo e tão pleno...
e mesmo assim, no meu lar,
cabe num berço pequeno!
Eliana Dagmar
Amparo/SP

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Manhãs são novos começos,
festas da vida, alvorada,
da fé que não vê tropeços,
mas a luz no fim da estrada...
Elias Pescador
São Paulo/SP

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A linha do trem recorda
o dia em que tu partiste,
e o meu coração acorda...
pulsa a dor que produziste
Elisa Alderani
Ribeirão Preto/SP

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Juntei a rosa mais linda
à pureza dos cristais,
e não te compus ainda,
porque, mãe, és muito mais!
Elton Carvalho
Rio de Janeiro/RJ +

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Vou de lembrança em lembrança,
revivendo o meu passado!...
Lembrar-te nunca me cansa,
mesmo sofrendo dobrado!
Ercy M. Marques de Faria
Bauru/SP

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Na vidraça do passado,
onde revivo os meus sonhos,
sinto a saudade ao meu lado
nos longos dias tristonhos.
Gutemberg Liberato de Andrade
Fortaleza/CE

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Entre alegrias e dores,
numa trama indefinida,
todos nós somos atores
no cenário desta vida.
Ivo dos Santos Castro
Rio de Janeiro/RJ

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Se a indecisão prenuncia
horizonte de fracassos
calço as botas da ousadia
e ponho audácia em meus passos!
João Freire Filho
Rio de Janeiro/RJ +

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Não fales com toda gente
dos teus tormentos e anseios…
pois há quem fique contente
ouvindo os dramas alheios.
José Tavares de Lima
Juiz de Fora/MG

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Medo maior... oh, menina,
que o medo de te perder,
é o temor que me alucina
de não poder te esquecer!
José Vitor de Paiva
Pouso Alegre/MG

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Meu corpo colado ao teu...
Dois seres; um sentimento!
Sonho que sobreviveu
apenas em pensamento!
Luiz Antonio Cardoso
Taubaté/SP

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Na vida tanta promessa,
tanto anseio de subir!
E a ventura mal começa
vem a hora de partir...
Luiz Otávio
Santos/SP +

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Joguei fora, no caminho,
minhas mágoas, minhas dores,
e, trouxe apenas carinho,
muita paz e algumas flores...
Matusalém Dias Moura
Vitória/ES

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Não quero o poder que esmaga
o sonho com seu furor...
Eu quero o poder que afaga
nossos momentos de amor...
Milton Nunes Loureiro
Niterói/RJ +

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A caminho do infinito,
prossigo a minha viagem...
Levo o que é de mais bonito;
o nosso amor na bagagem!
Roberto Tchepelentyky
São Paulo/SP

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Quando a brisa beija a praia
surge a serei entre brumas
e a onda suspende a saia
toda bordada de espumas...
Sarah Rodrigues
Belém/PA

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Há dias em que os palhaços
têm conflitos sem medida,
quando, em segredo, aos pedaços.
mendigam risos da vida.
Silvia Araújo Mota
Belo Horizonte/MG

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No meu livro de lembrança,
ainda sem conclusão,
saudade é aquela esperança
que compôs a introdução...
Vanda Fagundes Queiroz
Curitiba/PR

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Minha insensata paixão
passou- transpondo barreiras-
das fronteiras da ilusão
para a ilusão sem fronteiras..,
Wanda de Paula Mourthé
Belo Horizonte/MG

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A estrada mais procurada,
que nos leva à salvação,
constantemente é indicada
pela seta do perdão.
Yedda Ramos Maia Patrício
São Paulo/SP

Aparecido Raimundo de Souza (A prazo, sem garantia) – 2

DEFINIÇÃO DE ESCRITOR


Um traficante inveterado de palavras. Só se consegue capturá-lo se for para deixá-lo prisioneiro nas páginas de um livro.
                                       $$$$$

ACONTECEU NO RIO

Ao demolirem um antigo sobrado para a construção de uma das estações do metrô, empregados de uma das empreiteiras contratadas encontraram, nos escombros, uma ossada humana, dentro de uma espécie de estante, num local que, possivelmente, deveria ter sido uma sala. Ao lado do achado, havia uma medalha com os seguintes dizeres:
“Mauro Godinho Marques – Professor e Campeão Mundial de esconde-esconde”.
                                       $$$$$

CADA MANIA COM SEU...

TODA VEZ que acabava de preparar a cama para dormir o louco pegava dois copos. Um com água e o outro sem. Um companheiro, também maluco, que dormia ao lado, vendo aquela cena se repetindo constantemente resolveu perguntar:

— Amigo Mocotó, por que esses copos d’água?

— Ora, meu caro Rabo de Cachorro, para o caso de eu ter sede no meio da noite...

— Mas e o vazio, Mocotó? – Qual a serventia?!

— Para o caso de ter de quebrar na cabeça de algum curioso.
                                       $$$$$

CURIOSO...

Durante um campeonato de rodeio um vaqueiro perguntou ao outro:

— Ei, amigo, por que você só usa uma espora?

Por que quando um lado do cavalo começa a correr, o outro, automaticamente vai junto, no embalo.
$$$$$

NA MARRA

A calça jeans de Tonico Ferradura estava realmente suja, mas tão suja e fedorenta, que saiu andando sozinha. Foi encontrada, horas depois, de mãos dadas com uma camisa de seda, num amontoado de roupas que seria destinado à lavanderia.

Fonte:
Textos enviados pelo autor

Prêmio Educador Nota 10 (Vencedores)

Em meio a desafios e incertezas desde março de 2020, professores e gestores fizeram tudo que estava ao seu alcance para garantir que a Educação não parasse. Esse esforço foi reconhecido na 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10.

O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita (FVC). Conta com a parceria de mídia da Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho, e patrocínio da SOMOS Educação e BDO. NOVA ESCOLA, Instituto Rodrigo Mendes e a Unicef também são apoiadoras da iniciativa.

Os projetos inscritos são avaliados pela Academia de Selecionadores e Jurados, composta por especialistas em cada área do conhecimento. Para esta edição, os professores e gestores puderam submeter projetos realizados entre 2020 e 2021, durante o período pandêmico.

Entre os 50 educadores finalistas que desenvolveram projetos exemplares, foram escolhidos dez vencedores. Em 24/02 foi divulgado quem são esses educadores. Confira a lista:

Cristiele Borges dos Santos Cardoso
Educação Infantil – crianças bem pequenas (2 e 3 anos)
Projeto "A voz das crianças: conexões que aproximam"
EMEI Joaninha, Novo Hamburgo (RS)


Quem lida diariamente com crianças pequenas sabe que desenvolver um bom trabalho inteiramente à distância, durante a pandemia, foi um desafio enorme. Mas a professora Cristiele conseguiu uma comunicação que fez sentido e foi respeitosa com a faixa etária de 2 anos. De março de 2020 até janeiro de 2021, sua turma acompanhou o crescimento da batata doce, o que possibilitou integrar conhecimento científico, cuidado com as plantas e registros, em especial o desenho. Como a maioria das famílias só tinha o celular, as conversas e atividades aconteciam individualmente, em duplas ou trios. O WhatsApp permitiu divulgar imagens e áudios, revelando que a linguagem oral das crianças deu um salto no período. O projeto destaca as especificidades da Educação Infantil, que envolve compreender como as crianças pensam, constroem conhecimento e se comunicam. Além disso, é um lindo exemplo de como os adultos – professora/es, gestoras e famílias – podem preparar um entorno delicado e cuidadoso para que elas aprendam.
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Daniela Cardoso da Silva
Coordenadora pedagógica – Ensino Fundamental (Educação de Jovens e Adultos)
Projeto "Manual de sobrevivência da EPA - Escola de Porto Alegre"
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, Porto Alegre (RS)


A escola onde Daniela atua, uma das poucas no país dedicada às pessoas em situação de rua, é um espaço de acolhimento e aprendizagem que vai além do currículo convencional. O trabalho pedagógico se concretiza em ações de cidadania, valorização das experiências de vida dos estudantes, incentivo à expressão oral e escrita e à leitura, além de conteúdos de relevância para eles, como cuidados com a saúde física e mental. O clipe da música “Manual de Sobrevivência”, de Bruno Amaral, foi o ponto de partida para um projeto interdisciplinar construído por educadores, estudantes e colaboradores externos. Depois do clip, o texto “Manual de Sobrevivência do Fábio”, escrito por um dos alunos, viralizou nas redes sociais e, em seguida, aconteceram muitas ações importantes, algumas previstas e outras não. O livro “A Filha do Dilúvio”, de Miguel da Costa Franco, inspirou propostas de leitura e escrita, conversa com o autor, fotografia, teatro, oficina de cinema, produção de textos autobiográficos e de um memorial da rua, motivando registros em vídeos e em um livro elaborado por estudantes e professores.
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Francilda Fonseca Machado
História – 6º ano
Projeto "Meu quintal meu campo de pesquisa"
Escola: Escola Municipal Santa Bárbara, São Bento (MA)


Como os alunos de Francilda moram em comunidades quilombolas, sem acesso à internet, ela organizou roteiros dialogados, explicando conteúdos e propondo atividades de produção, pesquisa e vivências para serem cumpridas no quintal de casa. Nos meses seguintes, o estudo aconteceu em ritmo de descoberta e aventura. Após leituras sobre sítios arqueológicos, por exemplo, a professora orientou a escavação de vestígios de antigos habitantes. Os estudantes demarcaram uma área, improvisaram pincéis e encontraram pedaços de porcelana, restos de sandálias, raízes e rochas. O material chegava à escola trazido pelos pais, que levavam de volta novos roteiros e instruções para os alunos. Em outro momento, para celebrar o domínio do fogo no período Paleolítico, fizeram uma fogueira com ajuda dos adultos e sentaram-se em volta dela para contar histórias, o que gerou relatos escritos encantadores, coletados por Francilda. De volta às aulas presenciais, a turma simulou a escrita dos sumérios com barro e um objeto pontiagudo e escreveu mensagens codificadas com os símbolos do alfabeto fenício.
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Janete Emília Dourado Santos
Matemática – 5º ano
Projeto "O pulo do gato"
Escola: Educandário Anísio de Souza Marques, Iraquara (BA)


Não deixar ninguém para trás e ainda promover a aprendizagem! Diante das agruras da pandemia, entre elas a falta ou a precariedade do acesso à internet, Janete e os demais professores montaram um esquema para entregar blocos de atividades nas casas dos alunos quinzenalmente. Ao analisar os materiais recolhidos nas quinze comunidades atendidas pela escola, a professora observava os conteúdos de Matemática que se mostravam mais difíceis para as crianças e tratava deles nos próximos blocos. As diversas estratégias de resolução e também os erros cometidos foram incluídos em atividades para análise e reflexão. Desse modo, ainda que os estudantes não tenham se encontrado, pois não houve aulas síncronas, tiveram possibilidade de interagir com diferentes soluções elaboradas pelos colegas. Para garantir o aprendizado, Janete tirava dúvidas por chamadas de áudio e vídeo. O esforço e o investimento de tempo valeram a pena, já que a turma superou as expectativas e avançou muito nas estratégias de resolução de problemas.
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Jaqueline Maria Alexandre Weiler
Educação Infantil – Crianças pequenas (4 e 5 anos)
Projeto "A pesquisa como prática educativa: aprendendo a aprender com os quero-queros"
Escola: Núcleo de Educação Infantil Taquaras, Balneário Camboriú (SC)


Crianças pequenas pesquisam, têm hipóteses consistentes e são potentes em suas investigações – se o que observam fizer sentido para elas. A escuta ativa e sensível da professora levou a verificar que a cada dia crescia o interesse da turma pelos quero-queros. As aves faziam barulho no campo de futebol em frente à janela da sala, despertando a atenção das crianças. Jaqueline então estruturou um projeto de investigação que potencializou as aprendizagens em todos os campos de experiência, com espaço para as práticas de linguagem envolvidas em procedimentos de pesquisa, a observação dos comportamentos dos pássaros e o contato com diversas linguagens artísticas como literatura, teatro de sombras, modelagem, desenho e pintura. Durante o período de ensino remoto, as famílias participaram ativamente, incentivando e oportunizando situações de pesquisa. Suas contribuições foram valorizadas, pois no decorrer do ano a professora aprendeu a usar aplicativos e a criar materiais informativos com fotos e trabalhos das crianças, divulgando para a comunidade o percurso de aprendizagem do grupo.
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Jaqueline Rodrigues dos Santos
Língua Estrangeira – 2º ano do Ensino Médio
Projeto "Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU"
Escola: Etesp São Paulo Centro Paula Souza, São Paulo (SP)


Jaqueline partiu de um material em língua inglesa sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), disponível no site das Organizações das Nações Unidas (ONU), para ampliar habilidades dos adolescentes e incentivar sua formação como cidadãos conscientes dos problemas contemporâneos. Reconhecendo que os estudantes têm diferentes níveis de proficiência e conhecimento do idioma, ela investiu em um projeto contextualizado que permitiu a todos se desenvolverem de acordo com seus saberes. A professora incentivou a formação de duplas ou trios e sorteou temas (um ODS por grupo) para que preparassem um seminário. O trabalho aconteceu no formato virtual e envolveu estratégias de leitura, construção e revisão de um PPT e organização da parte oral. Jaqueline se reuniu com os grupos separadamente para dar feedback, encaminhar correções e fazer comentários. No processo, as quatro habilidades linguísticas – speaking listening, reading and writing – foram mobilizadas de modo orgânico e coerente para apresentar as atitudes necessárias diante dos desafios do mundo atual.
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João Paulo Pereira de Araújo
Diretor escolar – Ensino Fundamental e Médio
Projeto "Escola fechada, Educação em movimento!"
Escola: EE Doutor Pompílio Guimarães, Leopoldina (MG)


João Paulo foi aluno, professor e, desde 2019, dirige essa escola que atende 160 estudantes da zona rural. Em poucos meses, motivou professores e funcionários, organizou manutenções na estrutura e incentivou a participação na Prova Brasil/Saeb, tanto que a unidade obteve o Ideb pela primeira vez. O direito à aprendizagem é garantido, levando os egressos a seguirem os estudos em instituições de renome, como o Instituto Federal. O fortalecimento do vínculo dos alunos com a escola e a articulação com os pais foram os eixos centrais do projeto realizado durante a pandemia. As visitas de gestores e docentes para entregar materiais impressos nas casas das famílias ajudaram a entender melhor a realidade de cada um. Os professores contaram com acompanhamento e apoio por causa da pouca familiaridade com a tecnologia e prepararam kits para estudo remoto considerando os diferentes percursos de aprendizagem dos alunos. Estratégias de acolhimento permitiram a cada estudante expressar seus sentimentos em um diário e em retalhos de tecido, auxiliando a todos na superação de tempos difíceis.
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Linaldo Luiz de Oliveira
Ciências da Natureza – 9º ano
Um ensaio Biocultural
Escola: EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo, Mogeiro (PB)


Para dinamizar as aulas de Ciências, o professor Linaldo colocou a turma para investigar o conhecimento ecológico dos residentes no município, situado no agreste paraibano. As entrevistas, realizadas de modo remoto com integrantes das famílias, geraram informações sobre as espécies de animais silvestres que eles costumam caçar, seus usos para alimentação e medicamentos e em “causos” do folclore da região. Para promover a divulgação científica das descobertas, os alunos criaram “Pokemons” com base nos animais citados pelos caçadores. Cada um dos seres imaginados, ilustrado por um desenho artístico, recebeu uma ficha técnica com informações ecológicas e bioculturais da espécie que o inspirou. O material foi divulgado pelas redes sociais e integrou um e-book. Para ampliar ainda mais os saberes dos estudantes, o professor convidou um acadêmico de referência da área de zoologia cultural para debater sobre as relações entre as pessoas e a natureza ao seu redor.
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Paulo Roberto Magalhães
Geografia – 6º ano
A escola pulou o muro em vídeos e quadrinhos
Escola: EMEF Duque de Caxias, em São Paulo (SP)


O conhecido geógrafo Milton Santos costumava dizer que “o mundo está nos lugares”. A pandemia impediu o professor Paulo de desenvolver suas aulas públicas na rua e nos espaços urbanos do bairro paulistano do Glicério. Mas nem por isso ele deixou de transportar a cidade para o ambiente virtual. Recorreu a um novo suporte: os quadrinhos digitais, uma forma viva de situar a paisagem urbana e ainda valorizar a identidade dos estudantes. As aulas, acessíveis no Tour Creator (Google), guiaram os alunos por ruas e vielas do bairro por meio de uma plataforma virtual. O viaduto do Chá, as enchentes na região central e os parques urbanos foram alguns dos temas abordados no estudo da paisagem e território urbano. Além de produções que valorizam a linguagem espacial, como croquis, mapas mentais, desenhos em perspectiva e maquetes, os estudantes se envolveram na autoria dos quadrinhos digitais, alguns criados a partir de registros fotográficos das aulas presenciais (antes de março de 2020). Dessa forma, mesmo à distância, continuaram ligados à escola e próximos de sua realidade.
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Rosalina de Lázaro
Educação Física – 2º a 5º ano
Projeto "Projeto brincadeiras de quintal"
Escola: EE José dos Santos, Aspásia (SP)

Um tema comum – os jogos e brincadeiras tradicionais – se desdobrou em um trabalho de educação integral, aliando as dimensões física, intelectual, emocional, social e cultural. A professora, conhecida como Rosinha, acertou na escolha de estratégias, nas formas de participação das crianças e das famílias. Pais, irmãos e avós tiveram oportunidade de ensinar e aprender uns com os outros. Já nas primeiras entrevistas, as pessoas idosas foram valorizadas por suas vivências, histórias de objetos infantis e espaços lúdicos de outros tempos. As gravações estão no blog sobre o projeto, que traz registros de diferentes etapas, desde as propostas presenciais desenvolvidas na escola até vídeos sobre brincadeiras realizadas em casa, produções escritas sobre as preferidas da família, autoavaliações e depoimentos dos alunos. As crianças estiveram sempre no centro do planejamento de Rosinha, que pediu a elas que também buscassem práticas lúdicas de origem indígena e africana, ampliando o repertório de todos que participaram das brincadeiras no quintal.

sexta-feira, 4 de março de 2022

Solange Colombara (Portfólio de Spinas) 18

 

Silmar Böhrer (Croniquinha) – 47 –

Em recente leitura encontrei ideias-afirmações que vieram bater naquilo que sempre pensei sobre a vida, o mundo, o universo.

Segundo o físico sul-africano Neil Turok, o Big Bang não teria acontecido como se acredita. O cientista reconheceu que faz parte de uma minoria, tendo a visão diferente do início do universo. " O universo é extremamente simples. O universo é econômico, tem alguns princípios e os usa continuamente ".

" O universo é a coisa mais simples do universo " - diz ele. Com isso quer dizer que não é a favor de adicionar novas partículas, novos campos, novas dimensões no estudo da física e da cosmologia.

Não precisamos acrescentar nada, a chave para entender os mistérios do universo é olhar para " a surpreendente simplicidade, beleza, elegância e economia da natureza ".

Longe do cientifismo, mas pertinho dos meus sentimentos racionais, dou arras às ideias de Turok, pois sempre vi a natureza e tudo que nela há, como algo simples e sincronizado em todos os seus detalhes.

Então por que tantas vezes complicamos a vida nos pequenos detalhes em qualquer campo no dia a dia ? Estamos rodeados de simplicidade. Basta olhar, ver e assimilar.

Fonte:
texto enviado pelo autor.

Manuel Du Bocage (Sonetos) VI

Importuna Razão, não me persigas,
Cesse a ríspida voz que em vão murmura,
Se a lei do Amor, se a força da ternura
Nem domas, nem contrastas, nem mitigas:

Se acusas os mortais, e os não abrigas,
Se (conhecendo o mal) não dás a cura,
Deixa-me apreciar minha loucura,
Importuna Razão, não me persigas,

É teu fim, seu projeto encher de pejo
Esta alma, frágil vítima daquela
Que, injusta e vária, noutros laços vejo :

Queres que fuga de Marília bela,
Que a maldiga, a desdenhe; e o meu desejo
É carpir, delirar, morrer por ela.
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Mimosa, linda Anarda, atende , atende
Às doces mágoas do rendido Elmano,
C’um meigo riso, c’um suave engano
Consola o triste amor, que não te ofende.

De teus cabelos ondeados pende
Meu coração, fiel para seu dano;
Co’a luz dos olhos teus Cupido ufano
Sustenta o puro fogo, em que me acende,

Causa gentil das lágrimas que choro,
A tudo te antepõe minha ternura,
E quanto adoro o céu, teu rosto adoro:

O golpe, que me deste, anima e cura...
Mas ai! Que em vão suspiro, em vão te imploro:
Não pertence a piedade à formosura.
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Minh'alma se reparte em pensamentos
Todos escuros, todos pavorosos.
Pondero quão terríveis, quão penosos
São, existência minha, os teus momentos.

Dos males que sofri, cruéis, violentos,
A Amor, e aos Fados contra mim teimosos,
Outro inda mais tristes, mais custosos
Deduzo com fatais pressentimentos.

Rasgo o véu do futuro, e lá diviso
Novos danos urdindo Amor e aos Fados,
Para roubar-me a vida após do siso.

Ah! Vem, Marília, vem com teus agrados,
Com teu sereno olhar, teu brando riso
Furtar-me a fantasia a mil cuidados.
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O Céu não te dotou de formosura,
De atrativo exterior, e a Natureza
Teu peito infeccionou co’a vil torpeza
De ingrata condição, falaz e impura;

Influiu-me os extremos da ternura
A Constância, o fervor, e a singeleza,
Esses dons mais gentis que a gentileza,
Dons, que o tempo fugaz não desfigura ;

Apesar da traição , do fingimento
Que te inflama, e desluz, se envela e para
Em ti, alma infiel, meu pensamento;

Nas paixões a razão nos desampara,
Se a razão presidisse ao sentimento,
Tu morrerás por mim, eu não te amara.
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O ledo passarinho, que gorjeia
D'alma exprimindo a cândida ternura,
O rio transparente , que murmura,
E por entre pedrinhas serpenteia.

O Sol, que o céu diáfano passeia,
A Lua, que lhe deve a formosura,
O sorriso da aurora alegre e pura,
A rosa, que entre os zéfiros ondeia;

A serena, amorosa Primavera,
O doce autor das glórias que consigo,
A deusa das paixões, e de Cítera:

Quanto digo, meu bem, quanto não digo,
Tudo em tua presença degenera,
Nada se pode comparar contigo.

Fonte:
BOCAGE, Manuel Maria Barbosa Du. Soneto e outros poemas. SP: FTD, 1994. Disponível na Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro

A. A. de Assis (Maringá Gota a Gota) O Bailão do Penha

Num certo dia, lá pelos meados dos anos 1970, apareceu na redação da “Folha do Norte”, com aquele seu inconfundível sorriso, o querido maestro Fernando Penha. Viera pedir a publicação de um anúncio relacionado com o quentíssimo “Bailão Popular”, que ele promovia todos os sábados. “No Bailão as damas não pagam, somente os cavalheiros”, enfatizava o anúncio”. De certo uma das razões do seu crescente sucesso.

A média de frequência andava por volta das 500 pessoas por baile. Discoteca alguma superava tal marca, esnobava ele. O prestígio do evento era tal que até os políticos faziam questão de circular por lá em todos os finais de semana.

Fernando Penha foi um músico pioneiríssimo em Maringá, clarinetista que nos bons tempos soprava cinco minutos seguidos de agudo sem perder o fôlego. Mineiro de São Sebastião do Paraíso, reencontrou aqui três conterrâneos ilustres: o jornalista Aristeu Brandespim (seu cunhado), o poeta Ary de Lima e o artista plástico Reynaldo Costa.

No começo, ele tocava na Banda do Marchini, a primeira da cidade; depois formou sua própria orquestra, que animava bailes no Aero Clube, no Grêmio dos Comerciários e em cidades vizinhas. Lembro-me de que havia até um cantor italiano, Tito Pezzi, e também o pistonista Pirulito, o Toninho da bateria, o Wilson cantor de boleros, e em ocasiões especiais contava com o mestre Aniceto Matti no piano ou no acordeón.

Um dia o Penha solicitou meus préstimos... isso quando eu era solteiro ainda, recente Maringá. Ele precisava de um “músico extra” e me escalou para a função, logo eu que de música não entendia nada. De qualquer forma, valia a experiência e acabei vestindo o uniforme da orquestra, com gravata borboleta e tudo, para tocar num baile em Mandaguari. Verdade.

Toquei um instrumento bastante original: despertador. Seguinte: constava do repertório um swing do Glenn Miller, “Pensylvania”. A certa altura, silenciavam-se os instrumentos e os músicos diziam em coro: “6-5-0-0-0” (em inglês). Em seguida, deveria soar a campainha de um telefone... e era nesse ponto que eu entrava, tocando o despertador: “trrrrrriiiiiiimmmmmm”... Se falhasse, estragava a música.

Parece fácil, mas a coisa exigiu muitos ensaios. Era preciso ficar com o despertador engatilhado, o dedo segurando a trava, e soltar no momento exato de soar a campainha. E foi assim que pela primeira, última e única vez na vida fui músico de orquestra, ficando devendo por isso ao grande Penha esse precioso item de minha longa biografia.

Na visita dele à redação da “Folha”, Penha lembrou aquela insólita aventura. Ainda bem que ele já havia tirado do seu repertório a “Pensylvania”, porque eu não pretendia voltar jamais a dar meu show de despertador...
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(Crônica publicada no Jornal do Povo – Maringá – 17-2-2022)

Fonte:
texto enviado pelo autor.

Minha Estante de Livros (“Suave é a Noite”, de F. Scott Fitzgerald)


Sua ingenuidade se sentia atraída pela custosa simplicidade dos Diver, sem perceber que nela havia complexidade e falta de inocência, sem ver que eles se preocupavam mais com qualidade do que com quantidade. Assim também a naturalidade de comportamento, a paz e a boa vontade, a ênfase dada às virtudes mais singelas, tudo isso fazia parte de um desesperado acordo com os deuses e fora atingido à custa de lutas incalculáveis.” (FITZGERALD, 2010, pag. 43).


Dick Diver é um brilhante psiquiatra que, ao ser chamado para um caso, apaixona-se pela paciente. Com o casamento, o estilo de vida que os dois adotam passam a ser financiado pelo dinheiro de Nicole e aos poucos Dick abandona a psiquiatria. Apesar do dinheiro, dos belos lugares e das inúmeras festas, o casal não é feliz e sua vida é tediosa.

Ambientado na década de 20 e dividido em três partes, “Suave é a Noite” começa lento, para não dizer entediante. Dick e Nicole vivem uma vida vazia na Riviera Francesa quando em suas vidas surge a jovem atriz Rosemary que se apaixona por Dick e, eventualmente, é correspondida. Esses capítulos, porém, são monótonos e os personagens não cativam (o que talvez mostre como eles se sentem em relação à vida).

Já na segunda parte do livro a mudança é palpável. O autor brinca com a linha temporal e dedica alguns capítulos centrais à época em que Dick e Nicole se conheceram – a época de ouro da carreira dele e o auge da doença dela no hospital psiquiátrico. Nas primeiras linhas já é possível perceber que aquelas pessoas que vínhamos acompanhando eram outras pessoas em outra fase de suas vidas e que o casamento foi um marco da mudança (uma característica que lembra obras do Realismo, por exemplo, “Madame Bovary”). Ali, podemos ver um Dick vibrante, uma pessoa cheia de planos e sonhos - a quem todos gostavam pelo que de fato era e não pelo que tentava ser - e detentora do domínio de sua própria vida.

Voltando ao presente, acompanhamos o desgaste da relação do casal e a decadência de Dick que, aos poucos, se entrega ao alcoolismo. “Suave é a Noite” é considerada a obra mais autobiográfica de Fitzgerald e o alcoolismo de Dick é um reflexo do alcoolismo do autor, enquanto a esquizofrenia de Nicole é um reflexo da de Zelda, sua esposa. Não só esses, mas outros aspectos da trama foram inspirados em acontecimentos da vida do casal.

É interessante a inversão de papeis que ocorre aos poucos. Enquanto Dick vai se reduzindo a um fragmento do homem que era, Nicole, por sua vez, que a principio depende dele para se curar – primeiro como médico, depois como marido - aos poucos se livra dessa dependência e encontra seu próprio rumo.

Com uma recepção morna na época do seu lançamento (já que histórias da Era do Jazz já estavam defasadas nos anos que se seguiram à crise da bolsa de valores) “Suave é a Noite” era considerado por Fitzgerald sua melhor obra e foi o último livro que o autor finalizou (na ocasião de sua morte trabalhava em “O Último Magnata”).

Fonte:
Mariana Fontana Szewkies, in Além da Contra Capa. 11 agosto 2016.

quinta-feira, 3 de março de 2022

Versejando 103

 

Carolina Ramos (Folclore de Santos) O Fantasma do Museu de Pesca

Sim, dizem que há um fantasma no Instituto de Pesca de Santos, lá na Ponta da Praia.

Um fantasma que, vez ou outra, arrasta correntes por entre os peixes taxidermizados* que enriquecem o Museu, lá pelas proximidades do esqueleto da grande baleia que, por sua vez, ocupa quase uma sala inteira dele. Um fantasma bonzinho, afável com as crianças e que protege o acervo do referido Museu.

Quem nos poderia dizer algo mais sobre este assunto seria Mestre Nelsinho Dreux, que partiu deixando saudades "taxidermizadas" em cada canto. Mercê dos seus conhecimentos e dedicação à taxidermia aplicada ao estudo e resguardo da fauna marítima. Mestre Nelsinho fez escola e suas peças ainda enfeitam os salões do Instituto de Pesca, como também o Mini-Museu Marinho, do IHG* de Santos, iniciado, no ano 2000, pela autora destas linhas.

Teriam parado por aqui os informes sobre este assunto se não fossem introduzidos outros três nomes capazes de jogar mais luz sobre ele: – Dr. Acácio Ribeiro Gomes Tomás, oceanógrafo, mestre e doutor em Ciências e Ecologia - Pesquisador Científico do Instituto de Pesca; Antônio Carlos Simões, jornalista, ex-diretor do Museu de Pesca 1979/1997, e Gizelda Palubinskas, ex-funcionária administrativa do referido Instituto.

Com o "palco", agora devidamente iluminado, tendo por foco o "Capitão Padilha," também chamado Fantasma (Protetor) do Instituto de Pesca de Santos, este personagem lendário vem à cena credenciado pelas vozes que deram base ao que aqui vai descrito, embora sujeito a outras versões, como geralmente acontece com qualquer lenda.

- Comecemos pelo testemunho de Dona Gizelda, a beirar os setenta, e que foi, por muitos anos, Secretária do Instituto de Pesca de Santos.

Ante a pergunta: - É verdade que há um fantasma no Instituto de Pesca? - deu-nos ela, por telefone, o testemunho de alguns sustos por ela mesma vivenciados.

Um deles: - " Certa noite, cerca das 19h, encerrado o expediente e sem que, além de mim, houvesse mais alguém no prédio", confessa Dona Gizelda ter ouvido, perfeitamente, na ante-sala onde ela estava, tensa e assustada: - “uma porta abrir-se e fechar-se logo em seguida, num dos aposentos próximos”. - O que, evidentemente, foi logo atribuído à presença do "Capitão fantasma".

- "De outra feita” - continua Dona Gizelda - "após uma "vernissage" (evento, àquele tempo, comum, lá no Instituto), quando o público já deixara o prédio, eu subi as escadas que me levariam ao andar superior para apagar as luzes no intuito de evitar desperdícios". Ao retomar pela mesma escada, um novo susto; – "senti que alguém descia os degraus... juntamente comigo” - e a comprovada simpatia de Dona Gizelda não omite o acontecido: – "Assustada, agarrei-me ao corrimão, dizendo, num alerta ao fantasma: - "Capitão, por favor!... Saiba que eu estou cuidando da sua casa!..." - como quem diz: - Não tenho medo... mas... "fique longe, por favor!!"

O clima fica mais intenso quando a simpática narradora conta que o senhor José, antigo funcionário do Instituto, jamais chegava ao andar de cima porque "na última vez em que lá estivera, ouvira o som de correntes sendo arrastadas pelo chão!"

E o derradeiro relato de Dona Giselda; - "Certo dia, findo o expediente, ao ser fechada a porta de saída do Instituto, ouvimos passos de alguém descendo as escadas, ruído que desaparecia quando a porta era reaberta... e voltava a ser ouvido, quando a mesma era novamente fechada”.

Uma vez ventilada a "presença" do Fantasma do Capitão Padilha no Instituto de Pesca de Santos, o que ganha certo aroma de realidade nas palavras de Dona Gizelda, vamos ligeiramente à história desse personagem que justifica a lenda, ouvindo o que dizem Dr. Acácio Ribeiro Gomes Tomás, Oceanógrafo, mestre doutor em Ciências, e o jornalista Antônio Carlos Simões, ambos profundamente ligados ao Instituto - o primeiro, como Pesquisador Científico, desde 1997 e o segundo, ex-diretor do Museu de Pesca de Santos, de 1987 a 1997.

Os depoimentos se entrelaçam:

- Tudo pode ter começado com a suposta "morte de um diretor da então Escola de Pesca, quando tinha fins de formação profissional, há quase 100 anos - o que não é comprovado".

A má conservação do prédio, acusada pelo ranger das tábuas do assoalho e pelo ruído das desgastadas dobradiças das portas e janelas, teria sido importante coadjuvante para o desenvolvimento da lenda através dos tempos, como, também, os antecedentes do atual Museu - antiga fortaleza que defendia o estuário, exposta ao ataque dos corsários, e que, "em tempos muito anteriores, teria sido um sítio de enterros dos indígenas, justificando a presença do sambaqui, que infelizmente não existe mais," tudo a favorecer para que ganhasse corpo a aura fantasmagórica que envolveu esse Museu santista, colaborando, talvez, para o seu tombamento e futuro restauro - o que eliminou de vez os ruídos suspeitos.

Mas... a tal ponto expandiu-se esta lenda, no passado, que, segundo relato de antigos alunos internos, eles mesmos "sequer ousavam abrir a porta, à noite, para irem ao banheiro, por conta do medo do "Capitão Padilha, o famoso fantasma" - que por lá perambulava, embora reconhecessem não ter ele feito, jamais, qualquer mal a alguém!

E quem seria, afinal, o Capitão Padilha? - Tão somente: – "Uma figura imaginária, que surgiu tendo por base a figura real do Capitão-tenente Garcez Palha, referendado pela Marinha Brasileira", e, também, ligado ao prédio em questão, cuja construção ele supervisionou, quando a Escola de Aprendizes de Marinheiros do Estado de São Paulo, que, ao ser extinta, veio a ser transformada na "Escola de Pesca", geradora do atual Museu - como explicam as vozes que seguem a guiar este relato.

O nome de Garcez Palha, ao virar lenda, acabou por ser carinhosamente trocado pelos funcionários do Instituto de Pesca, que lhe deram o apelido de Capitão Padilha.

Em fase mais recente, 2001, foi inaugurado, no Museu de Pesca, o chamado "Quarto do Capitão Padilha". Projeto que integra a Ala Lúdica Petrobrás, e é de autoria de um grupo de alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Católica de Santos. Este "Quarto do Capitão" dá acesso a relatos fantasiosos de funcionários e demais curiosidades relativas ao "fantasma guardião" - sendo um atrativo a mais para os visitantes.

No tal quarto, as crianças são recebidas com carinho e têm acesso a um cenário preparado especialmente para elas, onde ouvem relatos alusivos, e descobrem "móveis e também objetos pertencentes ao "Capitão", tais como cartas de navegação, diário de bordo, antigos utensílios de uso pessoal, etc." assim como histórias de grandes navegadores e das aventuras marítimas de Marco Polo, Cristóvão Colombo, Fernando de Magalhães, Amyr Klink, etc."

Um gato, ex-morador daquele prédio, lembra os trabalhos de taxidermia de Nelsinho Dreux. É ele o atual guardião do quarto do "Capitão Padilha" - o já famoso Fantasma do Instituto de Pesca de Santos.

Fala-se que o Teatro Coliseu santista, ao lado esquerdo da Catedral, tem também o seu fantasma - ou seja, um homem, que, quando aparece, o que é bastante raro, perambula por entre os bastidores.
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Notas:
IHG = Instituto Histórico e Geográfico
Taxidermia = antigo processo de encher de palha animal morto a fim de conservar-lhe as características, empalhar.
 
Fonte:
Carolina Ramos. Canta… Sabiá! (folclore). Santos/SP: publicado pela Editora Mônica Petroni Mathias, 2021.
Livro enviado pela autora.

Gislaine Canales (Glosas Diversas) XXXIX

A FORÇA DA TROVA...


MOTE:
Trabalho!... e fazendo trova,
já nem sinto meus cansaços,
pois São Francisco me aprova,
pondo mais força em meus braços...

Ercy Maria Marques de Faria
(Bauru/SP)


GLOSA:
Trabalho!... e fazendo trova,
eu me sinto renascer,
em qualquer ideia nova
que, então, consiga escrever!

Numa alegria estonteante
já nem sinto meus cansaços,
e feliz, me sinto diante
do calor de mil abraços!

O amor à trova, renova,
faz da trova uma oração,
pois São Francisco me aprova,
e aumenta a minha emoção!

Ó meu Santo Padroeiro,
tu preenches meus espaços,
com ares de feiticeiro
pondo mais força em meus braços…
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A TERRA É UM ALTAR

MOTE:
A terra toda é um altar,
onde Deus, dia após dia,
distribui, sem vacilar,
a comunhão da energia!

Flávio Roberto Stefani
(Porto Alegre/RS)


GLOSA:
A terra toda é um altar

de belezas naturais:
as montanhas, selva e mar...
altares belos, demais!

É nosso o mundo tão lindo
onde Deus, dia após dia,
com o seu poder infindo
faz brotar, nele, a harmonia!

Manda bênçãos pelo ar
com seu amor e carinho.
distribui, sem vacilar,
flores em nosso caminho!

O mundo recebe, então,
a Divinal sintonia
que faz nascer da emoção
a comunhão da energia!
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CAMBORIÚ, SEREIA…

MOTE:
Camboriú, linda sereia,
sou teu poeta a cantar,
deitando trovas na areia,
banhando rimas no mar...
Gerson Cesar Souza
(São Mateus do Sul/PR)


GLOSA:

Camboriú, linda sereia,
praia mais bela do Sul,
minha alma, por ti, passeia
envolta em teu mar azul!

Vibra de amor o meu peito,
sou teu poeta a cantar,
e poetando é o meu jeito
de, em versos, te sublimar!

Sigo, em cada maré cheia,
colhendo nova ilusão,
deitando trovas na areia,
escritas com o coração!

Teu Sol, enfeita meu dia;
minha noite – o teu luar;
me extasio de alegria,
banhando rimas no mar…
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CUMPLICIDADE

MOTE:
É quando a noite se aquieta
que eu sinto a cumplicidade,
do amor que me faz poeta,
com a dor que me faz saudade!
João Paulo Ouverney
(Pindamonhangaba/SP)


GLOSA:

É quando a noite se aquieta
na languidez das estrelas
que a minha visão de esteta
me deixa feliz, por vê-las!

É sempre em noite silente,
que eu sinto a cumplicidade,
pareço um adolescente,
sonhando em profundidade!

Encontro na estrada reta,
os pedacinhos de sonhos,
do amor que me faz poeta,
que faz meus dias risonhos!

Me identifico também,
com a dor e a ansiedade
e sofro, como ninguém,
com a dor que me faz saudade!
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SOMOS...

MOTE:
O nosso amor sem recatos,
é uma loucura, porém
nós somos dois insensatos
felizes como ninguém!...

José Tavares de Lima
(Juiz de Fora/MG)


GLOSA:

O nosso amor sem recatos,
é verdadeiro, incomum...
Nós vivenciamos os fatos
do nosso amor, um por um!

Muitos dizem que é loucura!
é uma loucura, porém
toda cheia da ternura,
que uma loucura contém!

Aos olhos estupefatos
do mundo, em indagação,
nós somos dois insensatos
movidos pela emoção!

É grande o nosso carinho,
nosso amor vai mais além,
seguimos nosso caminho
felizes como ninguém!…

Fonte:
Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas XXIV. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. Março 2005.

Júlia Lopes de Almeida (O Caso de Rute)

A Valentim Magalhães


Pode abraçar sua noiva! disse com bambaleaduras* na papeira* flácida a palavrosa* baronesa Montenegro ao Eduardo Jordão, apontando a neta, que se destacava na penumbra da sala como um lírio alvíssimo irrompido dentre os florões grosseiros da alcatifa.

Ele não se atreveu, e a moça conservou-se impassível.

– “Não se admire daquela frieza. Olhe: eu sei que Rute o ama, não porque ela o dissesse – esta menina é de um recato e de um melindre de envergonhar a própria sensitiva –, mas porque toda ela se altera quando ouve o seu nome. O corpo treme-lhe, a voz muda de timbre e os olhos brilham-lhe como se tivessem fogo lá por dentro. Outro dia, porque uma prima mais velha, senhora de muito respeito, ousasse por em dúvida o seu bom caráter, a minha Rute fez-se de mil cores e tais coisas lhe disse que nem sei como a outra a aturou! Toda a gente percebe que ela o ama; mas é uma obstinada e lá guarda consigo o seu segredo... Agora, que o senhor vem pedi-la, é que eu lhe declaro que estava morta por que chegasse este momento. Apreciei-o sempre como um coração e um espírito de bom quilate.”

– “Oh! Minha senhora...”

– “Não lhe faço favor. Além disso, Rute está com vinte e três anos; parece-me ser já tempo de se casar. Há de ser uma excelente esposa: é bondosa, regularmente instruída, nada temos poupado com a sua educação; e se não aparece e não brilha muito na sociedade é pelo seu excesso de pudor. Eu às vezes cismo que esta minha neta é pura demais para viver na terra. Todas as pessoas de casa têm medo de lhe ferir os ouvidos e escolhem as palavras quando falam com ela.

Não admira: a mãe teve só esta filha e foi rigorosíssima na escolha das mestras e das amigas; o padrasto tratava-a também com muita severidade, embora fosse carinhoso. Um santo homem! Desde que ele morreu que nos falta a alegria em casa... A mulher, coitada, como sabe, ficou paralítica; e esta pequena mesmo tornou-se melancólica e sombria. Às vezes penso que ela fez voto de castidade, tal é o seu recato; desengano-me lembrando-me de quanto é moderada na religião e de que o seu bom senso se revela em tudo! O que tenho a dizer-lhe, portanto, é isto: afirmo-lhe que Rute o adora e que não há alma mais cândida, nem espírito mais virginal que o seu. Aí a deixo por alguns minutos; se é o respeito por mim que lhe tolhe as palavras, concedo-lhe plena liberdade.”

Eduardo fixou na noiva um olhar apaixonado. Na sua brancura de pétala de camélia não tocada, Rute continuava em pé, no mesmo canto sombrio da sala. Os seus grandes olhos negros chispavam febre e ela amarrotava com as mãos, lentamente, em movimentos apertados, o laço branco do vestido.

A baronesa acrescentou ainda, carregando nas qualidades da neta e fazendo ranger a cadeira de onde se erguia:

– “Rute nunca foi de lastimeiras e, apesar de mimosa e de aparentemente frágil, tem boa saúde. Um bom corpo ao serviço de uma excelente alma. Dirão: “Estas palavras ficam mal na tua boca!...” Pouco importa; são a verdade. Tenho outras netas, filhas de outras filhas; tenho criado muitas meninas, minhas e alheias, mas em nenhuma encontrei nunca tanta doçura, tanta altivez digna e tanta pudicícia. Aí lhe a deixo; confesse-a!”

A velha saiu.

Todos os rumores da rua rolaram confusamente pela sala. A porta que se abriu e fechou trouxe, num raio de luz, os repiques dos sinos, o rodar dos veículos, o sussurro abominável da cidade atarefada; mas também tudo se extinguiu depressa. A porta fechou-se, as janelas voltadas para o jardim mal deixavam entrar a claridade, coada por espessas cortinas corridas, e os noivos ficaram sós, silenciosos, contemplando-se de face.
* *

O finado barão fora um colecionador afinco de móveis e de outros objetos dos tempos coloniais. Súdito de D. João VI, de que a sua adorável memória acusava ainda todos os traços já aos noventa anos, era sempre o seu assunto predileto a narração dos sucessos históricos presenciados por ele. À proporção que se ia afastando dos seus dias de moço, mais aferrado se fazia aos gostos e às modas do seu tempo. Só se servia em baixela assinada com os emblemas da casa bragantina e a propósito de qualquer coisa dizia, fincando o queixo agudo entre o indicador em curva e o polegar: – “Lembro-me de uma vez em que a D. Carlota Joaquina”... Ou então: – “Em que D. João VI, ou D. Pedro I”, etc. E em seguida lá vinha a descrição de um Te Deum, ou de uma procissão, a que a sua imaginação facultosa emprestava as mais brilhantes pompas. A família tinha um sorriso condescendente para aquele apego, já sem curiosidade, à força de ouvir repetir os mesmos fatos. Os amigos evitavam tocar, de leve que fosse, em assuntos políticos, receosos da longura do capítulo que o barão a propósito lhes despejasse em cima; mas só ele, o bom, o fiel, nada percebia, e, com os olhos no passado, toca a citar ditos e atitudes dos imperadores e a curvar-se numa idolatria pelo espírito boníssimo da última imperatriz.

Alguma coisa disso se refletia em casa: tudo ali era sóbrio, monótono e saudoso. Cadeiras pesadas, de moldes coloniais, largas de assento, pregueadas no couro lavrado de coroas e brasões fidalgos, uniam as costas às paredes, de onde um ou outro quadro sacro pendia desguarnecido e tristonho.

Assim o quisera ele, que até mesmo na hora suprema rejeitara um belo crucifixo que lhe oferecia o padre, voltando os olhos suplicemente para um outro crucifixo mais tosco, erguido sobre a cômoda, e que pertencera a D. Pedro I.

Para ele, naquela cruz não estava só o Cristo; estava, de envolta com o respeito pelos monarcas extintos, a lembrança dos seus folguedos de moço. Talvez mesmo, num volteio súbito da memória, se lembrasse das festas religiosas em que namorara, à sombra dos conventos, a sua primeira mulher, e beliscara com freimas amorosas os braços gordos de Janoca, a mulatinha mais faceira de então... Quem sabe? talvez que na hora da morte não se possa só a gente lembrar das coisas sérias.

Qualquer hora vivida pode ser recordada rapidamente, sem tempo de escolha. Como a Janoca não pertencera à história, a família ignorou-a; e pelo ar gélido daquela galeria de espectros palacianos não apareceu nem um requebro quente de mulatinha risonha, que lhes desmanchasse a compostura.

Depois de viúva, a segunda baronesa reformara algumas coisas e confundira os estilos, pondo no mesmo canto um contador Luís XV, um móvel da Renascença e uns tapetes modernos, entre largos reposteiros de seda cor de marfim.

Aquela extravagância não conseguira quebrar a severidade do todo. Tinha uma fisionomia casta e grave aquela sala. As virgens dos quadros, de longo pescoço arqueado e rosto pequenino, gozavam ali o doce sossego de uma meia tinta religiosa. Mas, lá dentro, os dias passavam-se entre o tropel da criançada, os sons do piano de Rute e a confusão dos criados.

E era por isso que todos fugiam lá para dentro e que só Rute, nas suas horas de inexplicável tristeza, se encerrava ali, em companhia da Madona da Cadeira e da Virgem de S. Sisto.

Era nessa mesma sala que ela estava ainda, muda e pálida, em frente do seu amado.

– “Rute...” - balbuciou Eduardo.

Mas a moça interrompeu-o com um gesto e disse-lhe logo, com voz segura e firme:

– “Minha avó mentiu-lhe.”

O noivo recuou, num movimento de surpresa; foi ela quem se aproximou dele, com esforço arrogante e doloroso, deslumbrando-o com o fulgor dos seus olhos belíssimos, bafejando-lhe as faces com o seu hálito ardente.

– “Eu não sou pura! Amo-o muito para o enganar. Eu não sou pura!”

Eduardo, lívido, com latejos nas fontes e palpitações desordenadas no coração, amparou-se a uma antiga poltrona, velha relíquia de D. Pedro I, e olhou espantado para a noiva, como se olhasse para uma louca. Ela, firme na sua resolução, muito chegada a ele, e a meia voz, para que a não ouvissem lá dentro, ia dizendo tudo:

– “Foi há oito anos, aqui, nesta mesma sala... Meu padrasto era um homem bonito, forte; eu uma criança inocente... Dominava-me; a sua vontade era logo a minha. Ninguém sabe! Oh! Não fale! Não fale, pelo amor de Deus! Escute, escute só; é segredo para toda a gente... No fim de quatro meses de uma vida de luxúria infernal, ele morreu, e foi ainda aqui, nesta sala, entre as duas janelas, que eu o vi morto, estendido na eça*. Que libertação, que alegria que foi aquela morte para a minha alma de menina ultrajada! Ele estava no mesmo lugar em que me dera os seus primeiros beijos e os seus infames abraços; Ali! Ali! Oh, o danado! Mais do que nunca lhe quero mal agora! Não fale, Eduardo! Minha avó morreria, sofre do coração; e minha mãe ficou paralítica com o desgosto da viuvez... Desgosto por aquele cão! E ela ainda me manda rezar por
sua alma, a mim, que a quero no inferno! Às vezes tenho ímpetos de lhe dizer: “Limpa essas lágrimas; teu marido desonrou tua filha, foi seu amante durante quatro meses...” Calo-me piedosamente; e acodem todos: que não chorei a morte daquele segundo pai e bom amigo! – É isto a minha vida. Cedi sem amor, pela violência; mas cedi. Dou-lhe a liberdade de restituir a sua palavra à minha família.”

Rute falara baixo, precipitando as palavras, toda curvada para Eduardo, que lhe sentia o aroma dos cabelos e o calor da febre.

Em um último esforço, a moça fez-lhe sinal que saísse e ele obedeceu, curvando-se diante dela, sem lhe tocar na mão.
* *

O outro está morto há oito anos... ninguém sabe, só ela e eu... Está morto, mas vejo-o diante de mim; sinto-o no meu peito, sobre os meus ombros, debaixo de meus pés, nele tropeço, com ele me abraço em uma luta que não venço nunca! Ninguém sabe... mas por ser ignorada será menor a culpa? Dizem todos que Rute é puríssima!

Assim o creem. Deverei contentar-me com essa credulidade? Bastará mais tarde, para a minha ventura, saber que toda a gente me imagina feliz? O meu amigo Daniel é felicíssimo, exatamente por ignorar o que os outros sabem. Se a mulher dele tivesse tido a coragem de Rute, ama-la-ia ele da mesma maneira? Se a minha noiva não me tivesse dito nada, não seria o morto quem se levantasse da sepultura e me viesse relatar barbaramente as suas horas de volúpia, que me fazem tremer de horror! E eu, ignorante, seria venturoso, amaria a minha esposa, à sombra do maior respeito e com a mais doce proteção... E assim?!

Poderei sempre conter o meu ciúme e não aludir jamais ao outro? Ele morreu há oito anos... ela tinha só quinze... ninguém sabe! Só ela e eu! ...e ela ama-me, ama-me, ama-me! Se me não amasse e fosse em todo caso minha noiva dir-me-ia do mesmo modo tudo? Não... parece-me que não... não sei... se me não amasse... nada me diria! Daí, quem sabe? Amo-o muito para o enganar... parece-me que lhe ouvi isto!

Se eu pudesse esquecê-la! Não devo adorá-la assim! É uma mulher desonrada. A pudica açucena de envergonhar sensitivas é uma mulher desonrada... E eu amo-a! Que hei de fazer, agora? Abandoná-la... não seria digno nem generoso... Aquela confissão custou-lhe uma agonia!

Se ela não fosse honesta não afrontaria assim a minha cólera, nem se confessaria àquele que amasse só para não sentir a humilhação de o enganar. E o que é por aí a vida conjugal senão a mentira, a mentira e, mais ainda, a mentira?

O outro está morto... ninguém sabe, só ela e eu! Ela e eu! E que nos importam os outros, tendo toda a mágoa em nós dois só?! Antes todos os outros soubessem... Não! Que será preferível – ser desgraçado guardando uma aparência digna, ou...? Não! em certos casos ainda há alguma felicidade em ser desgraçado... Ela ama-me... eu amo-a... ele morreu há oito anos... já nem lhe falam sequer no nome... Ninguém sabe! ninguém sabe... só ela e eu!

Eduardo Jordão passava agora os dias em uma agitação medonha. Atraía e repelia a imagem de Rute, até que um dia, vencido, escreveu-lhe longamente, amorosamente, disfarçando, sob um manto estrelado de palavras de amor, a irremediável amargura da sua vida. “Que esquecesse o passado... ele amava-a... o tempo apagaria essa ideia, e eles seriam felizes, completamente felizes.”

O casamento de Rute alvoroçava a casa. A baronesa ocupava toda a gente, sempre abundante em palavras e detalhes. Só Rute, ainda mais arredia e séria, se encerrava no seu quarto, sem intervir em coisa alguma. Relia devagar a carta do noivo, em que o perdão que ela não solicitara vinha envolvido em promessas de esquecimento. Esquecimento! Como se fosse coisa que se pudesse prometer!

A moça, de bruços na cama, com o queixo fincado nas mãos, os olhos parados e brilhantes, bem compreendia isso.

Entraria no lar como uma ovelha batida. O perdão que o noivo lhe mandava revoltava-a. Pedira-lhe ela que lhe narrasse a sua vida dele, as suas faltas, os seus amores extintos? Não teria ele compreendido a enormidade do seu sacrifício? Seria cego? Seria surdo?... dono de um coração impenetrável e de uma consciência muda? As suas mãos estariam só tão afeitas a carícias que não procurassem estrangulá-la no terrível instante em que ela lhe dissera – eu não sou pura? Ou então por que não a ouvira de joelhos, compenetrado daquele amor, tão grande que assim se desvendava todo?! Ele prometia esquecer! Mas no futuro, quando se enlaçassem, não evocariam ambos a lembrança do outro? Talvez que, então, Eduardo a repelisse, a deixasse isolada no seu leito de núpcias, e fugindo para a noite livre fosse chorar lá fora o sonho da sua mocidade... Sim, a sua noite de núpcias seria uma noite de inferno! Se ele fosse generoso ela adivinharia através da doçura do seu beijo os ressaibos da lembrança do primeiro amante; e quanto maior fosse a paixão, maior seria a raiva e o ciúme.

Esquecimento!... sim... talvez, lá para a velhice, quando ambos, frios e calmos, fossem apenas amigos.

Rute pensou em matar-se. Viver na obsessão de uma ideia humilhante era demais para a sua altivez. Desejou então uma morte suave, que a levasse ao túmulo com a mesma aparência de cecém* cândida, de envergonhar a própria sensitiva.

Queria um veneno que a fizesse adormecer sonhando; e quanto dera para que nesse sonho fosse um beijo de Eduardo que lhe pousasse nos lábios!
* *

De luto a casa. Ramos e coroas virginais entravam a todo o instante. Quem saberia explicar a morte de Rute? foram achá-la estendida na cama, já toda fria.

Agora estava entre as duas janelas, na grande sala sombria, espalhando sobre o fumo da eça as suas rendas brancas e o seu fino véu de noiva. Parecia sonhar com o desejado esposo, que ali estava a seu lado, pálido e mudo.

Entravam já para o enterro e foi só então que uma voz disse alto, saindo da penumbra daquela sala antiga:

– Vai ficar com o padrasto, no mesmo jazigo...

Eduardo fixou a morta com doloroso espanto. Estava linda! Na pele alvíssima nem uma sombra. Os cabelos negros, mal atados na nuca, desprendiam-se em uma madeixa abundante, de largas ondas.

Quê! seria ainda para o outro aquele corpo angélico, tão castamente emoldurado nas roupas do noivado? Seria ainda para o outro aquela mocidade, aquela criatura divina, que deveria ser sua?!

E a mesma voz repetiu:

– Vai ficar com o padrasto...

Com o padrasto, noites e dias... fechados... unidos... sós! Fora para isso que ela se matara, para ir ter com o outro! Aquele outro de quem via o esqueleto torcendo-se na cova, de braços estendidos para a reconquista da sua amante!

Alucinado, ciumento, Eduardo arrancou então num delírio o véu e as flores de Rute, e inclinando um tocheiro pegou fogo ao pano da eça.

E a todos que acudiram nesse instante pareceu que viam sorrir a morta em um êxtase, como se fosse aquilo que ela desejasse…
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* Vocabulário (Dicionário Houaiss eletrônico – 2009):

Bambaleaduras
= mover mexendo os quadris; balancear; gingar.
Cecém = Significa açucena, uma flor que simboliza a nobreza, a altivez, a distinção e a elegância.
Eça =  Estrado onde se colocavam os caixões para os corpos serem velados.
Palavrosa = faladora; tagarela.
Papeira = tireomegalia, aumento no volume da glândula tireoide.


Fonte:
Júlia Lopes de Almeida. Ânsia eterna. 2. ed. rev. Brasília : Senado Federal, 2020. Publicada originalmente em 1903.