quinta-feira, 14 de maio de 2009

José Santos Chocano (14 Maio 1875 – 13 Julho 1934)



José Santos Chocano Gastañodi (Lima, Peru, 14 de maio de 1875 - Santiago do Chile, 13 de julho de 1934) foi um poeta peruano, conhecido também pelo pseudônimo de "El Cantor de América" (O Cantor da América). Em sua poesia descreve e representa seu país, onde é mais conhecido - bem como também no meio literário - apenas por Chocano.

«Walt Whitman tiene el norte, pero yo tengo el sur» (Chocano)

Ingressou na faculdade de letras da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, com a idade de catorze anos. Teve uma vida agitada, acusado de subversão, foi preso aos vinte anos, o que o levou a percorrer a América, como diplomata e aventureiro. Assim foi que desempenhou, desde tenra idade, algumas missões diplomáticas por seu país e que levaram-no incialmente à Colômbia e logo à Espanha. Foi secretário de Pancho Vila e colaborador do ditador gautemalteco Manuel Estrada Cabrera, o que quase o levou ao fuzilamento em 1920, quando este foi derrubado. Em 1922, em Lima, foi feito poeta laureado, a 31 de outubro de 1925

Na Espanha conheceu Rubén Darío, que fez o prólogo de seu belo livro Alma América

Em um duelo matou o jovem escritor e rival Edwin Elmore. Preso, foi solto em dois anos por um indulto, indo viver em Santiago onde, em 1934, foi assassinado numa rua por Martín Bruce Padilla, um esquizofrênico que acreditava possuir Chocano um mapa de tesouro.

Estilo literário

É considerado pela crítica como modernista, movimento do qual foi um dos representantes peruanos mais distintos na língua espanhola, junto a nomes como Rubén Darío (Nicarágua), Manuel González Prada (Peru), José Martí (Cuba), Manuel Gutiérrez Nájera (México), José Asunción Silva (Colômbia) e outros proeminentes dentro desse estilo literário. Entretanto, alguns autores, como o estadunidense Willis Knapp Jones, o colocam como romântico, chegando a denominá-lo como "novomundista".

Dentre suas obras poéticas ressaltam:
Iras Santas ;
En La Aldea ;
Azahares (Versos Lirícos);
Selva Virgen ;
La Epopeya Del Morro [Poema Americano].
El Derrumbe.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/
http://www.antoniomiranda.com.br/

Nenhum comentário: