segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O Nosso Português de Cada Dia (Para Mim Fazer – Entre Eu e Você)



Para Mim Fazer

De jeito nenhum. Nessa forma, você não faz nada. Analisemos essa construção. Nós temos a preposição PARA, temos o pronome MIM e o verbo FAZER que está na forma nominal, como diz a gramática.

Entendendo o sentido da expressão, nós vemos que o pronome MIM é quem vai praticar a ação expressa pelo verbo que vem em seguida. E é aí que está o erro. O pronome MIM, segundo a gramática, não pode ser o agente de verbo nenhum. Em outras palavras, os pronomes MIM e TI nunca podem ser sujeitos da ação expressa pelo verbo. Assim, nesse tipo de construção, use sempre os pronomes EU e TU, nunca MIM e TI.

Dessa forma, diga sempre:
Para eu fazer / para tu fazeres
Para eu contar / para tu contares
Para eu estudar / para tu estudares
E assim por diante.
===========================
Entre Eu e Você

Esse é um erro muito comum. O correto é dizer ENTRE mim e você.

E por quê?

A resposta é simples. A palavra ENTRE é uma preposição. E diz uma regra gramatical que não se usa o pronome pessoal do caso reto EU após preposição. Segundo a regra, após preposição nós devemos usar sempre o pronome pessoal do caso oblíquo, que são:

me, mim, comigo,
te, ti, contigo,
o, a, lhe, se, si, consigo
nos, conosco,
vos, convosco
os, as, lhes, se si, consigo

Por isso, diga sempre: ENTRE MIM e você.

Fonte:
Prof. Dr. Ozíris Borges Filho. http://www.movimentodasartes.com.br/

Nenhum comentário: