domingo, 5 de novembro de 2023

Daniel Maurício (Origamis de Palavras) – 2

A lanterna enferrujada
Se reinventa.
Criou asas...
Vida brotando
Brilho nos olhos
Luz que se espalha
Quando o pássaro canta.
= = = = = = = = = 

A lua e o amor
Jamais hão de ser
"Assunto amanhecido"
Pois à beira do caminho
Sempre há de ter
Um coração disponível.
= = = = = = = = = 

Aninhada
entre as molduras de sol,
aos poucos
a cidade inquieta
vai diminuindo o ritmo.
Nos tons sonolentos
e saudosos da quase noite,
meu peito pulsa ao teu,
desfazendo o cansaço
numa deliciosa taça de vinho.
= = = = = = = = = 

Ante a ausência do sol
Eu girassol,
Me aqueço com teus carinhos.
= = = = = = = = = 

Ao juntar das mãos
O pavio da fé se acende
E o que era cinza
Torna-se verde
Brota a esperança
Ao tocar dos joelhos
No chão.
= = = = = = = = =

À tarde
Desacelera o meu peito
Que de tão satisfeito
Receptivo se abre
Em contemplação.
As nuvens ganham asas
Com brilhos emprestados
Encerram o cortejo do sol.
No ar
Espalha-se o hálito do Criador...
A alma respira tão calma.
Sorvo o momento que me basta,
Enquanto o vento suave
Balança a cortina da noite
Despertando o ballet
Dos pássaros no céu.
= = = = = = = = = 

Ausência...
Baila um perfume
Ao vento.
Quando a saudade bate,
Eu apanho.
= = = = = = = = =

Cansadas de voos incertos
Desmancham-se as nuvens
Como penugens
Ao bater de asas de passarinho.
Caem sem paraquedas
Mas bem de mansinho
Feito flocos de neve
Que de tão leves
Me fazem um carinho
Pousando em meu colarinho.
Saudade distante
Procurando um ninho
No meu olhar
Volta a ter cor.
= = = = = = = = = 

Com primor
A primavera pinta a sua alma
Na fachada.
E no perfume das cores
Embriago meu olhar.
= = = = = = = = = 

Nos teus beijos
Busco luares escondidos
No céu da tua boca
Ares de hortelã.
= = = = = = = = = 

Plantei sonhos
em teu peito
e em paz espero
pelo florescer.
= = = = = = = = = 

Quebrando o silêncio
da tempestade
que só doía em mim,
a lua soprou as nuvens
num sorriso
que parecia não ter fim.
= = = = = = = = = 

 Sem pressa de partir,
A tarde confunde
Seus caminhos com os da noite.
Luz e sombra
A capa do tempo
Fica borrada de vinho.
Da alma do artista
Escorre a aquarela
Tingindo o céu de mansinho.
Ante a sinfonia de cores,
A Torre acostumada
A ser farol noturno
Se cala contemplativa
Em profundo mergulho.
= = = = = = = = = 
Fonte: Daniel Maurício. Origamis de Palavras. São Carlos/SP: Pedro e João Editores, 2021. Enviado pelo poeta.

Nenhum comentário: