segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Silmar Bohrer (Croniquinha) 146

"Eu conheço meus canários". Verdadeiramente. 

Os canarinhos do bosco são a companhia diária junto ao meu planetinha verde. Mal rompe a manhã (Oh Drumond !) deixam os ninhos, ou a galharia, e descem até a casa da quirerinha, onde ficam bicando a ração matinal. 

Depois?! Depois seguem o ritual do dia a dia, ciscando entre as folhas no chão em busca de bichinhos, alguma minhoca, um corozinho subjacente no solo. E a água, onde vão bebericar, refestelando no bebedouro, sacudindo asas e penas, pura algazarra no banho para afastar o calor.

A mãe-natura é fascinante em belezas e delícias, e os canarinhos são parte da fauna do bosco, onde outros tantos habitam - joões-de-barro, sabiás, tico-ticos - , e com suas cantorias e alaridos envolvem e enternecem o pequeno mundo da florestinha.

Nestes momentos de encantamento a gente acaba se convencendo de que Lao Tsé bem fundamentou o culto ao Tao, que nada mais é do que nossa interação com a natureza e todos os seres vivos.
      
O Tao é literalmente o "caminho" que leva ao entendimento de que somos todos nativos, que              precisamos viver em harmonia neste chão fascinante chamado planeta Terra.
= = = = = = = = =  = = = = = = = = =  = = = = 
Silmar Bohrer nasceu em Canela/RS em 1950, com sete anos foi para em Porto União-SC, com vinte anos, fixou-se em Caçador/SC. Aposentado da Caixa Econômica Federal há quinze anos, segue a missão do seu escrever, incentivando a leitura e a escrita em escolas, como também palestras em locais com envolvimento cultural. Criou o MAC - Movimento de Ação Cultural no oeste catarinense, movimentando autores de várias cidades como palestrantes e outras atividades culturais. Fundou a ACLA-Academia Caçadorense de Letras e Artes. Membro da Confraria dos Escritores de Joinville e Confraria Brasileira de Letras. Editou os livros: Vitrais Interiores  (1999); Gamela de Versos (2004); Lampejos (2004); Mais Lampejos (2011); Sonetos (2006) e Trovas (2007).
Fonte:
Texto enviado pelo autor.
Imagem criada por Jfeldman com Microsoft Bing 

Nenhum comentário: