terça-feira, 10 de maio de 2011

Ialmar Pio Schneider (Homenagens em Soneto II)


SONETO A TCHAIKOWSKY
Homenagem pelo nascimento do compositor russo Pyotr Illitch Tchaikowsky em 7.5.1840

No dia em que Tchaikowsky ao mundo veio,
um gênio acompanhou-o para ser
o músico brilhante a merecer
um lugar de destaque neste meio…

De fontes populares fez nascer
composições de amor e devaneio,
qual “Capriccio Italiano” que no seio
de um povo simples ouve aparecer…

“Suite Quebra-nozes”, mais “O Lago
dos Cisnes”, lindas peças de balé;
e a forte “Abertura mil oitocentos

e doze” que foi um combate aziago
de Napoleão, o imperador de fé,
que foi vencido pela neve e os ventos…

SONETO A BRAHMS
Homenagem pelo nascimento do compositor alemão Johannes Brahms em 7.5.1833

Um homem bom, talento extraordinário,
pianista precoce, nas tabernas
com seu pai, nesse popular cenário,
executa composições modernas…

Robert e Clara Schumann, almas ternas,
aos vinte anos encontra e seu fadário,
daí por diante, ligações fraternas,
lhe suscitam o gênio solidário…

Sempre modesto, andou pelos caminhos,
como os que perambulam e sozinhos
se dedicam a ajudar o mundo inteiro…

Nobre Brahms, Clara Schumann o adorou,
quando disse que foi Deus que o enviou,
e por isto, talvez, morreu solteiro…

SONETO A MASAHARU TANIGUCHI
Fundador da Seicho-No-Ie - *1893 - +17.6.1985

Masaharu Taniguchi, Grande Mestre,
que me levou com seus ensinamentos,
a palmilhar este viver terrestre,
à luz de divinais convencimentos…

Eu que vivia como um bom pedestre,
mas sem os especiais conhecimentos,
agora a cultuar meu ramo ancestre,
não tenho tantos aborrecimentos…

Se houvesse o conhecido antes ainda,
é provável que fosse mais feliz,
sem ter passado, às vezes, sem a luz

que deixa a vida muito mais infinda;
porquanto creditei tudo o que fiz
à sorte de levar a minha cruz…

SONETO EM HOMENAGEM PÓSTUMA A CATULLO DA PAIXÃO CEARENSE
Data de falecimento do poeta: 10.5.1946

Faz-me lembrar o tempo de menino,
no lar paterno, lá na velha aldeia,
com minha mãe, irmãos e irmãs, na ceia,
de noitezinha, ao bimbalhar do sino...

Depois, eu contemplava a lua cheia
e perguntava aos céus: qual meu destino,
neste mundo que roda e cambaleia,
com momentos de luz e desatino?!...

E ouvia a minha voz na voz do vento,
dizendo que eu tivesse paciência,
estudasse, aprendesse e na paixão

de adquirir maior conhecimento,
ingressasse no reino da sapiência...
Que lindo era o Luar do meu Sertão !...

VERSOS PARA A MÃE
à minha mãe Amábile – In Memoriam

O meu verso maior vai para a mãe
que pelo amor ao filho tudo deixa;
as glórias vãs do mundo, sem pretextos,
envolta em sacrifícios não se queixa…

E quando ela o aninha em seus braços
fazendo-o dormir, embala-o e canta,
não aparenta ser aqui da terra;
é uma imagem dos céus, é uma santa.

Por isto, mãe querida, não te esqueço,
contigo quero estar a qualquer hora,
foste tudo pra mim, foste o começo…
Trazes no coração Nossa Senhora…

Fonte:
Textos enviados pelo autor
Imagem = http://medievalegends.blogspot.com

Nenhum comentário: