sábado, 10 de janeiro de 2009

O Nosso Português de Cada Dia (Pisar e Assistir)



Pois bem, hoje escreveremos sobre regência verbal. Regência verbal é a relação que existe entre o verbo e seu complemento. Trata-se de saber se o complemento é regido por preposição ou não.
No caso do verbo pisar, a regra é a seguinte. Esse verbo não pede preposição. Dessa maneira, o complemento é sempre direto. Portanto, fale e escreva: Pisei a grama. É errado dizer: Pisei na grama. Mesmo que algumas gramáticas já admitam tal construção, o correto, de acordo com a tradição da norma culta, é escrever sem preposição.

Já o verbo assistir, possui três formas de construção, e cada uma possui um sentido diferente. O verbo assistir, no sentido de ajudar, não é regido de preposição. Assim, o correto é dizer: o médico assistiu o doente e não: O médico assistiu ao doente.

Por outro lado, quando o verbo assistir tiver o sentido de ver, então ele é regido pela preposição a. Por isso, o correto é dizer: Eu assisti ao jogo do Brasil. Estaria errado se eu dissesse: Eu assisti o jogo do Brasil.

Finalmente, existe ainda um sentido e uma regência do verbo assistir, que é um uso antigo. Nós quase não o vemos hoje em dia. Trata-se da regência intransitiva em que o verbo assistir significa morar. É nesse sentido que estão frases do tipo: Eu assisto em Bragança, isto é, eu moro em Bragança. Seguindo esse mesmo sentido, posso fazer frases do seguinte tipo: Eu assisto na Avenida Leandro Ribeiro. Ou: Eu assisto no Estado de São Paulo.

Fonte:
Prof. Dr. Ozíris Borges Filho.
http://www.movimentodasartes.com.br/

Nenhum comentário: